![Foto: Georgez [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)], from Wikimedia Commons Montevidéu é um destino próximo que faz muito sucesso entre brasileiros](https://blog.buscaonibus.com.br/wp-content/uploads/2018/04/rambla-praia-de-buceo-montevideo.jpg)
Um destino internacional bastante procurado pelos brasileiros aqui no buscaOnibus é o Uruguai, em especial a capital Montevidéu.
Segundo dados do Ministério do Turismo do país vizinho, no período de janeiro a outubro de 2017 o número de brasileiros que visita o Uruguai cresceu 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. Assim, os brasileiros já se consolidaram como segundo maior grupo estrangeiro em viagens ao Uruguai, atrás apenas da Argentina, que envia anualmente 1,9 milhão de turistas.
Muito além das Ramblas
Para além das Ramblas, que são calçadões com áreas de descanso e vista para o Rio da Prata, Montevidéu oferece aos viajantes um leque de opções turísticas. Confira abaixo as que selecionamos para você.
![Crédito: [CC BY-SA 2.5 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5)], via Wikimedia Commons Rambla Pocitos e sua bela paisagem em Montevidéu](https://blog.buscaonibus.com.br/wp-content/uploads/2018/04/rambla-pocitos.jpg)
1 – Cidade Velha
A Cidade Velha, ou Ciudad Vieja, é o bairro mais antigo de Montevidéu e foi construída a partir de 1724, quando começaram as obras de fortificação da cidade. Hoje, o que resta das antigas construções é a porta de entrada da cidade velha, a Puerta de la Ciudadela, que separa a bela Praça da Independência e a rua de pedestres Sarandí, construída em 1780. Suas ruas estão repletas de prédios antigos, praças e monumentos históricos.
Atualmente, a Ciudad Vieja abriga restaurantes, feiras de artesanato, livrarias e antiquários. À noite, é um lugar ideal para badalar, com bares, pubs e teatros. Você não pode deixar de conferir!
![Imagem: Felipe Restrepo Acosta [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)] / Wikimedia Commons Cidade Velha pode ser conhecida em agradáveis caminhadas](https://blog.buscaonibus.com.br/wp-content/uploads/2018/04/cidade-velha-montevideo.jpg)
2 – Teatro Solis
No Uruguai, diversos museus e galerias de arte possuem acesso gratuito. Há exposições, shows e peças com entrada livre, e a produção cultural é bastante ativa.
Inaugurado em 1856, o Teatro Solis foi erguido com o objetivo de trazer a cultura européia à jovem república que ali nascia. Anos mais tarde, em 1937, o Teatro foi comprado pela prefeitura da cidade e passou por transformações profundas. Hoje, é a sede da companhia Comédia Nacional e um dos principais polos de consumo e produção cultural da cidade. Vale a visita, se possível guiada!
![Imagem: Marinbru [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], from Wikimedia Commons Teatro Solis vale a visita em Montevidéu](https://blog.buscaonibus.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Teatro-solis-blog.jpg)
3 – Mercado Del Puerto
Um dos locais mais recomendados para comer uma verdadeira parrilla uruguaia, o equivalente ao nosso churrasco, porém com cortes de carne distintos do modo brasileiro. O Mercado del Puerto, inaugurado em 1868, era um local de venda de frutas, verduras e carnes. Com o tempo, foi tomado por alguns dos melhores restaurantes da cidade e deixou de ser um mercado tradicional na Ciudad Vieja. Ao chegar ao mercado, o que mais chama a atenção são as verdadeiras vitrines de carnes. Os restaurantes preparam a parrillada bem na frente do balcão. Imperdível!

4 – Café Brasileiro, um clássico
Fundado 1877, é o café mais antigo da cidade. Conhecido como o reduto de intelectuais do país e ficou conhecido por ser o preferido do escritor uruguaio Eduardo Galeano. O café brasileiro batizou um dos clássicos do cardápio: uma bebida com café, creme, doce de leite e licor. O Café fica próximo da Plaza Constitución e Plaza Independencia.
![Imagem: Ypsilon from Finland [CC0] / Wikimedia Commons Café brasileiro merece uma visita](https://blog.buscaonibus.com.br/wp-content/uploads/2018/04/cafe-brasiliero-blog.jpg)
5 – Estádio Centenário
Os uruguaios são tão fanáticos por futebol quanto os brasileiros. Tanta veneração não é à toa: o país foi sede da primeira Copa do Mundo (1930) disputada e a seleção uruguaia venceu duas edições do torneio (1930 e 1950). Só isso já seria razão suficiente para visitar o Estádio Centenário. Porém tem mais: o local tem museu que conta a história da construção e também é possível conhecer o local e arquibancadas, que parecem não ter mudado tanto ao longo das últimas décadas.
O Museu do Futebol e o Estádio Centenário estão localizados no Parque Batlle, rodeado pela Av. Dr. Ricaldoni, a 5 km da Plaza Independencia.
![Imagem: Ramiro Quesada [Public domain], via Wikimedia Commons Estádio Centenário recebeu a primeira Copa do Mundo, em 1930](https://blog.buscaonibus.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Estadio-centenario.jpg)
6 – Feira de Tristán Narvaja
A feira de Tristán Narvaja existe há mais de 100 anos. É um programa típico da cidade e ocorre todos os domingos, com início nas primeiras horas da manhã e término por volta de 15h. As barracas da feira estendem-se por vários quarteirões, a partir da esquina da Avenida 18 de Julho com a Rua Tristan Narvaja. Na feira, é possível encontrar de tudo um pouco. Desde objetos de decoração, souvenirs, roupas, mate, livro, comida, curiosidades. Aviso: não é um programa que agrada a todos, prepare-se para andar e se deparar com bastante gente. Contudo, se você gosta de sentir um pouco da atmosfera da cidade, então a Feira de Tristán Narvaja é para você.
![Imagem: Rodrigo Olivera from Montevideo, Uruguay (Libros en Feria Tristán Narvaja) [CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons Feira Tristan Narvaja ocorre sempre aos domingos](https://blog.buscaonibus.com.br/wp-content/uploads/2018/04/feira-tristan-narvaja.jpg)
7 – Mercado Agrícola de Montevidéu
O Mercado Agrícola tem 100 anos de história. Ao todo, são 107 locais com vendas de frutas e verduras, praça de alimentação, serviços e ofertas culturais.
![Imagem: Rossini [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)] / Wikimedia Commons Mercado Agrícola](https://blog.buscaonibus.com.br/wp-content/uploads/2018/04/mercado-agricola-blog.jpg)
8 – Museu dos Andes
Fica localizado na Ciudad Vieja (Cidade Velha), na Rua Rincón, 619. Este museu é famoso por contar a história do acidente aéreo nos Andes, em outubro de 1972, onde estavam membros de um time de rugby uruguaio do Old Christian’s Club. O avião Fairchild 227 deveria sobrevoar Curicó e seguir rumo a Santiago, mas colidiu com a Cordilheira dos Andes quando sobrevoavam um vulcão entre o Chile e a Argentina. Dos 45 tripulantes, cerca de 25 morreram imediatamente e outros não resistiram às condições do local (temperaturas, ferimentos, avalanche, etc). Ao final de 72 dias, 16 sobreviventes foram resgatados após suportar severas condições na montanha gelada.
![Foto: Mevrob [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], from Wikimedia Commons Museu dos Andres](https://blog.buscaonibus.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Museo_Andes_blog.jpg)
9 – Mirante da Prefeitura
Com acesso gratuito, o Mirante do Edifício da Intendência é fácil de ser localizado, fica no coração da famosa Avenida 18 de Julio, mais especificamente no número 1360.
A entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingressos no centro de informações turísticas do local. No mirante, placas ajudam o visitante a identificar os prédios da cidade.
![Foto: Edmundo Rodríguez Prati [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons Prédio da Prefeitura de Montevidéu é um ótimo mirante da cidade](https://blog.buscaonibus.com.br/wp-content/uploads/2018/04/prefeitura-montevideu.jpg)
Veja mais dicas interessantes:
Dez destinos baratos para viajar pelo Brasil
Espaço Mulher: o lugar só delas no ônibus
Check-in online da passagem de ônibusConheça aqui os tipos de ônibus.
Dicas para comprar passagem online de ônibus.
Os direitos de quem possui deficiência
Como viajar com o seu animal de estimação
Tire suas dúvidas para viajar de ônibus com crianças