Aniversário de Brasília: a capital brasileira completa 62 anos em 2022

Brasília merece ser descoberta. Veja quais os principais atrativos da cidade. – Marinelson Almeida, CCA 2.0, Wikimedia Commons.

Festa no Cerrado! No dia 21 de abril é aniversário de Brasília. Projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a cidade que encanta visitantes do Brasil e do mundo graças aos traçados arquitetônicos exclusivos de suas construções, também merece elogios pela organização de suas vias e pelos multifacetados destinos turísticos.

Além de ser um paraíso para estudantes de arquitetura e amantes da modalidade artística exposta em prédios, igrejas, pontes e monumentos, Brasília oferece diversão para viajantes com diferentes preferências e contempla exuberantes paisagens naturais. Sendo assim, vale a pena incluir a capital do Brasil na sua lista de viagens, ok?

Quer saber o que fazer em Brasília e ainda conhecer um pouco da história e curiosidades desse recanto que respira cultura e surpreende por vários aspectos?

Nesse post do aniversário de Brasília apresentamos recomendações turísticas e informações relevantes sobre a cidade em formato de avião que abriga o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Lago Paranoá. Brasília é um marco histórico brasileiro que merece ser descoberto e redescoberto, pois existem sempre novas formas de enxergar as potencialidades locais. Portanto, siga a leitura e em seguida prepare as malas para um passeio apaixonante.

Ah! Encontre passagem de ônibus para Brasília por preços convidativos e em variados horários no site oficial da BuscaÔnibus.

História que envolve a construção de Brasília

O dia 21 de abril de 1960 representou um divisor de águas na história do Brasil, afinal, a construção de Brasília impulsionou de modo inédito o desenvolvimento urbano do interior do país. Até o fim da década de 1950, as instituições políticas – prédios públicos e as imponentes edificações que alocavam ministérios – ficavam no Rio de Janeiro, antiga capital federal. Evidentemente, além da estrutura governamental, a graciosa cidade litorânea do sudeste já apresentava portentosa vida urbana e era referência artística, cultural e turística do país.

Milhares de trabalhadores se deslocaram do Brasil inteiro para trabalhar na construção de Brasília. – Autor Desconhecido, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

Com tanta relevância do Rio, quais seriam os motivos para a mudança da sede do poder executivo? Pois bem, razões geopolíticas impulsionaram o presidente Juscelino Kubitschek a transferir a capital do Brasil para esse pedaço remoto do Centro-Oeste. Primeiro, imaginava-se que as pressões populares sobre o governo seriam menor e, em razão da distância, pontuavam que a capital estaria mais protegida em caso de guerra. Mas, de fato, o motivo mais claro estava na intenção de urbanizar e desenvolver outros espaços geográficos do território nacional.

Muita gente não sabe, mas antes mesmo de JK, outras figuras históricas já desejam mudar a capital para o interior. Nomes como Marques de Pombal e José Bonifácio sugeriram esse o feito nos séculos XVIII e XIX. Mas eram apenas anseios.

O esplendor arquitetônico de Brasília combina com a paisagem e com o entardecer. – Magnus Apolonário de Andrade, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Após a demarcação do terreno no interior do estado de Goiás e a assinatura da Mensagem de Anápolis (projeto de lei da construção da cidade), em 1956, o martelo foi batido: Brasília seria construída. Em 1957 o projeto urbanístico do arquiteto carioca Lúcio Costa foi escolhido em concurso público e Oscar Niemeyer elaboraria o projeto dos prédios.

Em pouco mais de três anos, uma cidade com avenidas largas e edifícios suntuosos surgia em desértico cenário no centro do Brasil. Palco de importantes momentos da história política republicana, Brasília ainda conserva nuances visuais futurísticas e é um destino surpreendente.  

10 curiosidades sobre Brasília para você conhecer antes do passeio

Sem dúvidas, vale a pena comemorar o aniversário de Brasília em meio aos pontos turísticos. Contudo, antes de conhecer os principais atrativos, confira informações curiosas sobre essa cidade peculiar:

  1. No ano de 1987 a UNESCO declarou Brasília como Patrimônio da Humanidade.
  2. Estima-se que mais de 60 mil operários chegaram de diferentes trechos do Brasil para a construção de Brasília Eles eram conhecidos como “candangos”.
  3. Brasília foi construída em aproximadamente 41 meses.
  4. Por ser uma localidade nova, calcula-se que cerca de 60% da população que mora em Brasília seja de outro estado.
  5. Você imaginava que o reverenciado formato de avião de Brasília não constava no projeto inicial? Isso mesmo. Inicialmente a ideia de Lúcio Costa era construir a cidade em forma de borboleta.
  6. Brasília não possui esquinas, mas setores e quadras. As ruas e avenidas têm formato de tesoura.
  7. O Central Park em Nova York é enorme? Sim, mas o Parque da Cidade em Brasília é maior que o cinematográfico point da big apple. Com mais de 420 hectares, é o mais extenso parque urbano da América Latina.
  8. A bandeira do Brasil hasteada na Praça dos Três Poderes é considerada a maior do mundo.
  9. No perímetro urbano de Brasília existem belíssimas cachoeiras. As mais conhecidas são: Chapada Imperial, Tororó e Paraíso na Terra.
  10. Com ricos exemplares da fauna, a capital brasileira tem quase 12 mil espécies de plantas catalogadas. Ao passear pelos parques da cidade, não é difícil esbarrar em belíssimos ipês e também em exemplares de Pau-Brasil, paineiras e pindaíba.

6 pontos turísticos de Brasília que precisam constar na programação

Listamos seis atrações turísticas do Distrito Federal que não podem faltar no seu roteiro de viagem. Se você planeja viajar no aniversário de Brasília ou mesmo em outro período, vai amar aprender a história do país pela melhor das perspectivas, apreciar a arquitetura e avistar as maravilhas naturais do Cerrado.  

1. Congresso Nacional

O histórico político recente do Brasil passa pelas paredes e curvas de Niemeyer. – Eurico Zimbres, CCA Share Alike 2.5, Wikimedia Commons.

Apontado como a construção preferida de Niemeyer, o Congresso Nacional abriga as edificações da Câmara dos Deputados e do Senado. Além de ver de perto e fotografar as cúpulas côncavas e convexas das construções, cada visitante que agendar a visita guiada ao atrativo tem a oportunidade de passear pelos plenários da Câmara e do Senado, conhecer os Salões Nobre, Negro e Verde e ainda conferir um museu com móveis do Senado, os quais eram usados antes de Brasília ser construída.

2. Praça dos Três Poderes

Aprecie a Praça dos Três Poderes nos seus primeiros dias em Brasília. – Jefferson Rudy/Agência Senado, CCA 2.0, Wikimedia Commons.

A Praça dos Três Poderes reúne o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto. Aí está o trecho de Brasília em que se concentram os mais emblemáticos monumentos que todo momento constam em revistas, jornais e no noticiário político da televisão. Ampla e quase sem árvores, a praça ainda conta com esculturas como Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, a Justiça (estátua de uma mulher com olhos vendados), de Alfredo Ceschiatti, o mastro com a maior bandeira hasteada do planeta e o Pombal, escultura em concreto feita por Oscar Niemeyer.

3. Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral de Brasília é um espaço de fé e contemplação artística. – José Erigleidson da Silva, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Inaugurada no dia 31 de maio de 1970, a Catedral Metropolitana de Brasília é famosa internacionalmente pelos vitrais e é um dos maiores ícones da arquitetura moderna brasileira. Com 16 colunas de concreto de 42 metros de altura e uma área em círculo com 70 metros de diâmetro, o templo também causa impacto nos visitantes com os sinos de 20 metros doados pelo governo da Espanha. No interior, o local tem composições de azulejo do escultor Athos Bulcão, uma réplica da obra Pietá, de Michelangelo e a belíssima pintura Via Crucis, de Di Cavalcanti.

4. Memorial JK

No aniversário de Brasília visite o Memorial JK. – Casteliane, Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Considerado um dos melhores museus de Brasília, o Memorial JK dispõe, em seu acervo, da biblioteca pessoal de Juscelino Kubitscheck, a réplica do escritório do ex presidente e em uma sala com iluminação especial, o túmulo revestido por um granito de cor preta. O prédio foi construído a pedido de Sara Kubitscheck e também guarda roupas e objetos pessoais do político mineiro.

5. Parque da Cidade

Um excelente lugar para curtir o dia inteiro com a família. – LealTudo, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

O maior parque urbano do Brasil e da América Latina é um ótimo lugar para aquele momento em que o visitante deseja apreciar área verde e relaxar sentindo o ar puro. Equipado com quadras poliesportivas, lagos, parquinhos para a criançada e churrasqueiras, o espaço também conta com restaurantes e um pavilhão de exposições. O projeto paisagístico do parque foi feito pelo renomado paisagista brasileiro Roberto Burle Marx.

6. Lago Paranoá

Que tal se divertir na “praia de Brasília”? – André Borges/Agência Brasília, Wikimedia Commons.

O Lago Paranoá está entre os atrativos turísticos que mais recebem visitantes da capital brasileira. Planejado para melhorar a qualidade do ar no ambiente seco do Cerrado, o lago artificial chamado de “mar de Brasília” tem calçadão e ciclovia nas imediações, mirantes e pode ser apreciado em passeios de barco, além de contar com pontos de aluguel de stand up paddle e jet ski. Dica: não deixe de ir à região da Orla JK, que dispõe de vários restaurantes com vista para o lago e para a ponte JK.  

Vida Noturna de Brasília

Brasília também é um ótimo destino para a turma que gosta de balada. Outrora pacata, a cidade tem excelentes restaurantes, bares descolados, pé sujos, pubs e casas noturnas que tocam rock, jazz, pop rock, sertanejo, pagode, música eletrônica e outros estilos que embalam os notívagos nas principais cidades brasileiras.

Apesar de não ser cercada de bares e nem ter a efervescência de metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, a capital da República Federativa do Brasil não deixa a desejar em termos de agito. Ou seja, após o pôr do sol, dá para incluir boas programações no roteiro.

Conclusão, Brasília é um espetáculo!

Eclética, esteticamente inovadora, organizada, histórica, emoldurada por radiantes mostras da fauna e da flora. Brasília é um destino turístico único e merece todos os elogios!

Pelas múltiplas qualidades, nesse aniversário de Brasília, vale reverenciar essa cidade desenhada por mestres da arquitetura que reúne influências culturais de todas as partes do Brasil.

Visite Brasília e encontre passagens mais baratas na página oficial BuscaÔnibus. Já sabe, né? Estamos com você na busca pelos melhores passeios!