Parabéns, Cidade Maravilhosa! Lugares especiais para curtir o aniversário do Rio de Janeiro

Já comentamos aqui no blog sobre o Rio de Janeiro quando citamos como um dos destinos selecionados pelo Ministério do Turismo como destaque lá em 2016, quando a cidade foi sede dos Jogos Olímpicos, mas não poderíamos deixar passar em branco o aniversário da cidade maravilhosa novamente em 2023!

Rio de Janeiro mar e montanhas

Comemorando 458 anos, no dia 01 de Março, o Rio merece nossa dedicação em encontrar lugares especiais para você conhecer na capital fluminense. Afinal, estar no Rio de Janeiro é ter, todos os dias, paraísos ao alcance das mãos.

Ah, e como você sabe, estamos aqui para te ajudar a programar uma experiência de viagem nota 1000. Portanto, para realizar viagem de ônibus barata para o Rio de Janeiro busque pelas passagens no site oficial do BuscaÔnibus. Em qualquer época do ano é fácil descolar passeios pelas melhores viações do Brasil e até encontrar passagens de ônibus na promoção. Aproveite! 

E aí já sabe, né? Com certeza quando você viajar para o Rio vai visitar a praia de Copacabana, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Lapa, o Museu do Amanhã, e ainda incluir na sua lista alguns lugares não tão explorados, ou conhecidos, mas igualmente encantadores.

Aliás, separamos uma lista sugestões e surpresas. Esperamos que você curta e adicione ao seu roteiro! E claro, depois conte nas nossas redes sociais como foi a sua experiência.

1) Caminho (pista) Cláudio Coutinho – Praia Vermelha

Gosta de caminhadas, natureza e belas paisagens? Que tal conhecer a Pista Cládio Coutinho? São 1,25 km, pertinho da Praia Vermelha, ao longo das encostas dos morros da Urca e Pão de Açúcar.

O caminho é exclusivo para pedestres e enquanto de um lado você encontra as encostas rochosas e matas, no outro você vislumbra a vegetação costeira, rochedos e o mar, e à frente (dependendo da parte do caminho) os morros  da Babilônia, Urca e Pão de Açúcar.. Em muitos pontos há bancos para descansar e curtir a paisagem.

pista Cláudio Coutinho
O horário de visitação da pista Cláudio Coutinho é das 6h às 18h

É através da pista Cláudio Coutinho que se inicia a trilha que leva ao topo do Morro da Urca e também a uma segunda trilha que segue a parte pavimentada, porém é indicado que apenas pessoas experientes e com guias realizem o caminho.

Uma das vantagens de se estar tão próximo à natureza é a variedade de flora e fauna que se pode encontrar, flores, árvores, saguis, pássaros. Com o movimento eles podem se assustar e não chegar tão perto, por isso preste a atenção que você pode ser surpreendido por uma visita, mesmo que seja no topo das árvores. E claro, curta o pôr do Sol por lá ou na mureta da Urca, do outro lado da Praia Vermelha, banhada pela praia do Botafogo.

2) Parque das Ruínas – Santa Teresa

O bairro de Santa Tereza, na parte central do Rio é muito conhecido pelas construções do século XIX, pelo bondinho e pela escadaria do Convento. Mas é no alto do bairro que se encontra um verdadeiro paraíso, o Parque das Ruínas.

Parque das Ruínas
Nas ruínas, além de apreciar a antiga arquitetura os visitantes têm uma visão belíssima da cidade

O espaço, datado do século 20, foi restaurado e hoje promove atividades culturais, exposições artísticas e brinda a todos com uma vista magnífica da cidade e da Baía da Guanabara. A principal atração por ali é a casa com mirante, a estrutura antiga foi aproveitada e é possível caminhar no interior até chegar ao terraço.

No local há também uma pequena praça, um palco para apresentações, uma galeria e um Bar-café e lanchonete para aproveitar o dia.

Na mesma rua do Parque é possível visitar o Museu Chácara do Céu e apreciar obrar de Portinari, Di Cavalcanti e Jean-Baptiste Debret. Às quartas-feiras a entrada é gratuita.

3)Baixo Gávea – Gávea

Quando se fala em bares cariocas, a primeira lembrança é a Lapa, que com toda certeza tem ótmos exemplares para curtir a boemia. Mas que tal dar a chance para outro reduto?

Ponto de encontro dos jovens, o Baixo Gávea é um dos pontos mais tradicionais da Zona Sul, onde é possível encontrar os amigos, brindar e ver gente bonita. Num clima de total informalidade, ou seja, pode ir de chinelo de dedo, ou de sapato fechado e até mesmo de salto alto, o importante é se sentir bem.

Localizado nas proximidades da Praça Santos Dumont, o Baixo Gávea é muito frequentado, de segunda a segunda, como uma pré-night, um esquenta antes da balada, ou mesmo um happy-hour. Principalmente por conta do limite de horário, 1 hora da manhã.

4) Real Gabinete Português de Leitura – Centro

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, o Real Gabinete é uma das bibliotecas mais charmosas do Brasil. O edifício da atual sede possui um estilo arquitetônico gótico-renascentista e data de 1887.

Situado na rua Luiz Camões, o Real Gabinete está no coração do Rio de Janeiro, podendo ser visitado enquanto você conhece o centro antigo e descobre um pouco da rica história da cidade e do país. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 18h.

Real Gabinete Português de Leitura
Interior do Real Gabinete Português de Leitura Foto: Hady KhandaniI

Algumas curiosidades:

  • A instituição foi fundada em 1837, com o intuito de oferecer aos portugueses residentes na cidade acesso às publicações lusitanas. E atualmente, possui um acervo com 350 mil obras.
  • Algumas curiosidades sobre o local: a fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerônimos de Lisboa e as quatro estátuas que a adornam retratam, Pedro Álvares Cabral, Luís Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama, o tempo que os medalhões retratam, os escritores Fernão Lopes, Gil Vicente, Alexandre Herculano e Almeida Garrett.
faixada do Real Gabinete Português de Leitura
A biblioteca está no coração do Rio de Janeiro – rua Luiz Camões, Centro

Sem dúvidas é uma sábia decisão visitar esses pontos turísticos do Rio de Janeiro que fazem parte do roteiro da cidade, embora sejam menos famosos que outros. 

Mas as dicas não acabaram, heim! Como não dá para viajar para o Rio de Janeiro e deixar de ir à praia, selecionamos praias sossegadas no Rio de Janeiro que encantam pelo cenário paisagístico cinematográfico e o clima agradável e bucólico, perfeito para quem pretende escapar do burburinho e relaxar. 

Praias isoladas do Rio de Janeiro para você visitar

Copacabana, Leblon, Ipanema, Arpoador e Barra são os nomes mais conhecidos e lembrados entre as praias do Rio de Janeiro. MAs que tal explorar opções mais desconhecidas e menos cheias, mas nem por isso menos interessantes?

Prainha, Praia do Secreto, Grumari e Barra de Guaratiba merecem entrar no seu roteiro. 

Todas estão localizadas na Zona Oeste, nao longo dos bairros Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba. Embora distantes dos principais pontos turísticos do Zona Sul e do Centro, são excelentes opções para passar o dia com a família e apreciar paisagens de tirar o fôlego. 

Aí estão as informações praias (quase) desertas do Rio de Janeiro que vão completar o seu roteiro. 

Prainha

Prainha Rio de Janeiro
Prainha – Rio de Janeiro. Foto: Alexandre Macieira – Riotur.

Contornada por mostras preservadas da Mata Atlântica e paredes de rochas, a Prainha tem 150 metros de um ponto a outro e é um prestigiado refúgio carioca para momentos de sossego. Como a praia fica em área de proteção ambiental, a limpeza é evidente e o mar claro é convidativo, principalmente em dias de sol intenso.

Mas cuidado: a praia é um playground de surfistas, pois dependendo da maré as ondas ficam fortes. Sendo assim, atenção às placas de aviso e procure ficar na parte rasa.

Praia do Secreto

Praia do Secreto Rio de Janeiro
Praia do Secreto – Rio de Janeiro, Foto: Vinywiki – Wikimedia Commons.

A Praia do Secreto está situada entre a Prainha e a igualmente encantadora Praia da Macumba (mais uma para conhecer). A atração trata-se de uma piscina natural de águas esverdeadas cercada por pedras. Para chegar lá, visitantes devem fazer uma trilha de 10 minutos.

Atenção: para a sua segurança faça a trilha de tênis, pois as pedras são escorregadias. Do mesmo modo, caso não entre no mar em dias de maré cheia, porque as ondas batem nas pedras com intensidade, o que torna a experiência perigosa. De qualquer forma, pode ter certeza que você vai conseguir passar o dia nessa pérola do litoral carioca.

Praia de Grumari

Praia de Grumari Rio de Janeiro
Praia de Grumari – Rio de Janeiro. Foto: Thalles Alves

Você sabia que o Rio de Janeiro tem uma das praias mais bonitas do mundo? Pois é! A Praia de Grumari foi eleita a 38ª praia mais bonita do planeta pelo site de turismo Big 7 Travel, graças à impecável combinação do mar azulado, faixa de areia extensa, paredes rochosas e vegetação.

Embora cheia em dias de sol e alta temporada, Grumari mantém sua tranquilidade e conta com trechos rasos e propícios para banhos seguros. Caso você goste de conforto, saiba que a praia tem quiosques que vendem bebidas e comidas.

Praia da Barra de Guaratiba

Praia da Barra de Guaratiba
Praia da Barra de Guaratiba – Rio de Janeiro: Foto: Wikimedia Commons.

A Praia da Barra da Guaratiba tem boa estrutura de quiosques e restaurantes especializados em frutos do mar. Assim como Grumari, a praia recebe bom movimento em dias de sol, de todo modo a calmaria está garantida.

Dica imperdível: o pôr do sol da Praia da Barra de Guaratiba é um dos mais bonitos do Rio. Assim, programa-se para ficar por lá até o fim da tarde, ok? A atração é ponto inicial de trilha para praias desertas da região, como a Praia do Perigoso, Praia do Meio, Praia dos Búzios, Praia do Inferno e Praia Funda. Portanto, caso você seja entusiasta de caminhadas pela mata, vale a pena chegar cedinho e aproveitar essa aventura.

Quer mais dicas para saber o que fazer no Rio de Janeiro na sua visita? A prefeitura do Rio apresenta um com diversas informações que você pode conferir aqui.

Seja no verão, Réveillon, Carnaval, Olimpíadas, o importante é saber apreciar as maravilhas que a cidade do Rio de Janeiro oferece aos milhões de turistas que passam por lá durante todas as épocas do ano. Temos a certeza que você também irá encontrar o seu paraíso por lá.

Uma ótima viagem!