
Você sabia que o cajueiro de Pirangi é o maior cajueiro do mundo? Pois é! O distrito do município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, conta esse ilustre ponto turístico que no dia 20 de setembro de 2022 comemorou 133 anos. Sem dúvidas, é uma sábia decisão agendar o passeio com os familiares para o destino e conferir essa árvore de proporções incomuns. Do mesmo modo, vale a pena estender a viagem e curtir esse estado cheio de encantos, ok?
Nos tópicos abaixo apresentamos curiosidades sobre o cajueiro, informações sobre como visitar o local e mais recomendações de passeios no estado em um dos mais ensolarados lugares do Brasil. E olha que notícia boa: Pirangi fica a apenas 25 Km da capital potiguar. Assim, basta comprar a passagem de ônibus para Natal no BuscaÔnibus que rapidinho você chega ao município.
Curiosidades sobre o cajueiro de Pirangi
Aí estão 6 informações sobre o mais impressionante cajueiro do planeta. Anota tudo, tá?
- A árvore cobre quase 9 mil metros quadrados em trecho perto da praia de Pirangi e tem perímetro de aproximadamente 500 metros. Em 1994, o monumento natural entrou no Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o Maior Cajueiro do Mundo.
- São produzidos anualmente entre 70 a 80 mil cajus.
- Todos os anos por volta de 300 mil pessoas visitam o ponto turístico do Rio Grande do Norte.
- Um pouco da história: o cajueiro foi plantado pelo pescador Luís Inácio de Oliveira em 1888, que morreu aos 93 anos sob as sombras da mega árvore.
- O crescimento da planta é, de fato, um fenômeno. Cientistas indicam que anomalias genéticas da espécie fazem com que os galhos se expandam para os lados, o que não é normal em um cajueiro.
Como visitar o cajueiro ?
Aberto todos os dias, o cajueiro de Pirangi recebe visitas das 07h30 às 17h30. O valor da entrada custa R$ 8 Reais (crianças de 7 a 12 anos, estudantes, professores e idosos pagam meia).

É uma ótima ideia optar pelo passeio guiado para guardar mais curiosidades sobreo ilustre cartão postal do Rio Grande do Norte. Vale ainda contemplar a imensidão verde e a Praia do Pirangi do alto do mirante, além de comprar produtos artesanais vendidos na feirinha do complexo do Cajueiro.
Mais dicas de lazer no passeio em Pirangi
Já que você está em um dos lugares mais paradisíacos do litoral brasileiro, é claro que vai prolongar o passeio, certo?
Dica imediata: após conferir o grandioso pé de caju, visite a Praia de Pirangi, essa atração muito procurada por praticantes de esportes naúticos, mas que também é ótima para banhos. Com ampla faixa de areia, a praia tem mar de ondas fracas, o que torna o passeio seguro para quem viaja com crianças e idosos. Veja também: 10 cidades para viajar com crianças pelo Brasil que merecem destaque pela infraestrutura e qualidade dos pontos turísticos.

As piscinas naturais de Pirangi é mais um recanto imperdível da região. Sendo assim, não deixe de programar o passeio de barco com agências locais e seguir por cerca de 2 horas pelas praias de Pirangi, Pirambúzios, Pirangi do Sul e Ponta do Flamengo.
No passeio é possível mergulhar nas águas transparentes e ter contato com a rica vida marinha local. Sem contar que dá para pegar um bronzeado único e apreciar um repertório paisagístico de cinema. Por todas as atividades que te esperam lá, não se esqueça de incluir roupas de banho e protetor solar na mala, tá?
Faça um bate e volta até Natal
Pouco mais de 30 minutos separam Pirangi de Natal. Dessa forma, é moleza realizar um passeio bate e volta até a capital potiguar.
Aproveite o sol intenso do Nordeste brasileiro e passe o dia inteiro na Praia de Ponta Negra, faça o passeio de buggy nas dunas da Praia de Genipabu, fotografe o Morro do Careca e muito mais. Natal é uma cidade acolhedora, com deliciosa gastronomia e que conta com atividades turísticas indicadas tanto para quem preza pelo sossego, quanto para o pessoal mais badalado.
Aprovou o post? Você precisa conhecer o cajueiro de Pirangi e desfrutar de experiências memoráveis com a família e amigos nesse pedacinho do Nordeste! Continue de olho no Blog e no Instagram oficial do BuscaÔnibus para acessar mais dicas.