12 Destinos para você aproveitar o carnaval no Brasil em 2022

Monte já o seu roteiro de viagem para o carnaval no Brasil de 2022. – Portal da Copa/ME, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

Que tal programar a viagem no período mais efervescente do ano? Não tenha dúvidas, é uma boa ideia convidar a turma e prestigiar o carnaval no Brasil em 2022 que acontece do dia 26 de fevereiro a 01 de março.  Nesse post, listamos 12 cidades incríveis para você curtir o feriado e voltar para casa com inúmeras lembranças positivas.

É importante pontuar que como os casos de Covid-19 aumentaram em 2022, em razão da variante da Ômicron, a maioria dos municípios dessa lista cancelou a programação oficial de carnaval. Ou seja, o carnaval de 2022 vai ser atípico, pois as autoridades médicas ainda acham prudente conter aglomerações.  

Devemos pensar que o melhor a fazer é desistir da viagem? Nada disso. Mesmo sem as festas mais renomadas, em alguns municípios há eventos privados confirmados e todos oferecem ótimas atividades de lazer alinhadas ao espírito festivo do período. 

Sendo assim, saiba quais são os melhores lugares para visitar no carnaval no Brasil em 2022. Confira também o nosso conteúdo com dicas de cuidados para viajar seguro em tempos de variante Ômicron. Saúde em primeiro lugar!

1. Salvador – BA

A Praia da Barra atrai muitos visitantes no carnaval de Salvador – Fábio Pozzebom/ABr, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

Salvador brilha e ferve durante os 12 meses do ano e há décadas apresenta um dos mais animados carnavais no Brasil. É uma maravilha acompanhar os trios elétricos no circuito Barra-Ondina e em outros trechos pelas vias cercadas por natureza e história.

Em 2022, o carnaval dos trios de Salvador foi cancelado devido à pandemia. De todo modo, algumas festas privadas ainda estão programadas. E você ainda pode confraternizar com os amigos nos bares de Rio Vermelho, nos charmosos estabelecimentos gastronômicos do Pelourinho e nas belíssimas praias da capital baiana.

Quem já passou o carnaval em Salvador até pode sentir saudades dos trios com Chiclete com Banana, Ivete, Cláudia leite e companhia, nesse 2022 tão diferente. Mas pode ter certeza que o feriado vai transcorrer em ambientes animados e cheios de energia!

Busque mais orientações sobre Salvador na página oficial do BuscaÔnibus e embarque já para esse destino que é a cara do verão.

2. Porto Seguro – BA

A Praia do Espelho, em Trancoso, é um ótimo refúgio para você descansar na viagem para Porto Seguro – ThomasIlhaBela, CCA-Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Considerada das mais famosas cidades do litoral sul da Bahia, Porto Seguro atrai milhares de visitantes no carnaval. Apesar do cancelamento de festas de rua, por lá, os maiores eventos de 2022 vão acontecer na Arena Axe Moi e no Complexo de Lazer Toa Toa, duas das mais estruturadas barracas de praia do Brasil, pois, contam com restaurantes em ambientes internos, mesas e cadeiras na areia, além dos espaços para shows.

Quer mais dicas? É uma sábia decisão provar os drinks de frutas e saborear os pratos típicos da culinária baiana na Passarela do Álcool, o point da boemia de Porto Seguro. Vale também visitar os distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva para curtir música ao vivo nos bares e contemplar praias de encher os olhos.

É isso aí. As praias de Porto Seguro e seus distritos possuem águas claras e transparentes e algumas delas são contornadas por falésias, dunas e vegetação preservada. Puro espetáculo paisagístico.

Dá uma olhada em nossa página oficial e fique por dentro de outras informações sobre Porto Seguro, esse destino que agrega diversão e relaxamento de maneira única.

3. Recife – PE

Mesmo sem programação oficial de carnaval, Recife não perde o encanto. – Portal da Copa/ME, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

Por decisão da prefeitura, o carnaval de rua de Recife e o tradicionalíssimo Galo da Madrugada não vão acontecer em 2022. Da mesma forma que em Salvador, é justo lamentar, afinal, é prazeroso dançar frevo e seguir o maior bloco de carnaval do mundo pelas vias da capital de Pernambuco.

Quando menos você esperar, o Galo e outros festejos de Recife voltarão com tudo no próximo carnaval, tá? Mas enquanto isso não ocorre, aproveite o feriado do final de fevereiro para passear no Recife Antigo e viver o alto astral dos bares e restaurantes.

Nos manhas de sol, pegue um bronzeado na Praia de Boa Viagem ou na Praia do Pina e descubra os sabores locais nos quiosques. Recife é convidativa em qualquer época do ano e é ainda mais especial no verão. Excelente destino para o carnaval no Brasil em 2022!

No site do BuscaÔnibus você encontra mais recomendações de passeios, dicas de hospedagens e informações gastronômicas de Recife.

4. Olinda – PE

As ladeiras históricas de Olinda são uma atração à parte. – Lais Castro, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Se você viajar para Recife, não pode deixar de conhecer Olinda, essa charmosa cidade histórica localizada a apenas 10 km da capital de Pernambuco. E por aqui há eventos programados, heim!

Embora os prestigiados Desfiles dos Bonecos de Olinda estejam foram do roteiro do carnaval de 2022, a cidade vai realizar o Camarote Olinda e o Camarote Carvalheira, festas animadas por renomadas atrações nacionais, como: Jorge e Matheus, Barões da Pisadinha, Gustavo Lima, Alceu Valença, entre outros.

Aproveite bastante os shows, mas guarde fôlego para bater perna nas ladeiras e conhecer os museus, igrejas e pontos turísticos como o Mercado da Ribeira e a Casa de Alceu Valença

Visite a nossa página oficial e descubra mais encantos de Olinda.  

5. Natal – RN

Sol, praias com dunas e muito alto astral. Aproveite Natal no feriado de carnaval. – Alex Régis/Mtur Destinos, CC, Wikimedia Commons.

Apesar de menos badalada que Salvador e Recife, a capital potiguar é mais um ótimo destino para passar o carnaval. Natal é agraciada com points imperdíveis, como a Praia de Ponta Negra e o famoso Morro do Careca (duna com 107 metros de altura), a Praia dos Artistas e o Parque das Dunas.

Sem carnaval de rua por recomendações sanitárias, a cidade ainda encanta com seus atrativos naturais e os animados bares, pubs e casas noturnas situadas perto das praias.

Conclusão; é possível se divertir em meio ao convidativo burburinho carnavalesco e ainda desfrutar da imersão aos presentes da natureza. Por todas as qualidades, inclua esse destino na sua lista de possibilidades carnavalescas, ok?

A página oficial do BuscaÔnibus tem mais recomendações qualificadas para quem pretende elaborar um roteiro de viagem em Natal.

6. Rio de Janeiro – RJ

A Lapa é um dos lugares mais badalados do Rio de Janeiro. – AHLN, CCA 2.0, Wikimedia Commons.

O carnaval de rua do Rio de Janeiro em 2022 foi cancelado e o tradicionalíssimo desfiles das Escolas de Samba foi adiado para abril. Por outro lado, as quadras de escolas de samba e as casas noturnas da cidade estão autorizadas a funcionar e vão receber milhares de turistas do Brasil e do mundo no fim de fevereiro.

Na Cidade Maravilhosa ainda se destacam os bares e casas de samba da Lapa, os rústicos e sofisticados estabelecimentos de Santa Tereza e as baladinhas de diferentes pontos da zona sul e também da Barra da Tijuca.

Mesmo com as limitações impostas pela Covid-19, não dá para pensar em carnaval do Brasil em 2022 sem citar o Rio de Janeiro, né? Do burburinho carnavalesco ao descanso nas praias e parques, o lazer é uma certeza.

Confira diversas dicas sobre o Rio de Janeiro em nossa página oficial.

7. Belo Horizonte – MG

Aproveite o carnaval na capital brasileira dos bares e botecos. – Andrevruas, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

Passar o feriado do carnaval em Belo Horizonte não é má ideia, pois a cidade oferece programas turísticos dentro daquele clima balada do período. Para começar, um dos lemas mais conhecidos de BH é o que diz “se não tem mar, vamos para o bar.” Nem tem como duvidar do potencial festeiro de um lugar assim, concorda?

Pois bem, vale a pena elaborar um roteiro gastronômico no bairro Sion e tomar uma cerveja gelada no Savassi, região com boates e bares que tocam pop-rock, sertanejo, pagode, samba e outros estilos.

Quer aproveitar até a madrugada no clima de folia e ainda degustar feijão tropeiro, torresmo, pão de queijo e o mais famoso doce de leite do Brasil? Opa! É só seguir para a capital mineira. Ainda que o carnaval de rua esteja cancelado e as festas privadas ainda incertas, você vai encontrar a animação que tanto espera.

Consulte mais informações sobre Belo Horizonte na página do BuscaÔnibus e organize já o seu passeio.

8. Ouro Preto – MG

Em todos os momentos do dia Ouro Preto conta com bons programas turísticos. – Danilomhadek, CCA 4.0, Wikimedia Commons.

Todos os anos, o carnaval das repúblicas estudantis de Ouro Preto é um dos mais apreciados por jovens. Porém, infelizmente, o maior carnaval universitário do Brasil foi impedido de acontecer em 2022 devido ao aumento repentino dos casos de Covid-19.

Não desanime. A cidade conta com bares com música ao vivo e vários pontos turísticos históricos nas ruas de pedras, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Museu da Inconfidência e antigas minas de ouro abertas para visitação.

É evidente que o aclamado clima jovial de tantos carnavais não será o mesmo em 2022. Em contrapartida, a cidade mantém-se encantadora graças às suas belezas naturais, ao charme arquitetônico das edificações e ao constante ir e vir dos milhares de visitantes. Quer viajar e não se arrepender? Ouro Preto ainda é destaque, pode confiar.

O nosso site oficial traz mais sobre Ouro Preto.

9. São Paulo – SP

Qualquer viagem para sampa fica guardada no coração. – Pixabay, Wikimedia Commons.

Quando se pensa em carnaval no Brasil em 2022 é impossível deixar São Paulo de fora da lista. Longe de ser o “túmulo do samba”, a capital paulista é cheia de casas noturnas, bares, pubs e eventos carnavalesco para folião nenhum botar defeito.

Apesar do carnaval de rua e algumas festas particulares estarem canceladas, a cidade ainda reserva muita diversão na Vila Madalena, em Pinheiros, Jardins, na região central, etc.

 São Paulo é do samba, é do rock, é do pagode, das exposições de arte contemporânea, dos festivais de cinema, de todos os públicos. A programação do carnaval desse ano pode até ser menos bombada que em oportunidades anteriores, mas continuará surpreendente.  A maior cidade da América Latina sempre impressiona.

Visite o site oficial do BuscaÔnibus e encontre sugestões de hospedagens e dicas completas de passeios em São Paulo.

10. Florianópolis – SC

Topa dar uns mergulhos nas praias de Floripa? – HebertWalterE, CCA 2.5, Wikimedia Commons.

Ao viajar para Florianópolis no final de fevereiro, você vai curtir manhãs ensolaradas e movimentadas. Ou seja, são tempos para passar o dia aproveitando paraísos como a Praia dos Ingleses, Praia da Solidão, Ilha do Campeche e muitos outros trechos apaixonantes da capital catarinense.

Sem desfiles das Escolas de Camba e carnaval de rua em 2022, a recomendação aos baladeiros e baladeiras é aproveitar a vida noturna na Lagoa da Conceição, Jurerê Internacional e em Joaquina; regiões com bares, casas noturnas e restaurantes de alto nível.

Mergulho no mar, aventura nas trilhas pelas matas verdinhas e embalos noturnos. Prepare-se para encher a agenda de atividades. A Ilha da Magia é versátil e merece uma visita na época mais animada do ano.

Descubra outras maravilhas sobre Florianópolis na página oficial do BuscaÔnibus.  

11. Manaus – AM

O Teatro Amazonas é uma das mais importantes casas de espetáculo do Brasil. – Ivo Brasil, CCZ, Wikimedia Commons.

Se a proposta para o carnaval no Brasil em 2022 for viajar para a região Norte, programe um passeio para Manaus. Contemplada por belas paisagens e renomada gastronomia, a cidade é cheia de opções incríveis para quem não se importa em substituir o agito dos blocos por programais mais tranquilos.

Nas manhãs e tardes, conheça atrativos famosos como o Teatro Amazonas, o Palácio Rio Negro e o encontro das águas dos rio Negro e Solimões, um dos patrimônios da região amazônica.

A capital manauara não tem a vida noturna tão agitada, mas existem ótimos bares, quiosques e restaurantes. Sem dúvidas aqui está um dos melhores destinos dessa lista para famílias.

No site do BuscaÔnibus há outras sugestões de passeios por Manaus.

12. Belém – PA

Cultura, lazer e excelente experiência gastronômica te esperam em Belém. – Cayambe, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Belém é mais um encantador destino onde cada viajante poderá vivenciar boas experiências nesse diferenciado carnaval de 2022. Culturalmente múltipla e cheia de belezas naturais, a capital possui culinária rica em sabores e pontos turísticos que atendem a diferentes predileções.

Adicione ao seu roteiro de viagem a visita ao Theatro da Paz, agende o passeio de barco pelo rio Guamã e a Baia do Guajará e reserve horas do dia paras as andanças no Mercado Ver- o-Peso, um dos mais extensos mercados à céu aberto do planeta. E tem mais!

Lá pelo fim da tarde, é uma ideia e tanto convidar os seus amigos e familiares para a Estação das Docas, um complexo gastronômico e cultural equipado com bares e restaurantes que servem as maiores delícias da gastronomia paraense.

O site oficial do Buscaônibus apresenta mais informações sobre Belém.

E aí, aprovou as nossas indicações?

É claro que sem as programações oficiais em grande parte das cidades, o carnaval em 2022 no Brasil não vai ter o brilho e a intensidade dos anos anteriores à pandemia. Mas as cidades acima são tão vibrantes que a diversão está garantida! Aproveite e compre as passagens! No BuscaÔnibus você acha viagens para essas e outras cidades por ótimos preços.  

Vacina no braço. Máscara no rosto. Álcool em gel na bolsa e MUITA alegria. Bom carnaval!