
Que tal levar a bicicleta para viajar e curtir um pedal enquanto você conhece novos lugares? Mas será que é fácil carregar a magrela de ônibus por aí?
O transporte de bicicleta em ônibus rodoviário não possui uma legislação única, ou seja, para levar sua bike você deverá seguir as regras do limite de bagagem.
Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o passageiro pode transportar gratuitamente até 30 quilos no bagageiro do ônibus, desde que a dimensão máxima não ultrapasse um metro.
No entanto, quando o assunto é bicicleta, as empresas de ônibus podem seguir regras próprias. Entramos em contato com algumas viações e identificamos que muitas pedem para que a bicicleta seja transportada desmontada, outras exigem nota fiscal na hora do embarque e algumas podem até cobrar pelo serviço. Outra informação relevante é que existem empresas que permitem transportar apenas duas bicicletas por viagem.

Algumas viações já pensam nas bikes
As viações do Grupo JCA – como a 1001, Cometa, Catarinense, Macaense, Rápido Ribeirão Preto e Expresso do Sul – já possuem uma política para o transporte da bici.
O peso máximo para transporte no bagageiro é de 30 kg, o suficiente para uma bicicleta mais bagagem média. Já a dimensão máxima é de 1,30 m e o cumprimento de uma bicicleta com rodas é de aproximadamente 1,80 m.
Porém, sem as rodas, a bicicleta medirá 1,20 m. Ou seja, o suficiente para ela seguir no bagageiro. Exemplo de cálculo:
-
- Largura: 37 cm (guidão virado, sem remover pedais)
-
- Altura: 82 cm (rodas removidas, ao lado da bike / ou selim removido)
-
- Comprimento: 115 cm (rodas ao lado da bike)
- (37 x 82 x 115) / 1000 = 350 decímetros

Dicas da sua viagem
No caso de desmontar a bicicleta, a dica dos ciclistas é baixar o selim e tirar as duas rodas.
Sacos de lixo e papelão podem ser uma boa saída para embalar o produto. Outra dica é ficar atento ao tipo de ônibus que você fará a viagem. Os modelos Double Deckers, por exemplo, possuem um bagageiro menor e isto pode ser um empecilho na hora de lavar a magrela.
Para evitar surpresas, sugerimos que, ao planejar a sua viagem, você entre em contato com a empresa e busque informações sobre as políticas para o transporte das bicicletas.
Desejamos uma ótima viagem e pé no pedal!
Veja mais dicas interessantes:
Passeios de trem que você precisa fazer no Brasil
Veja cinco destinos de primavera para você curtir de ônibus
Conheça os melhores lugares para viajar com as crianças
Partiu Montevidéu: 9 lugares imperdíveis
O que fazer em Campos do Jordão? Veja nossas dicas topDez destinos baratos para viajar pelo Brasil
Dicas para comprar passagem online de ônibus.
Os direitos de quem possui deficiência
Como viajar com o seu animal de estimação