
Pretende viajar para Porto Alegre e quer guardar dicas especiais para elaborar o seu roteiro de viagem? Com lindos parques urbanos, museus, vida noturna animada e excelente gastronomia, a capital gaúcha é um destino turístico que preenche o interesse de visitantes com diferentes predileções Assim, vale ler este post até o fim e entender porque é uma ótima ideia comprar as passagens.
O site do BuscaÔnibus oferece passagens de ônibus para Porto Alegre pelos melhores preços. Aproveite heim!
Chegou a hora de saber o que fazer em Porto Alegre para aproveitar o passeio da melhor maneira possível e entender qual a melhor época para viajar rumo a esta metrópole cercada por maravilhas culturais.
Curiosidade: o Dia do Chimarrão é comemorado em 24 de abril, mas, na capital do Rio Grande do Sul, todo dia é um bom momento para reunir pessoas queridas e tomar a tradicional bebida de erva-mate. Convide os seus amigos e familiares e organize já a sua viagem!
O que fazer em Porto Alegre na temporada de lazer
Efervescente, multicultural e repleto de sabores, Porto Alegre é o típico destino turismo que cada visitante aproveita manhã, tarde e noite. Como os pontos turísticos são variados, todos e todas têm a oportunidade de incluir atividades especiais na agenda.
Conclusão: não há espaço para o tédio. Abaixo, listamos sete atrações que você deve conhecer e voltar para casa com lembranças positivas em mente.
1. Mercado Público de Porto Alegre

Ir aos mercados públicos de cidades do Brasil e do mundo é uma alternativa interessante para conhecer traços específicos dos lugares. Por isso, não deixe de visitar o Mercado Público de Porto Alegre, um local que é referência cultural no Rio Grande do Sul.
Inaugurado em 1869, o mercado fica no coração da capital e reúne estabelecimentos que vendem frutas, peixarias, artesanatos, artigos gaúchos e erva mate, bombonieres, cafeterias, restaurantes e muito mais. Se você quiser comprar acessórios para fazer chimarrão na viagem e quando voltar para a casa, aí está um dos melhores pontos.
2. Orla do Guaíba

A Orla de Guaíba, cujo nome oficial é Parque Jaime Lerner, fica no trecho central e é um disputado centro de lazer. Com pista de skate e patins, ciclovia e área verde abundante, a atração é perfeita para esportistas ou mesmo entusiastas de áreas livres e com boa infraestrutura. Nos fins de semana, a avenida em frente ao lago Guaíba é fechada para carros, o que permite mais espaço para caminhadas.
O parque é orgulho dos porto-alegrenses e após o início do projeto de revitalização, que se iniciou em 2015, o número de frequentadores aumentou consideravelmente. Recomendação irrecusável: separe ao menos um dia da viagem para conferir o pôr-do-sol às margens do Lago Guaíba.
3. Parque Farroupilha

Citado em música tradicional gaúcha da banda Graforréia Xilarmônica , o Parque Farroupilha é um dos cartões postais de Porto Alegre. Então, se você quer fazer caminhadas por ambiente arborizado e com aquele clima gostoso, siga para esse gracioso recanto com 37 hectares de área verde e que na primavera ganha ipês roxos e amarelos que vão tornar suas fotos ainda mais belas. Por lá ainda há muito espaço para andar de bicicleta e existe parquinho para a criançada.
Nos domingos acontece no parque o Brique da Redenção, uma famosa feira de antiguidades que conta com artistas de rua, rodas de capoeira e muita música ao vivo. É evidente que a contemplação das artes ocorre em meio a boas conversas e rodas de chimarrão. Não dá para ficar de fora, né?
4. Centro Histórico de Porto Alegre

Ao caminhar pelo Centro Histórico de Porto Alegre você tem a oportunidade de passar pelo emblemático Viaduto Otávio Rocha, na Av Borges de Medeiros, admirar o esplendor arquitetônico da Catedral Metropolitana e passar ou mesmo conhecer por mais tempo importantes pontos turísticos como o Teatro São Pedro, o Museu Santander Cultural e a Casa de Cultura Mário Quintana.
Da mesma forma que em outras cidades, a região história de Porto Alegre traz nos muros de estabelecimentos, calçadas e estátuas, marcas centenárias do seu desenvolvimento. Logo, andar pelas vias com os olhos atentos, é um jeito de aprender história de modo interativo e divertido. Sem contar que a região possui bons restaurantes e bares para o providencial momento de descanso entre um passeio e outro.
5. Casa de Cultura Mário Quintana

Não é apenas a vistosa fachada da Casa de Cultura Mário Quintana que torna a atração merecedora de um espaço nesta lista. Localizada no antigo prédio do Hotel Majestic, a casa com o nome do prestigiado poeta gaúcho, foi inaugurada em 1990 e em suas salas traz exposições e oficinas de cinema, música, dança e literatura.
O espaço de cultural ainda possui uma réplica do quarto de Mário Quintana e uma sala com materiais da obra e vida pessoal da cantora Elis Regina. Dica: depois de conferir as exposições e admirar as sacadas e os arcos rosas da edificação, é uma boa tomar um café no terraço e encerrar a visita com a vista do rio Guaíba. Que tal?
6. Museu Iberê Camargo

Conhecido pela semelhança com o museu Guggeheim em Nova York, o Museu Iberê Camargo traz no acervo obras do artista plástico gaúcho. São 8 mil metros quadrados com rampas que acessam salas de exposição em três andares.
O prédio moderno é adornado por blocos de concreto que compõe os espaços e dispõe de janelas de vidro por onde dá para avistar o rio Guaíba. Assim como na Casa de Cultura Mário Quintana, vale finalizar a tour com um bom café e também provar um lanche especial.
7. Passeio de Barco Cisne Branco

O que acha de fazer um passeio de barco em Porto Alegre e contemplar os trechos mais bonitos da cidade por ângulos exclusivos? É simples. Basta fazer a reserva com a empresa Cisne Branco e agendar a rota de uma hora que sai do Cais do Porto e passa pelas principais ilhas do Guaíba.
Ao longo do trajeto guias contam parte da história de Porto Alegre e os participantes têm a chance de interagir em mais uma atividade memorável na capital do Rio Grande do Sul.
Vida Noturna em Porto Alegre
Se a programação cultural e os parques em Porto Alegre encantam viajantes mais diurnos, a vida noturna não deixa a desejar. Muito pelo contrário. A cidade é pulsante e há opções que arrancam o sorriso de notívagos e notívagas com gostos variados, afinal, existem bares românticos, pubs estilosos, bares com música ao vivo e diversificada programação de shows.
Se você prefere atrações mais luxuosas, peça um carro de aplicativo – ou siga no seu próprio veículo ou alugado – para o bairro Moinhos de Vento. Lá tem ótimos restaurantes e aqueles bistrôs com cardápios exclusivos e luz indireta. Excelente para casais, heim. Por outro lado, caso você seja da turma que dispensa formalidades, a Cidade Baixa é o melhor destino. Além dos bares descolados, o bairro tem galerias de arte, restaurantes e muita música.
Onde comer
A gastronomia gaúcha dispensa apresentações e é orgulho local. Não tenha dúvidas de que você vai saborear costela de gado, polenta, arros carreteiro e o mais famoso churrasco do Brasil. Os melhores restaurantes para provar essas e outras delícias estão no Centro, no mercado público, na Cidade Baixa, Moinhos de Vento e no Bom Fim, bairro que também concentra bares especializados em cervejas artesanais.
Qual melhor época para viajar
Qual será o melhor período para viajar para Porto Alegre? Não é simples responder a essa pergunta por uma razão simples: as expectativas em viagens são variadas. Desse modo, é justo pensar em diferentes possibilidades. Para aproveitar noites frescas e dias quentes, o outono é a melhor época na cidade. Já na primavera, apesar dos dias mais quentes, o colorido das flores dá o tom nos parques e ruas do município, fato sempre interessante para capturar fotos instagramáveis.
No verão os termômetros facilmente passam dos 30°C durante o dia, o que significa que você precisa beber bastante água durante as andanças e usar roupas leves durante ao visita aos pontos turísticos. Na estação mais fria do ano, os termômetros registram 12°C em média, o que é muito bom para tomar chocolate quente e chimarrão, claro.
De maneira geral os meses mais chuvosos em Porto Alegre são julho, agosto e setembro. Porém, como o índice pluviométrico é bastante variado na cidade, dias antes do passeio é recomendável consultar um site de previsão de tempo confiável e se precaver com roupas mais adequadas às condições do momento.
Compre a sua passagem de ônibus para Porto Alegre e divirta-se!
Já sabe, né? É possível viajar de ônibus para Porto Alegre o ano inteiro, pois a cidade está sempre receptiva e empolgante.
No BuscaÔnibus você ainda encontra passagens de ônibus na promoção para Porto Alegre e outros lugares do Brasil que merecem elogios pelas incontáveis qualidades. Visite outros posts do blog, pois sempre apresentamos valiosas dicas de passeios no Brasil!