10 destinos incríveis para você curtir o outono no Brasil

Dá para elaborar excelentes roteiros de viagem no outono Brasil. – Halley Pacheco de Oliveira, CCA Share Alike 3.0 , Wikimedia Commons.

O outono no Brasil começa no dia 20 de março e termina no dia 21 de junho. Menos efervescente e com temperaturas mais amenas que o verão, a estação é ótima para programar viagens pelo Brasil. Sendo assim, se por alguma razão você não teve condições de tirar do papel aquele passeio idealizado entre dezembro e fevereiro, não se preocupe: há excelentes motivos para você embarcar para outro município na estação seguinte.

Por que seria uma boa ideia viajar no outono pelo Brasil? Primeiro vale destacar que outono é baixa temporada turística no Brasil. Sendo assim, o preço dos passeios, diárias em hospedagens e serviços em geral costuma ser mais barato que em épocas de maior movimento. Além desse fator, o período tem menor incidência de chuvas, o que é ótimo para bater perna na cidade ou aproveitar as mostras da natureza, os bares e fazer compras o dia inteiro.

Destacamos abaixo, 10 locais espetaculares para você programar uma temporada de lazer sem defeitos durante o outono no Brasil.

1. Curitiba (PR)

Clima agradável, tranquilidade e muita diversão. Curitiba é o lugar perfeito para passeios no outono.- Leonardo Shinagawa, CCA 2.0, Wikimedia Commons.

Curitiba é bastante elogiada pelo clima agradável durante grande parte do ano e no outono é ainda mais satisfatório visitar a capital paranaense. Ao longo do período, aproveite para contemplar a natureza e fotografar o belíssimo Jardim Botânico, fazer comprinhas na Rua 24 horas, conhecer o Museu Egípcio, a Opera de Arame e ainda programar passeios bate-volta para municípios próximos.

Limpa e arborizada, Curitiba é conhecida pela excelente qualidade de vida e organização do núcleo urbano. Além dos graciosos pontos turísticos, a cidade ainda conta com pubs estilosos, bares e restaurantes de variadas especialidades. Não tenha dúvidas de que é um programaço viajar para Curitiba no outono.

Quer viajar para Curitiba de ônibus pagando menos? O site oficial do BuscaÔnibus traz passagens em variados dias e horários por preços bem camaradas.

2. Tiradentes (MG)

Tiradentes esbanja charme histórico e é um importante polo gastronômico brasileiro. – Kelvin Martins, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

A melhor época para viajar para Tiradentes é no outono e inverno, pois chove pouco e pela noite surge um friozinho gostoso, ideal para tomar um vinho apreciando a cidade histórica mineira. Aliás, Tiradentes é uma das mais charmosas cidades do Brasil e encanta viajantes do Brasil inteiro com suas ruas de pedras, construções do período colonial e imperial, e centenas de restaurantes que oferecem sabores da culinária mineira e internacional.

Nas suas caminhadas pelo museu a céu aberto mineiro, visite a bela Igreja Matriz de Santo Antônio (construída no século XVIII e reformada por Aleijadinho), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e reserve um espaço na agenda para ir à Bichinho, uma pequena vila localizada a 8 km de Tiradentes cercada por ateliês, lojinhas e que tem como principal ponto turístico a Casa Torta. Quer mais? Opa! Faça o passeio de trem para São João Del-Rei e desfrute das cachoeiras da região. Tiradentes proporciona uma surpresa atrás da outra!

Quem não parte de Belo Horizonte, para chegar a Tiradentes de ônibus é preciso pegar um ônibus até São João Del Rei, cidade histórica vizinha. As passagens são disponibilizadas no site do BuscaÔnibus. De São João há ônibus que saem para Tiradentes em variados horários e a distância entre as cidades é de 12 km.

3. Campos do Jordão (SP)

Aqui está um dos melhores lugares de São Paulo para viajar no outono. – Djalma Forjaz, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Campos do Jordão é lembrada – e saudada –  por viajantes pelo clima frio e o charme europeu evidenciado na arquitetura das construções e nas influências gastronômicas. No outono o frio é menos intenso e as chuvas rasas. Pelo menor fluxo turístico, é mais tranquilo caminhar pelas ruas e usufruir dos serviços.

Não deixe de tirar muitas fotos do Morro do Elefante ou da Vista Chinesa e também saboreie os chocolates artesanais de dar água na boca. Se você gosta de uma cervejinha, também agende a visita na fábrica da Cervejaria Baden Baden. Alias, o município paulista está na rota dos mais completos roteiros cervejeiros do Brasil, heim! Em suma: Campos do Jordão é apaixonante de Capivari (o centro turístico do município) aos trechos naturais. Divirta-se dia, tarde e noite.

A página oficial do BuscaÔnibus disponibiliza passagens de ônibus para Campos do Jordão por preços convidativos.

4. Jalapão (TO)

O Parque Estadual do Jalapão é ainda mais encantador no outono. – Pedro Henrique Álvares, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Igualmente apresentado como um dos melhores lugares para fugir do carnaval do Brasil, graças a sua calmaria, o Jalapão é mais um destino que não pode ficar de fora dessa lista.

O outono é considerado a temporada da seca na região. Assim, as dunas, piscinas naturais, praias de água doce e cachoeiras ficam ainda mais esplêndidas e as vegetações mais verdes. Por todas as qualidades dessa época de temperaturas fresquinhas, organize passeios guiados para esse privilegiado pedaço do cerrado entre o final de março e o final de junho. Você não vai se arrepender!

A maioria das pessoas que viaja para o Jalapão sai de Palmas e no site oficial do BuscaÔnibus são vendidas passagens para a capital do Tocantins por preços que cabem no seu bolso.

5. Pantanal (MT/MS)

O Pantanal tem a mais espetacular concentração de espécies de animais selvagens do mundo. – Gerri Zambonini, CCA Share Alike 2.0, Wikimedia Commons.

Sente vontade de apreciar a valiosa fauna e flora do pantanal mato-grossense? Prepare-se para realizar esse sonho durante a temporada do outono no Brasil. Como os meses são pouco chuvosos, é mais fácil acessar os trechos visitáveis porque as estradas estão secas.

Do mesmo modo, nessa época dá para conferir os crocodilos, macacos, onças e outros animais silvestres, porque eles saem com mais frequência para procurar alimentos. Guarde uma certeza: no Pantanal você vai vivenciar experiências inéditas em termos de ecoturismo.

Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é uma das principais cidades-base para visitantes que pretendem visitar o Pantanal. O site do BuscaÔnibus vende passagens por variados preços e horários para o destino.

6. Caldas Novas (GO)

Toparia tomar banho em uma praia artificial no interior de Goiás? – AndrevRuas, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Caldas Novas é conhecida pelos parques aquáticos de águas termais.  Já que no outono a temperatura é mais baixa, torna-se muito mais prazeroso tomar banho nas águas quentinhas desses parques ,cujos brinquedos agradam tanto adulto quanto crianças.

Dicas de lazer em Caldas Novas? Vamos lá. Vale a pena conhecer o Rio Quente Resort, um complexo com hotéis e parques aquáticos como o Hot Park, um enorme estabelecimento de lazer que possui brinquedos radicais e até uma praia artificial com ondas.

A página oficial do BuscaÔnibus oferece passagens de ônibus para Caldas Novas por preços alinhados às suas expectativas.

7. Paraty (RJ)

Paraty fica ainda mais aprazível na baixa temporada. – Larissa Fraga, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

Paraty é outro bom destino para viajar no outono do Brasil em razão da pouca incidência de chuvas (principalmente após abril). Desse modo, é muito mais tranquilo andar pelo centro histórico, ir aos restaurantes da cidade e passar o dia na Vila de Trindade, um local agraciado por vegetação exuberante, lindas praias e piscinas naturais.

Famosa por realizar eventos como A FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), o Festival da Cachaça, dentro outros, Paraty é movimentada o ano inteiro. Apesar do burburinho constante, a cidade ainda mantém aquele clima bucólico que tanto interessa aos visitantes que buscam momentos de paz e sossego.

No site oficial do BuscaÔnibus você encontra passagens de ônibus para Paraty por preços variados.

8. Aracaju (SE)

A Crôa do Goré é um dos pontos turísticos de Aracaju que você deve conhecer no outono. – Cleverton Ribeiro/MTur, CCZero, Wikimedia Commons.

A encantadora capital de Sergipe, menor estado do Brasil, é perfeita para quem busca um recanto para viajar no outono no Brasil. Organizada e com ares interioranos, Aracaju fica ainda mais tranquila após o verão.

Nas manhãs ensolaradas, conheça a Crôa do Goré, um banco de areia cercado por águas mornas e calmas, formado em tempos de maré baixa. Aproveite também para comer deliciosos frutos do mar na Passarela do Caranguejo (concentração de bares e restaurantes que fica na Praia de Atalaia) e comprar souvenires no Mercado Municipal.

Para viajar para Aracaju de ônibus pagando menos, busque passagens na página do BuscaÔnibus.  

9. Gramado (RS)

A Serra Gaúcha combina com todas as estações do ano. – Larissa Fraga, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

Surgiu a ideia de fazer um passeio romântico para Gramado em pleno outono? Não descarte essa possibilidade. Na estação que sucede o verão, a cidade da Serra Gaúcha fica ainda mais interessante em razão dos preços mais baixos da baixa temporada

Na companhia de pessoas queridas ou mesmo por conta própria, visite as vinícolas locais, faça o passeio de fumaça que segue por outras cidades do Vale do Vinhedo e divirta-se o dia todo nos pontos turísticos dessa localidade que dispensa apresentações. 

 O site do BuscaÔnibus disponibiliza passagens de ônibus para Gramado por valores que cabem no seu bolso.

10. Foz do Iguaçu (PR)

Quer apreciar as Cataratas do Iguaçu sem tanto movimento? O outono é a melhor época para viajar. – Cesar I Martins, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

As Cataratas do Iguaçu, situadas no município paranaense de Foz do Iguaçu, estão entre os mais famosos pontos turísticos do Brasil. É evidente que devido ao reconhecimento, as filas para ver as majestosas quedas d’águas são grandes durante boa parte do ano.

Se você quer escapar desse movimento intenso, é uma boa decisão viajar para Foz do Iguaçu no outono, quando há menos turistas que o usual. Por lá, além de avistar as Cataratas por ângulos formidáveis, conheça também o Parque das Aves, um espaço natural com centenas de espécies de aves.

Para viajar de ônibus para Foz do Iguaçu, visite a página do BuscaÔnibus e encontre passagens por diferentes preços e horários.

Já sabe para onde viajar no outono em terras brasileiras? Lembre-se: no BuscaÔnibus você encontra passagens de ônibus para os melhores destinos turísticos.