Conheça os principais destinos turísticos na Caatinga

Você sabia que existem lindos destinos turísticos na caatinga? Veja quais os melhores lugares para visitar. – Washington Moraes, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

O único bioma 100% brasileiro é festejado no dia 28 de abril, o Dia Nacional da Caatinga. Por essa razão, criamos esse post para abordar essa vegetação que predomina no Nordeste e em parte de Minas Gerais e que tem como uma das mais importantes características a boa adaptação aos longos períodos de seca.

Muitos ainda associam a Caatinga às imagens com terra rachada, animais esqueléticos e crânios de bois espalhados por área sem matas verdes. No entanto, os espaços naturais do bioma são marcados por paisagens vivas de muitas cores e animais como sapo cururu, tatu-peba, gambá, a cobra cascavel, jaguaritica, arara-azul, entre outros. Ou seja, existem graciosos destinos turísticos na caatinga que merecem ser descobertos pelas múltiplas belezas.

Vale conhecer os locais para fazer trilhas na mata, observar de perto formações rochosas, interagir com a fauna e participar de muitas outras experiências incríveis em trechos de pura imersão à natureza intocada. As principais espécies de cactos presentes na Caatinga são xique-xique, mandacaru, facheiro e outras plantas que perdem pouca água, pois as suas folhas são espinhos. Além da resistência à falta de água, a vegetação espinhosa da caatinga também é protegida contra os animais que poderiam usá-las como alimentos.

O que acha de conhecer a caatinga de perto? Abaixo, saiba mais sobre o clima, a importância do bioma para o meio-ambiente e quais os destinos turísticos da caatinga merecem constar no seu roteiro de viagem.

Prepare a agenda – e as malas – porque vão surgir excelentes ideias para os próximos passeios.

Clima da caatinga

As altas temperaturas são marcantes durante boa parte do ano no território da caatinga. – Diogo Sérgio, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Com precipitação em torno de 800 mm por ano, o clima que predomina na caatinga é o semiárido. Durante os meses mais quentes e de maior estiagem – entre junho e dezembro – o solo fica ressecado e as temperaturas variam entre 25°C e 32°C, podendo chegar até 60°C no solo. Só para ter uma ideia, na fase de secura o calor é tão intenso que lagos e rios volumosos evaporam.

O melhor período para visitar a Caatinga é entre os meses de janeiro e maio, a principal temporada da chuva. Nessa época as folhas das plantas brotam e o verde é marcante, portanto, torna-se o momento propício para caminhar na mata e tirar as fotos mais bonitas do surpreendente conjunto de paisagens.

Em seguida, veja porque é tão importante debater com a sociedade e tomar atitudes concretas para preservar esse bioma de imensa relevância.

A importância da preservação da caatinga no Brasil

É ótimo convidar a sua turma e desbravar os destinos turísticos na Caatinga em diferentes estados do Brasil. Contudo, é fundamental viajar com o entendimento que é um dever coletivo preservar o bioma brasileiro.

Vasta, a vegetação ocupa mais de 730 mil quilômetros quadrados de extensão e abrange parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Piauí, o que corresponde a 11% do território do Brasil. Por toda a abrangência geográfica, a Caatinga apresenta considerável importância econômica, pois a área possui recursos florestais utilizados na produção de mel, pastagem de gado, comércio de plantas medicinais, etc. Além dos fatores econômicos, a Caatinga também é útil para a preservação do meio ambiente.

O verde toma conta da paisagem da Caatinga em dias chuvosos. – Allan Patrick, CCA Share Alike 2.0, Wikimedia Commons.

A preservação das matas favorece a manutenção da qualidade da água, a conservação do sol e biodiversidade local. Do mesmo modo, o respeito às riquezas naturais do território garante boas condições para o plantio de plantas medicinais, frutos silvestres e a produção de fibras e forragem; matérias-primas da Caatinga que as populações locais utilizam de forma sustentável.

Conclusão, a preservação da Caatinga é útil para a economia e ainda mais importante para a garantia dos recursos imprescindíveis para a qualidade de vida de todos nós, de modo que a atuação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) deve ser valorizado. Em tempos de intensos debates sobre a necessidade do controle da emissão de gases poluentes e manejo adequado de resíduos sólidos, não se pode negligenciar o valor da Caatinga, esse bioma tão versátil quanto surpreendente.

Curiosidades sobre a único bioma brasileiro

Agora fique com essas oito informações curiosas e interessantes sobre a Caatinga, um território que você vai amar visitar:

  1. O nome Caatinga vem do tupi e significa Mata Branca.
  2. Mencionar a importância da preservação da Caatinga não é apenas necessário, como urgente. Quase metade do território foi deteriorado pela ação humana e mais de 30% encontra-se em estágio avançado de degradação.
  3. As árvores mais altas podem chegar a 20 metros de altura.
  4. A luminosidade da Caatinga é muito alta e, por esse motivo, o estado do Ceará é chamado de “Terra da Luz”. São por volta de 2800 horas de luz do sol por ano.
  5. O Dia Nacional da Caatinga foi instituído em 2003 e a data 28 de abril é uma homenagem ao pesquisador João de Vasconcelos Sobrinho, renomado estudioso sobre o Meio Ambiente.
  6. A biodiversidade do bioma é enorme: calcula-se que existam mais de 1200 espécies de animais (327 exclusivos da região) e mais de 1000 espécies de vegetais (318 endêmicas).
  7. A ararinha azul, que vive na Caatinga, é a ave mais ameaçada de extinção do país.
  8. No clássico “Os Sertões”, o autor Euclides da Cunha dizia que “o sertanejo é antes de tudo um forte”. Então, é pertinente apresentar essa qualificação à Caatinga, essa vegetação que apesar dos desafios climáticos e da ação do homem, mantém-se viva, fértil e cheia de belezas.

5 destinos turísticos na Caatinga para você conhecer e se apaixonar

Chegou a hora de saber o que fazer na Caatinga em termos de lazer. Listamos cinco atrativos turísticos espetaculares para quem ama ecoturismo ou mesmo tem vontade de relaxar e apreciar lindas paisagens. Separe roupas leves, repelente, óculos escuros, protetor solar e um bom tênis, porque o seu passeio vai ser marcante.

1. Chapada Diamantina – BA

A Chapada Diamantina é um dos melhores destinos turísticos na Caatinga. – Jeilson Andrade, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina está situado em área que engloba áreas de Caatinga, Cerrado e Mata atlântica. Essa mescla de biomas forma um cenário natural multifacetado, com paredões rochosos estonteantes, vasta vegetação, cachoeiras e grutas. Pelos atrativos, aqui está um excelente destino para aproveitar o clima quente em meio a um repertório paisagístico cinematográfico.

A visita à Cachoeira da Fumaça e à Cachoeira do Buracão, a apreciação do pôr do sol no Pai Inácio e a realização trilha na Cachoeira do Mosquito estão entre os programas recomendados na Chapada Diamantina. Vai se preparando, tá? Há muitas surpresas escondidas nesse pedaço do paraíso em solo baiano.

A principal cidade-base para viajantes que chegam à Chapada Diamantina é Lençois, que fica a 427 km de Salvador. O BuscaÔnibus oferece passagens de ônibus por excelentes preços e em variados horários para o interior baiano. Bom passeio!

2. Canindé de São Francisco – SE

Canindé do São Francisco impressiona pela grandiosidade dos cânions. – Cleferson Comarela, Wikimedia Commons.

Elogiado destino turístico do estado de Sergipe, o município de Canindé de São Francisco reúne mostras naturais de encher os olhos e é um dos lugares imperdíveis para conferir os exemplares da Caatinga. Entre as atividades de lazer do local estão o passeio de catamarã, escuna ou lancha pelos cânions do rio São Francisco.

É uma experiência incrível observar as grandiosas montanhas avermelhadas e as espécies de aves e répteis. Aproveite para tomar banhos refrescantes e reserve momento do passeio para conhecer o Museu Arqueológico do Xingó, um espaço que possui objetos encontrados em mais de 50 sítios arqueológicos.

No site oficial do Buscanibus você encontra passagens de ônibus para Aracaju por diferentes preços e horários. A distância da capital de Sergipe até Canindé de São Francisco é de 196 km e o trajeto é realizado por ônibus intermunicipais.

3. Lajeado de Pai Mateus – PB

Visite o município paraibano de Cabaceiras e apaixone-se pelas formações rochosas do Lajeado de Pai Mateus. – Eduardo Kenji, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Na sua busca por destinos turísticos na Caatinga, não deixe de visitar o Lajeado de Pai Mateus, esse surpreendente sítio arqueológico que é o mais importante atrativo da cidade de Cabaceiras, na Paraíba. Com elevação rochosa de 1 km quadrado em formato que lembra um prato de sopa invertido, o local contempla 100 suntuosos blocos arredondados de granitos e vegetação típica da Caatinga, como xique-xiques e macambiras.

Juntas, as pedras emolduram um dos cenários mais espetaculares do planeta. Por isso, passei sem pressa entre as pedras e sinta a energia desse recanto especial. Ah, não se esqueça de apreciar o pôr do sol e inclua na sua bolsa o celular carregado ou uma boa máquina fotográfica, tá? Você vai tirar fotos espetaculares!

Cabaceiras fica a 190 km de João Pessoa e o deslocamento entre as cidades é feito por ônibus intermunicipais. Na página oficial do BuscaÔnibus você encontra passagens de ônibus para a capital da Paraíba por variados preços e horários.

4. Reserva Natural Serra das Almas – CE

A fauna e flora diversificadas são as maiores atrações da Serra das Almas, no Ceará. – Marcelo Silva de Carvalho Delfino, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

No município cearense de Crateús, as riquezas mais bonitas da Caatinga estão localizadas na Reserva Natural Serra das Almas. Ao programar a caminhada ecológica, cada visitante avista cactos, bromélias, rochas e interage com a fauna.

Mantida pela Associação Caatinga e conhecida pela UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera, a atração tem mais de 6 mil hectares e possui Centro de Visitantes, três trilhas ecológicas, um local bem interessante para a observação de aves e mais uma série de surpresas que encantam os amantes de ecoturismo.

Quer conhecer a Caatinga cearense? O site oficial do BuscaÔnibus disponibiliza passagens de ônibus para Crateús em preços e horários distintos.

5. Santana do Ipanema – AL

Que tal conhecer o sertão de Alagoas? – Rutemir Vieira, Facebook.

A última opção dos destinos turísticos na Caatinga que vale a pena conhecer fica em Alagoas. Situada no trecho do “sertão alagoano”, a bela Santana do Ipanema possui terras que foram desbravadas pelo bando de Lampião no passado e hoje é mais um ponto turístico da Caatinga que deve ser descoberto para passeios de bicicleta, caminhadas pela mata e apreciações.

Dica: programe o passeio guiado da Trilha na Serra da Camonga e observe as grandiosas árvores próprias da Caatinga, fotografe o maior mandacaru de Alagoas e aproveite a oportunidade para observar tudo de cima em voos de parapente ou praticar escalada e rapel nos paredões de rocha com mais de 30 metros de altura.

A cidade de Santana do Ipanema fica a 205 km de capital de Alagoas e a viagem entre ambas é feita por ônibus intermunicipais. Para conhecer o recanto natural, adquira passagem de ônibus para Maceió na página oficial do BuscaÔnibus.

Viu como existem muitos lugares bacanas no bioma 100% brasileiro?

Converse com a sua galera, busque passagens de ônibus baratas no BuscaÔnibus e viaje para esses e outros destinos turísticos na Caatinga. Todas as vegetações do Brasil são especiais!