
Nas vestimentas, na comida, nos costumes e principalmente na música, a cultura sertaneja é uma valiosa marca da brasilidade. Sendo assim, é importante comemorar o Dia do Sertanejo, que acontece em 3 de maio. A data homenageia as tradições de um povo que surgiu no sertão do Nordeste e gradualmente se espalhou por diferentes pontos do Brasil.
Em 1960, mais precisamente no dia 3 de maio de 1964, o Dia do Sertanejo começou a ser celebrado em iniciativa da Rádio Aparecida. A intenção era reverenciar os nobres e talentosos violeiros do sertão, que tinham o hábito de ir às missas na cidade de Aparecida, em São Paulo. Na ocasião, o produtor e apresentador, Geraldo Meireles, propôs que os músicos sertanejos se encontrassem todos os anos na cidade do interior paulista para honrar a música sertaneja.
Rica e multifacetada, a cultura sertaneja exerce hoje enorme influência em todas as partes do Brasil, seja em regiões rurais ou urbanas. Por isso, é fácil entender porque as músicas encantam pessoas de variadas idades há décadas. Sente curiosidade em entender sobre essa apaixonante marca cultural do nosso país e quer descobrir excelentes festas de sertanejo no Brasil para você incluir no próximo roteiro de viagem?
Não sai daqui, ok? Ao ler esse post você vai reforçar o seu respeito por esse conjunto artístico e cultural produzido por um povo forte, inteligente, criativo e que sempre se reinventa.
Um pouco da história da cultura sertaneja
É impossível comentar sobre o povo brasileiro, sem destacar a miscigenação, esse aspecto inerente à formação da nossa sociedade. Portanto, os sertanejos são parte da mistura dos brancos com índios que habitavam o sertão nordestino.

Em razão das difíceis condições de vida, decorrentes da seca, era difícil plantar na região de solo ressecado. Desse modo, a venda do couro e da carne do gado passou a ser a atividade econômica que garantia a subsistência da população. Pelo fato do sertão se estender do Nordeste ao trecho norte de Minas Gerais, o estilo de vida foi se espalhando pelos interiores e os hábitos compartilhados pelos povos que enfrentavam os mesmos desafios e desenvolviam padrões de sociabilidades semelhantes.
O jeito simples, as formas de se vestir, as comidas e o trato com o gado estão entre os elementos culturais que unem os sertanejos de modo geral. Mas, sem dúvidas, a habilidade com o violão e a inspiração tanto na elaboração de versos de amor quanto sobre temas do mundo rural, foi o fator que rompeu fronteiras e fez o Brasil se apaixonar pela cultura sertaneja.
Graças à relevância da música sertaneja na cultura brasileira, é justo dedicar um tópico exclusivo para abordar o assunto nesse post sobre o Dia do Sertanejo.
A música sertanejo conquistou o Brasil e tem muita história
Quando artistas como Luan Santana, Gustavo Lima, Jorge e Matheus, Henrique e Juliano, Maiara e Maraisa, a saudosa Marília Mendonça e tantos outros anunciam shows em qualquer cidade brasileira, é possível cravar uma certeza: vai lotar. Há tempos o sertanejo universitário é sucesso absoluto em todas as regiões e além das apresentações ao vivo, os grandes nomes da música fazem sucesso nas principais redes sociais, afinal, contam com milhares de seguidores.
Mas tudo tem um começo, certo? E a história por trás desse ritmo contagiante que hoje apresenta elementos do pop, da música eletrônica e até do rock, é antiga e bem interessante. Vamos conhecer um pouco? Agora mesmo!

A fase embrionária da história da música sertaneja remonta os tempos do Brasil Colônia, quando as rodas de viola animavam as confraternizações de portugueses entre risadas e goles de bebidas. Naqueles tempos, os europeus trouxeram o instrumento para cá e até mesmo os jesuítas o utilizavam nas celebrações religiosas.
Contudo, apenas em 1929, as primeiras músicas do gênero surgiram e o humorista, compositor e pesquisador Cornélio Pires foi o primeiro artística do Brasil, de forma oficial, claro. O sucesso das canções foi tanto, que a obra se esgotou em pouco tempo. Estudioso, Cornélio tinha o interesse de apresentar o estilo de vida caipira para todo o Brasil, não apenas por meio da música, como também por apresentações de teatro.

Nos anos posteriores, o terreno já estava pavimentado para o surgimento de outros artistas, como Tonico e Tinoco, Mandi e Sorocabinha e Raul Torres e Florêncio. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, ritmos musicais internacionais passaram a influenciar o sertanejo e novos instrumentos foram incorporados às apresentações e gravações. Se antes apenas a gaita e a viola caipira conduziam as músicas, a partir de 1945, a harpa e o violão e até mesmo o violino e o trompete, usados pela dupla Milionário e José Rico, ganhavam espaço.
Ainda na década de 1940, ascendiam as primeiras mulheres da música sertaneja; como Irmãs Galvão e Inhana da dupla Cascatinha e Inhana. Daí em diante, o estilo ganhou novas roupagens e disputou protagonismo na cultura popular brasileira.
Da linha mais próxima ao country norte-americano ao romântico, nomes como Sérgio Reis, Sula Miranda, Zezé de Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, e João Paulo e Daniel conquistaram o coração do brasileiro em décadas seguintes e abriram espaço para o sertanejo moderno e jovem que hoje é representado pelos artistas que dominam as mídias sociais e lotam shows e festivais.
Aliás, por falar em festivais, atenção total essas dicas bem legais do tópico abaixo. Você vai gostar.
4 Festas de sertanejo pelo Brasil em 2022
Que tal comemorar e até lembrar do Dia do Sertanejo nas melhores festas do país? Opções não faltam! Além dos diversos shows, existem muitos eventos durante o ano. Destacamos quatro imperdíveis para você convidar os seus amigos e amigas e comprar os ingressos o mais cedo possível. Aproveite!

1. Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos
A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos 2022 vai acontecer do dia 18 de agosto a 28 do mesmo mês. Considerado o melhor rodeiro da América Latina, o evento, realizado em área de impressionantes 2 milhões de metros quadrados, conta com quatro palcos, camping, espaço comercial e mais uma série de surpresas em estrutura diferenciada. Nesta 65ª edição vão rolar shows de Jorge e Matheus, Israel e Rodolfo, Wesley Safadão, Maiara e Maraisa, Gusttavo Lima e muito mais. Siga para o interior de São Paulo, porque a diversão está garantida.
Vale a pena se programar com antecedência para um evento desse porte, concorda? O site do BuscaÔnibus oferece passagens de ônibus para Barretos por excelentes preços. Não perca as oportunidades.
2. Festa do Peão de Cajamar
Realizada no mês do Dia do Sertanejo, do dia 20 a 29 de Maio, a Festa do Peão de Cajamar é mais um excelente atrativo de São Paulo. Com tradicionais provas de montaria que acontecem no Boiódromo (igualmente conhecido como Arena Cajamar), a festa tem na programação shows de Zé Neto e Cristiano, Chitãozinho e Xororó, Wesley Safadão, Os Barões da Pisadinha, entre outros.
Na página oficial do BuscaÔnibus, você acha passagens de ônibus para Cajamar por preços camaradas. Assim, não deixe de incluir na sua agenda esse evento de alto nível.
3. Festival Brasil Sertanejo em Belo Horizonte
Nos dias 7 de maio e 14 de maio vai rolar na capital mineira a 5ª edição de um dos mais completos festivais de música sertaneja do Brasil. O Festival Brasil Sertanejo vai ocorrer no estádio Mineirão e terá como atrativos Os Barões da Pisadinha, João Gomes e Felipe, Gabi Martins, Murilo Huff, Henrique e Juliano, Dj Alok e outras feras da cena pop e do sertanejo. Dá para programar um passeio para BH, né?
Caso você anime em seguir para Belo Horizonte numa viagem econômica e confortável, busque pelas passagens no site oficial do BuscaÔnibus.
4. Expoingá
O Expoingá é um megaevento cuja proposta é conectar cada participante ao universo do agro. Promovido pela Sociedade Rural de Maringá, a Feira possui agromuseu, eventos culturais com artistas da região, rodeio e promete sacudir o público com horas de agito em shows de Maiara e Maraisa, Luan Santana, Gusttavo Lima, DJ Dennis e mais. Corre para comprar os ingressos porque essa ótima atração, que será realizada no Parque Internacional de Exposições de Maringá, está marcada para rolar do dia 5 a 15 de maio.
Para comprar passagens de ônibus para Maringá por valores atraentes e em diferentes horários, visite a nossa página oficial.
Viva a cultura sertaneja!
Mesmo se não for possível programar uma viagem para participar das festas em datas perto do Dia do Sertanejo, não se preocupe, o ano todo há eventos incríveis em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Bahia, etc. Ou seja, o estilo sempre está em evidência. Isso porque, o sertanejo é uma expressão cultural sempre viva; na música, nos rodeios, nos exemplares gastronômicos de cada estado e até em outras formas de arte, como a literatura, a televisão e o cinema.
Pois é, o sertanejo expõe suas múltiplas facetas nas obras literárias de Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, Monteiro Lobato, Guimarães Rosa, em novelas como Pantanal e O Rei do Gado ou em filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha e O Auto da Compadecida, de Guel Arraes.
Todas as saudações do mundo à cultura sertaneja!
E já sabe, né? Para descobrir as maravilhas culturais de norte a sul e leste a oeste desse país de dimensões continentais, adquira as suas passagens no BuscaÔnibus. Acompanhamos vocês nos melhores passeios!
- Melhores festivais de inverno no Brasil em 2023
- Para onde viajar no feriado de Corpus Christi de 2023
- Conheça Porto Alegre e um dos seus símbolos mais tradicionais, o chimarrão
- Indaial (SC): O que fazer na cidade do Vale Europeu
- Festas de Páscoa em Santa Catarina 2023: aproveite!