
O Dia Internacional da Dança acontece em 29 de abril. Na ocasião, a modalidade artística é reverenciada no mundo inteiro como importante expressão cultural, cujas marcas são passadas de geração em geração e, claro, modificadas com o passar do tempo, afinal não existem costumes estáticos. E é fácil comentar sobre dança no Brasil, né?
Não é exagero pontuar que o Brasil é um dos países mais dançantes do mundo. Das festas tradicionais de maracatu, frevo, forró, samba, black music aos embalos do pop contemporâneo pagode e funk carioca, há ricas e multifacetadas faces culturais, cuja história perpassa gerações e segue caminhos particulares em diferentes regiões – e estados – do país. Além de todos os estilos populares, o Brasil tem relevância na dança clássica, com grupos de ballet elogiados no mundo inteiro. Conclusão: a dança está no DNA da cultura brasileira.
Nesse post do Dia Internacional da Dança, apresentamos parte da história dessa data especial, os caminhos da dança no Brasil, os principais benefícios da atividade para uma vida saudável e também expomos quatro festivais de dança no Brasil que valem a pena conhecer!
História do Dia Internacional da Dança
Criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO), o Dia Internacional da Dança é comemorado em 29 de abril, porque na mesma data nasceu o mestre do ballet francês Jean-Georges Noverre (1727 – 1810). O artista ficou famoso por ter elaborado uma das mais belas e importantes obras sobre a dança: a Lettres sur La Danse (As Cartas Sobre a Dança).

Coincidentemente, no mesmo dia 29 de abril (de 1937) nasceu Marika Gidali, bailarina húngara radicada no Brasil que participou da fundação do Ballet Stagium em São Paulo e foi ganhadora da Medalha da Ordem do Rio Branco graças à contribuição para a cultura brasileira. Vale destacar que a Gidali ganhou vários prêmios em sua carreira, dentre os quais o Prêmio Unesco de Mérito Artístico e o Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte.
A relevância histórica da dança no Brasil
Registros históricos concluem que as primeiras apresentações de dança no Brasil aconteceram no século XVI e estavam associadas aos rituais religiosos de tribos indígenas do período. De acordo com relatos dos jesuítas, os movimentos corporais ritmados ocorriam em eventos fúnebres, rituais de passagem ou como formas de afastar doenças.

Ao longo dos séculos, a soma e mescla das manifestações culturais indígenas, africanas, asiáticas e europeias influenciaram as danças que surgiram em solo brasileiro. Logo, as danças populares do Brasil, como o maxixe, forró, samba, entre outras, são parte do sadio resultado da incorporação de outras matrizes culturais. Mas claro, né, o tempero brasileiro é crucial para tornar as expressões únicas e hoje elementos fundamentais da identidade brasileira.

Já as danças clássicas, realizadas com a coordenação estética dos movimentos do corpo, chegaram ao Brasil no século XIX. Em 1813 foi apresentado no Rio de Janeiro o primeiro ballet do país e, a partir de então, companhias famosas de ballet da Europa colocaram o Brasil na rota. Graças às influências dos países europeus e à ideia de que o ballet contribuía para o aprendizado de hábitos de etiqueta, as danças clássicas passaram a ser buscadas pela alta sociedade e, ao mesmo tempo, expressões indígenas tornavam-se comuns na dança clássica produzida por aqui. Ou seja, a dança originada no Velho Continente também ganhou marcas brasileiras. Resultado: hoje, do popular ao clássico, o Brasil cravou a sua impressão digital na história da dança.
Percebeu porque ao tratar do Dia Internacional da Dança não dá para deixar o Brasil de fora, né? Mas diz aí, você gosta de dançar? Já pensou em entrar em uma escola de dança? No tópico abaixo apresentaremos boas razões para você colocar essa ideia para frente.
Benefícios da dança para a saúde física e mental
A prática de atividades físicas é recomendada por médicos como medida preventiva contra uma série de doenças. Da mesma forma que corridas na esteira e musculação, a dança é saudável e pode ser utilizada não apenas para o bem-estar do corpo, como também para a recuperação de auto-estima e outros cuidados com a mente. Destacamos cinco vantagens importantes para você começar a dançar ainda hoje, veja só!
1. Auxilia na perda de peso
Se você quer emagrecer, certamente já sabe que é providencial diminuir a ingestão de alimentos calóricos e adotar hábitos alimentares sadios, certo? No entanto, é igualmente indicado deixar o sedentarismo de lado e movimentar o corpo. Não gosta de academia? Então que tal se matricular em turma de dança do ventre, fazer aula de zumba, forró ou qualquer estilo do seu interesse? Vai em frente, pois é possível perder entre 200 e 600 calorias em uma hora de aula.
2. Combate o estresse e desânimo
Dançar estimula a produção de endorfina, serotonina e dopamina, hormônios do humor, bem-estar e felicidade. Sendo assim, quando você tem aquele dia estressante de trabalho ou preocupações excessivas prejudicarem seu sono e a sua qualidade de vida, a atividade surge como um eficiente antídoto. Além disso, as aulas também são uma boa oportunidade para a interação social.
3. Eficaz para a memória
O movimento sincronizados no ato da dança são benéficos para o hipocampo, área do cérebro responsável pelo armazenamento de memórias. Portanto, quando você decora os passos e os repete com frequência, há melhora na atividade cerebral e futuramente doenças como Mal de Alzheimer e Demência podem ser evitadas.
4. É bom para o coração
Movimentar o corpo faz bem em todos os sentidos, logo, a dança também é excelente para garantir a saúde cardiovascular. Quer uma dica de rotina bacana? Separe três ou quatro dias da semana para dançar por cerca de 30 minutis. Desse jeito, o seu coração vai transferir mais sangue para o seu corpo, o que traz mais energia. E como a dança ajuda a queimar calorias, também pode impedir ocorrências de hipertensão arterial, infarto, diabetes e AVC.
5. Aumenta a criatividade
A dança é um mecanismo de expressão e comunicação corporal sem o uso de palavras. Por isso, estimula partes do cérebro relacionadas ao raciocínio e à criatividade. Sem dúvidas, tais benefícios são favoráveis às atividades intelectuais do seu dia a dia.
E aí, já vai procurar a aula de dança perto da sua casa? Aproveite o Dia Internacional de Dança para se presentear, heim!
Em seguida, conheça festivais de dança brasileiros bem interessantes!
4 Festivais de Dança no Brasil que você precisa conhecer
Destacamos quatro eventos de dança que merecem reverência pela organização e importância. Caso você seja entusiasta ou mesmo tenha curiosidade por essa manifestação artística, aí estão quatro programas de alto nível.

1. Festival de Dança de Joinville
Realizado do dia 19 a 30 de julho de 2022, no Centreventos Cau Hansen,
o Festival de Dança de Joinville é um dos mais tradicionais do Brasil e em 2005 entrou no Guinnes Book – Livro dos Recordes , como o maior Festival de Dança do mundo com 4.500 bailarinos e 7 mil participantes. Todos os anos, o festival, criado em 1983 pela artista plástica Albertina e o professor de ballet Carlos Tafur, presenteia o público com belíssimas apresentações de ballet e também disponibiliza, oficinas, cursos, palestras e até aulas sobre a história da dança.
O site oficial do BuscaÔnibus oferece passagens de ônibus para Joinville por excelentes preços. Não deixe se programar para esse evento espetacular!
2. Festival Internacional VivaDança
Do dia 29 de abril a 8 de maio acontece, em Salvador, mais uma edição do Festival Internacional VivaDança, evento criado com o objetivo de saudar o Dia Internacional da Dança. Ampla e versátil, a programação traz workshops, apresentações de dança contemporânea, oficina de jazz, exibição de documentários e muitos mais. O evento é realizado em diferentes pontos da capital da Bahia.
A página oficial do BuscaÔnibus disponibiliza passagens de ônibus para Salvador em horários variados e com preços bem camaradas.
3. Festival Brasília em Dança
O Festival Brasília em Dança acontece no teatro Yara Amaral, em Taguatinga, do dia 29 de abril ao 1 de maio. Criado com o ideal de conectar e estimular a troca de experiências entre dançarinos, mestres, coreógrafos e jurados, o festival tem fóruns, workshops e competições de dança com quase 200 apresentações.
Para conseguir passagens de ônibus para Brasília por ótimos preços, consulte a nossa página oficial. Há diferentes opções de horários nas viagens.
4. FIDU – Festival Internacional de Danças Urbanas
Na capital gaúcha a dança também é festejada! Com a presença de mestres do Brasil e de outros países, o FIDU conta com batalhas de danças, showcase e até exposição de trabalhos de grafite de artistas locais. Do dia 11 a 13 de novembro, vale aparecer no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul para conferir o show de tantos artistas.
No site da Buscaônibus você encontra passagens de ônibus para Porto Alegre por preços excelentes e, assim, vai poder programar a sua viagem com antecedência.
No Dia Internacional da Dança, no Carnaval, nos festejos juninos ou em qualquer época do ano, dance bastante e curta a vida da melhor maneira possível! Ah, e realize as melhores viagens comprando a passagem no BuscaÔnibus, ok?
- Melhores festivais de inverno no Brasil em 2023
- Para onde viajar no feriado de Corpus Christi de 2023
- Conheça Porto Alegre e um dos seus símbolos mais tradicionais, o chimarrão
- Indaial (SC): O que fazer na cidade do Vale Europeu
- Festas de Páscoa em Santa Catarina 2023: aproveite!