Dia Nacional do Reggae: descubra a Jamaica brasileira e ótimos festivais

O Reggae é mais que um estilo musical, mas uma expressão cultural que conquistou o mundo. – ReggaeWalpapper, Facebook.

No Brasil, a musicalidade é viva em cada cidade, afinal, são inúmeros os estilos musicais que embalam o público em festas nas capitais e municípios de todas as regiões. Sendo assim, é válido comemorar o 11 de maio, o Dia Nacional do Reggae. Instituída por lei sancionada em 2012, a data comemorativa surgiu com a proposta de homenagear artistas brasileiros que contribuíram com a incorporação do estilo à música brasileira.

Vale destacar que 11 de maio é data do aniversário da morte de Bob Marley, o principal ídolo e força influente do Reggae na cultura pop mundial. Caracterizado por tons dançantes e cadenciados, o estilo musical foi criado na Jamaica no final da década de 1960, a partir da mescla dos gêneros rocksteady, ska, rhythm & blues americano e sonoridades da África. O ritmo é associado à crença jamaicana Rastafári e as letras geralmente tratam de amor, paz, positividade e trazem críticas sociais costuradas em versos intensos e criativos.

Além de Bob Marley, lendas do Reggae como Ziggy Marley (filho mais velho de Bob), Jimmy Cliff, Larry Marshal, Peter Tosh e Bunny Wailer tornaram o som popular e amado em todos os continentes. E como não poderia deixar de ser, aqui no Brasil existem representantes de peso do estilo e vários eventos que colocam a galera para dançar a noite toda.

Nesse post sobre o Dia Nacional do Reggae, veja quais os principais artistas do gênero no Brasil, entenda porque São Luís, no Maranhão, é conhecida como a “Jamaica brasileira” e descubra alguns eventos programados para 2022 pelo país, que você pode ir sem chance de se arrepender.

Será que vale a pena viajar pelo Brasil atrás de shows e festas de Reggae? Ao terminar de ler você ter certeza que sim!

Principais artistas de Reggae do Brasil

Nem é novidade pontuar que o Brasil é um país musicalmente eclético e que absorveu estilos de várias culturas. Do forró ao samba, nossos sons beberam das influências estrangeiras e hoje a música brasileira tem a sua própria identidade e até molda tendências em outros continentes. Assim, é óbvio que o Reggae com a “cara brasileira” nasceu, cresceu e já amadureceu ao longo dos anos.

Referência do Reggae brasileiro, Edson Gomes celebra 50 anos de carreira em 2022. – Coletivo Suíça Baiana, Facebook.

De Recife, o Grupo Karetas, surgido no final dos anos 1970, é considerada a primeira banda de Reggae do Brasil. Já nos anos 1980, o músico baiano Edson Gomes, que já se apresentava em anos interiores, explodiu pelo país com o som jamaico. De todo modo, artistas que trafegam por múltiplos caminhos musicais como Caetano Veloso e Gilberto Gil deixaram magistral contribuição para o Reggae em alguns de seus trabalhos e o estilo cada vez mais ganhou espaço nas rádios e programas de televisão.

A aclamada banda Tribo de Jah, do Maranhão, surgiu nos 1980, já fez shows em mais de 30 países e é motivo de orgulho para os maranhenses. Por outro lado, bandas de renome como Paralamas do Sucesso e Cidade Negra mesclaram o Reggae com o Rock, o Funk e o Soul e conquistaram milhares de fãs.

Nomes como Natiruts, Chimarruts, Maskavo, Planta e Raiz, Filosofia Reggae, Ponto de Equilíbrio e Armandinho também deixaram (e deixam) seus registros no Reggae do Brasil em diferentes épocas.

O Reggae no Brasil: entenda o protagonismo de São Luís (MA)

O Reggae chegou ao Brasil na década de 1970. Há mais de uma história sobre a origem do estilo, porém, a mais conhecida é a de que marinhos desembarcaram nos portos de São Luís e Cururupu com discos do cativante som jamaicano. Em pouco tempo, o Reggae já havia se espalhado pelas periferias e pelo centro da capital maranhense.

Inicialmente, um ponto chamou a atenção dos especialistas em estudos culturais: por que músicas em inglês faziam tanto sucesso com pessoas que não entendiam o idioma? Através de pesquisas, descobriram que o Reggae escancarava semelhanças entre o Maranhão e a Jamaica, pois os escravos trazidos para ambos os destinos eram do mesmo grupo. Ou seja, existiam particularidades relacionadas às sonoridades que aproximavam os povos.

O belo Centro Histórico de São Luís possui boas casas de Reggae. – Amanda Frazão, Facebook.

Da mesma forma que na Jamaica, o Reggae em São Luís pautava os anseios, alegrias e assombros do povo com os problemas da sociedade. Contudo, a cadência leve e gostosa das músicas também agradava os casais que gostavam de dançar coladinho. Conclusão, o Reggae passava – e passa – tanto pela crítica social, quanto pelo romantismo e pela pura e simples ideia de reunir a galera que ama se divertir a noite inteira.

Além do Maranhão, o Reggae apaixonou os ouvintes no Pará e Bahia e depois se espalhou por todo o país. Hoje, ainda existem grupos que apresentam o Reggae roots (raíz, autêntico), cujas músicas destacam bases rítmicas semelhantes às das bandas e artistas dos anos 1980. Contudo, no mainstreen musical o gênero hoje apresenta-se mais misturado ao pop contemporâneo.

E aí, que tal viajar para São Luís e conhecer as riquezas culturais da Jamaica brasileira? Abaixo confira dicas bem interessantes sobre o turismo no Maranhão para você entender porque o Dia Nacional do Reggae merece todas as repercussões positivas.

Museu do Reggae do Maranhão

O que acha de assistir uma aula superinteressante sobre o Reggae? – Meu Maranhão Raíz, Facebook.

Primeiro espaço cultural dedicado ao Reggae fora da Jamaica, o Museu do Reggae do Maranhão foi inaugurado no dia 18 de janeiro 2018 com o objetivo de materializar as memórias do estilo que se fez maranhense. O local possui cinco ambientes, em que são homenageados artistas locais que já morreram e tradicionais casas de Reggae de São Luís.

Nas salas de exposições, cada visitante vai ter o privilégio de apreciar discos raros, vídeos, fotografias e até objetos importantes, como uma guitarra usada pela banda Tribo Jah durante apresentações em 20 países. Tem mais! No museu ainda rolam rodas de conversa, aulas de dança e exibições de filmes. Gostou? Então visite essa preciosidade localizada no Centro Histórico de São Luís.

Onde ouvir Reggae em São Luís

Tem balada em São Luís? Claro que sim! – Rotatória Roots, Facebook.

É evidente que você vai querer ouvir boas músicas e dançar bastante na viagem para a capital do Maranhão, certo? Pode se animar, porque as noites fervem e existem ótimos lugares que tocam Reggae em São Luís.

Em variados bairros da cidade existem excelentes casas e bares de Reggae para você o som jamaicano ao lado de amigos e familiares. Dicas? É para já! É uma boa ir ao Bambu Bar, ao Espaço Roots, ao Creole Restaurante e Bar, ao Point Celso Cliff e tantos outros recantos incríveis. Ah, não deixe de pedir orientação aos guias de turismo, funcionários de hotéis e para a população, pois hora ou outra surgem locais novos e pode acontecer de você viajar no período em que vai rolar algum show de uma grande banda. Quem sabe? Muita sorte, heim.

Já com o pensamento em pegar a estrada? Encontre as passagens de ônibus para São Luís mais baratas no site oficial do BuscaÔnibus.

Por falar em show, o que acha de aproveitar o Dia Nacional do Reggae e se planejar para ir a ótimos eventos pelo Brasil? Caso a ideia pareça boa, o tópico seguinte vai te interessar.

3 Eventos de Reggae no Brasil em 2022

Não há tempo ruim para shows incríveis, certo. Por isso, seja no Dia Nacional do Reggae ou qualquer outra data, inclua na sua agenda, esses eventos sensacionais do estilo que conquistou o Brasil.

1.Festival União Reggae + Rap 2022Recife: atrações como Vibrações, Preto Jamah, o rapper Djonga, entre outros, se apresentam no Clube Português em Recife no dia 3 de junho de 2022.

2. Armandinho e Maneva – Rio de Janeiro: dois artistas que expõe o melhor do Reggae romântico animam a noite do dia 11 de junho de 2022, na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro.

3. Reggae Live Station – São Paulo: showzaço com data marcada para 28 de agosto de 2022 no Espaço das Américas, em São Paulo, com a banda jamaicana criada por Bob Marley, The Wailers e os grupos Chimarruts e Mato Seco.

Viu como o Reggae já deixou sua marca no Brasil? Agora só falta você escutar as músicas nas melhores festas e conhecer de perto esse estilo musical que também é uma valiosa manifestação cultural. Ah, e para seguir viagem rumo a tantos lugares interessantes, compre as passagens no BuscaÔnibus. Os valores são camaradas e há vários dias e horários disponíveis para você agendar os passeios com calma e antecedência!