9 Dicas para viajar sozinho pelo Brasil e aproveitar ao máximo

Aventure-se pelos lugares mais bonitos do Brasil. – Foto: Unplash.

Você já pensou na possibilidade de viajar sozinho para cidades brasileiras? Foco nessa ideia! Eis umas das experiências que todos precisamos realizar uma ou mais vezes na vida. Além de permitir o amadurecimento e o autoconhecimento, viajar por conta própria oferece 100% de liberdade para a elaboração dos roteiros e é ótimo para fazer amizades.

Por essas e outras razões, vale a pena programar um passeio para cidades históricas, belos recantos naturais e até para municípios de grande ou médio portes e repletos de atividades de lazer.

O site oficial do BuscaÔnibus disponibiliza passagens de ônibus baratas para os melhores destinos do Brasil. Sendo assim, leia as recomendações abaixo para você viajar sozinho ou sozinha e planeje o mais rápido possível a diversão!

1. Hospedar-se em hostels é bom para fazer amizades

Se mesmo sem os amigos e familiares por perto você não abre mão de estar perto de outras pessoas e quer juntar-se a novos grupos, é um sábia decisão hospedar-se em hostels. Por outro lado, caso prefira a calmaria e o recolhimento, opte por pousadas e hotéis. Antes de fazer a reserva, lembre-se de pesquisar pela avaliação dos hóspedes sobre a qualidade dos serviços, atendimento, estrutura do estabelecimento, localização, etc.

2. Converse com a população local

Aproveite as andanças ao longo do dia para bater papo com os moradores da cidade visitada. Aí está uma excelente maneira de conhecer a história e boas curiosidades de cada lugar, além de guardar novas recomendações de passeios. De modo geral, a população é solícita e tem satisfação em atender bem os viajantes. Aproveite.

3. Cuidado com as bagagens

Muita gente que viaja só ou acompanhada passa por momentos de distração em rodoviárias, hospedagens ou nos pontos turísticos. Normal, afinal, as expectativas e ansiedades mexem com os ímpetos. Porém, atenção redobrada às malas e bolsas, tá? Aliás, leve apenas uma mala (ou mochila grande), porque vai ser muito mais fácil estabelecer controle e evitar a perda dos seus objetos pessoais.

4. Escolha um dia para não fazer (quase) nada

Praticamente 10 entre 10 viajantes querem conhecer o maior número de pontos turísticos possíveis e se divertir manhã, tarde e novo no destino escolhido. É claro que a animação é bem-vinda, porém, caso você tenha a opção de realizar uma viagem longa, reserve pelo menos um dia para descansar no hotel ou fazer um passeio leve nas imediações da hospedagem. É de suma importância guardar energias para os passeios seguintes e até parar um pouco e refletir sobre o que foi feito até o momento.

5. Não cumpriu a programação? Calma, pode até ser melhor assim

Ao viajar sozinho você provavelmente vai organizar um roteiro cuidadoso, certo? Ótimo! E se no dia a dia fugir do roteiro e outros pontos turísticos entrarem na rota? Melhor ainda! Planejamento é importante, mas guarde uma certeza: as surpresas compõe as melhores viagens de nossas vidas. Portanto, abrace as novidades e as imprevisibilidades com carinho.

6. Conecte-se com a natureza e caminhe pela cidade

Em viagens para lugares com trilhas, cachoeiras e vegetação preservada, acorde cedinho e aproveite ainda no início da manhã o silêncio e a atmosfera gostosa da natureza. Se vai viajar para cidades históricas, ande sem pressa pelas ladeiras cercadas por casarões centenários, observe as placas, o ir e vir dos transeuntes e sinta as nuances locais. A imersão à natureza e às esquinas urbanas traz um desses prazeres simples e raros que só as melhores viagens proporcionam!

7. Conheça lugares fora das zonas turísticas

Como já foi pontuado aqui, as surpresas estão presentes nas melhores viagens de ônibus pelo Brasil e até para outros países. Por isso, vale pesquisar por lugares fora dos roteiros mais badalados e até descobrir relíquias. Conversando com os moradores ou mesmo por conta própria (muitas das vezes quase que por acaso) dá para achar recantos incríveis, então, caminhe calmamente e observe as belezas das cidades.

8. Desfrute da culinária típica

Não é exagero afirmar que comer bem é um dos programas mais interessantes em viagens, concorda? Assim, quando você viajar sozinho, pesquise pelos melhores bares, pubs e restaurantes e prove as delícias da culinária no almoço, lanche da tarde, jantar e também na sobremesa. O Brasil é destaque gastronômico internacional e a gastronomia mineira, baiana, goiana, gaúcha e tantas outras contam com exemplares prestigiados no mundo inteiro. Por essa razão, presentei o seu paladar com delícias salgadas e doces!

9. Se possível, organize a viagem com antecedência

E aí, já sabe para onde viajar? Planeja fazer um bate e volta ou tem mais interesse em ir para outro estado ou mesmo uma região diferente? Pois bem, seja qual for o destino, para ter a chance de comprar passagem mais barata e ter a comodidade de já deixar reservado o lugar desejado no ônibus, é uma boa organizar a viagem e comprar a passagem de ônibus dias ou meses antes do embarque.

Você precisa viajar sozinho de ônibus pelo Brasil e curtir as incontáveis maravilhas naturais e urbanas desse país que nunca para de surpreender. Siga o Instagram do BuscaÔnibus para encontrar dicas de viagens e promoções incríveis e fique por dentro de aplicativos que podem melhorar a experiência da sua viagem. Com certeza o seu passeio vai ser transformador.

Deixe um comentário