
Se no final de abril aconteceu o primeiro eclipse solar do ano, entre os dias 15 e 16 de maio de 2022 um eclipse lunar total vai decorar o céu da América do Sul e do Brasil. O fenômeno inicia-se às 23:27 minutos do domingo, dia 15, e vai até a segunda dia o 16 de maio às 3:50 minutos. O ponto máximo, quando a Lua estiver toda vermelha, acontecerá às 01h11.
Portanto, caso você aprecie encantadores fenômenos astronômicos, vale a pena dormir um pouco mais tarde, afinal, o evento é raro. Para se ter uma ideia, o próximo eclipse lunar com semelhante grandiosidade está programado para acontecer apenas no dia 14 de março de 2025.
Ainda que a ocorrência de eclipses seja recorrente durante o ano, o aparecimento de dois eclipses em um curto período não é comum. Sendo assim, é justo pontuar que 2022 é um ano de sorte para os privilegiados que tiveram condições de observar o primeiro ou todos que se preparam para guardar na memória o de maio.
Quer conferir informações sobre belo fenômeno, descobrir curiosidades e saber onde ver o eclipse lunar no Brasil? Opa! Siga a leitura!
O que é um eclipse lunar?
O eclipse lunar ocorre quando a Lua se posiciona na área da sombra da Terra, no instante em que ambos e o Sol estão alinhados. No momento do evento, a Terra cobre o disco lunar e a Lua adquiri uma coloração avermelha. Chame-se eclipse lunar total, quando a sombra completa da Terra é projetada na Lua e esta passa a ser chamada por muitos de Lua de Sangue.
5 Curiosidades sobre o eclipse da lua

Você sabia que a ocorrência de eclipses também se relaciona com o misticismo e superstições que ao longo da história ganharam diferentes roupagens? Abaixo, confira curiosidades instigantes sobre o eclipse lunar e veja como o fenômeno já foi compreendido de maneiras peculiares:
- Os chineses antigos acreditavam que os eclipses lunares representavam um dragão que tentava devorar a lua. O dragão era a energia do sol e masculina, enquanto a Lua, a energia feminina.
- Já de acordo com um mito da África do Sul, o Sol e a Lua brigavam durante o eclipse e cabia às pessoas estimularem os astros a resolverem o imbróglio.
- O capitulo 2, versículo 31 do livro de Joel do Antigo Testamento da Bíblia descreve o eclipse lunar: “O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”.
- Muitas tribos da América do Norte diziam que os eclipses eram um sinal para transformações e restauravam o equilíbrio do universo. Por tal importância, o evento era saudado com festejos e danças.
- Os Incas acreditavam que o vermelho da Lua era sangue e que o satélite natural estava sendo devorado por um jaguar. Então, em tempos de eclipses, os povos se reuniam e faziam muito barulho com a intenção de afastar o felino.
Onder ver o eclipse lunar no Brasil
Boa notícia, heim! Da mesma maneira que em demais partes da América do Sul, o Brasil inteiro está localizado em região cujas condições são favoráveis à visualização do eclipse lunar. Por outro lado, são as condições climáticas que vão definir qual o melhor lugar para observar o espetáculo no céu da melhor maneira possível. Assim, caso o dia não esteja nublado na sua cidade, vale a pena olhar para o céu e procurar a lua para vislumbrar um acontecimento astronômico sem igual.
É possível assistir o eclipse na internet
Se na sua cidade as nuvens esconderem a Lua justamente entre o fim da noite de domingo, dia 15 de maio, e o início da segunda, dia 16, não se preocupe. Dá para observar o eclipse lunar total por meio da transmissão ao vivo na página do Youtube do Observatório Nacional. Então, indique o link para os seus amigos e junte-se a outros internautas que amam observar a Lua de Sangue.
Gostou do post? Continue visitando o blog, pois sempre apresentamos novidades, dicas de viagens e informações sobre os lugares mais especiais do Brasil, os quais você merece conhecer em viagens cujas passagens estão disponibilizadas no BuscaÔnibus. Na página você acha passagens baratas e em horários variados.
- Indaial (SC): O que fazer na cidade do Vale Europeu
- Festas de Páscoa em Santa Catarina 2023: aproveite!
- Joinville (SC): O que fazer, quando visitar e dicas de lazer
- Festival Brasileiro da Cerveja: Visite Blumenau e participe!
- Praias desertas em Florianópolis: 6 atrações imperdíveis