Eclipse Solar: onde assistir no Brasil e curiosidades sobre o fenômeno

Já estão na expectativa para o primeiro eclipse de 2022? – Christian Ramirez Gonzalez Veron, Wikimedia Commons.

No sábado, dia 30 de abril de 2022, acontece o primeiro eclipse solar do ano. O fenômeno, que surgirá a partir das 15h45 (horário de Brasília), enche os olhos de quem ama espetáculos visuais não corriqueiros e são compreendidos de modo particular por astrólogos e entusiastas do campo do conhecimento. Segundo a astrologia, o eclipse confere destaque a assuntos relevantes na vida das pessoas por cerca de seis meses.

Há diferentes formas de compreender o eclipse solar e muitas curiosidades ainda o cercam. Portanto, nesse post apresentaremos boas informações e também vamos mostrar onde assistir o eclipse no Brasil e até expor um link com transmissão do eclipse em tempo real.

Surgiu a curiosidade? Continue a leitura e certamente você vai sentir ainda mais prazer em conferir de perto esse e outros fenômenos astronômicos!

O que é um eclipse?

O eclipse solar é um fenômeno que consiste no escurecimento parcial ou total de um astro devido à interposição de um segundo astro na fonte de luz. Há dois tipos de eclipses: o eclipse solar (o que vai surgir no dia 30 de abril) e o eclipse lunar.

Não é recomendado olhar diretamente para o eclipse. Para apreciar o fenômeno, recomenda-se o uso de óculos especiais. – luispihormigueiro, Wikimedia Commons.

Vamos às diferenças! O eclipse solar ocorre quando a lua estabelece posição entre o Sol e a Terra, formando uma sombra em determinada parte do planeta. Essa área do eclipse fica escura por determinado período, assim, é comum dizer que “o dia virou noite” nas regiões em que o evento é observado com plenitude. De acordo com a NASA, no próximo dia 30 de abril, ocorrerá o eclipse solar parcial, ou seja, a lua interpõe-se apenas por uma parte entre a Terra e o Sol, o que significa que o dia não será escurecido por completo.

Ao contrário do eclipse solar, o eclipse lunar acontece na ocasião em que a Lua entra na área da sombra da Terra, que aparece no momento em que a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados. Com esse alinhamento, a sombra da Terra é exposta na superfície lunar de modo parcial ou integral.

7 Curiosidades sobre o eclipse solar

Na história da humanidade, o eclipse foi interpretado por variadas perspectivas e a dimensão mitológica dos povos antigos orientou a compreensão do fenômeno de maneira particular. Quer saber mais? Destacamos abaixo 7 informativos curiosos sobre o eclipse solar, veja só:

  1. Na China Antiga acreditava-se que o eclipse ocorria quando um dragão devorava o Sol.
  2. Os INCAS da América do Sul consideravam os eclipses solares eram uma demonstração de ira de INTI, o Deus do Sol.
  3. Na Roma Antiga os povos tinham o costume de gritar em voz alta com a intenção de salvar o Sol eclipsado e trazê-lo de volta.
  4. O eclipse solar confunde o reino animal. No momento em que o dia vira noite por períodos variados, muitos deles preparam-se para dormir ou modificam a rotina de forma abrupta.
  5. A duração máxima de um eclipse é de 7.58 minutos.
  6. Budistas do Tibete acreditam que boas ou más intenções se multiplicam por mil durante o fenômeno astronômico.
  7. Todos os anos acontecem dois eclipses por ano em alguma parte da Terra.

Onde assistir o eclipse solar no Brasil?

Infelizmente o eclipse solar parcial que vai acontecer no final de abril não aparecerá para muita gente. Vai ser possível ver o fenômeno em um pequeno trecho do sudoeste brasileiro, como na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Por outro lado, será viável observá-lo com clareza em países como Argentina, Uruguai, Chile, no sudeste do Peru e sudoeste da Bolívia.

Ainda que o evento astronômico não seja visível para a maioria dos brasileiros, temos uma boa notícia: é possível assistir à transmissão ao vivo do eclipse solar por intermédio deste link da página do Youtube do Observatório Nacional. Então, já sabe, né? É só ligar o seu computador ou a TV e observar a ocorrência de imensa beleza.

E aí, gostou do post? Nessa página sempre apresentamos informações, curiosidades e dicas de viagem. Aliás, caso você não abra mão de viagens de ônibus baratas, busque por passagens no BuscaÔnibus. Quer economizar nos passeios? Conte conosco!