Indaial (SC): O que fazer na cidade do Vale Europeu

Indaial o que fazer
Um guia cheio de opções nessa cidade de mil encantos. Foto: Warnow.Indaial.SC/Facebook.

Fazer trilhas, sentir o frio na barriga ao praticar rafting, curtir a calmaria da área urbana e muitos outros atrativos tornam Indaial, um gracioso destino turístico de Santa Catarina. Situado no Vale Europeu catarinense, o município, que faz aniversário no dia 18 de março, tem um pouco mais de 70 mil habitantes e carrega traços culturais da colonização alemã e italiana.

Que tal caminhar por ruas decoradas com flores e visitar uma praça com plantas vitórias-régias? Então, organize-se para comprar a passagem de ônibus para Indaial pelos melhores preços no site do BuscaÔnibus. Vai ser um privilégio passar os dias em cidade tranquila, mas cheias de atividades interessantes para viajantes de todas as idades.

Em seguida, veja quais os mais bacanas pontos turísticos de Indaial, saiba onde comer, qual o melhor período para marcar o passeio e como chegar lá.

O que fazer em Indaial: 7 recomendações de lazer

Chegou o momento de saber onde ir em Indaial no dia da visita! Note como tanto as áreas urbanas, quanto os trechos rurais oferecem amplas possibilidades de divertimento e imersão à natureza.

Organize a sua agenda porque vem coisa boa por aí!

1. Rafting no rio Itajaí-Açu

Indaial SC rafting
O Turismo de aventura é um dos pontos altos de Indaial! Foto: Capivara Rafting e Aventuras/Facebook.

O rio Itajaí-Açu é apontado como um dos melhores do país para a prática de rafting, devido aos variados tipos de corredeiras que o cortam. Por isso, se você já realizou a aventura em outro lugar e quer praticar novamente ou se tem o interesse de descobrir, aproveite o caminho das águas de Indaial.

Na área territorial do município são 4km de percurso cheio de curvas e descidas de diferentes intensidades. Além do adrenalina em cima do bote inflável, é sempre bom apreciar o repertório paisagístico da região. Para não sentir insegurança, fique ciente que o percurso é feito por empresa séria e com acompanhamento de um guia experiente. Sem contar que cada pessoa utiliza capacete e colete salva-vidas.

2. Parque Nacional da Serra do Itajaí

Parque Nacional da Serra do Itajai
Com o auxílio de guias da região você tem a chance de percorrer as melhores trilhas do parque. Foto: Johnny Ringenberg/Facebook.

O Parque Nacional da Serra do Itajaí, criado em 2004, engloba os municípios de Indaial, Botuverá, Gaspar, Apiúna, Blumenau, Vidal Ramos, Ascurra e Presidente Nereu. Trata-se de recanto indicado para a prática de trilhas, montanhismo, piquenique e contemplação de preservados exemplares da Mata Atlântica.

É igualmente possível tomar banho nos riachos e observar a vida silvestre. Mais um destino indicado para entusiastas do ecoturismo, mas vale pontuar que é recomendado fazer os passeios com guias da região, ir com tênis em boas condições, roupas leves e levar garrafas de água na bolsa.

3. Ponte dos Arcos

Ponte dos Arcos Indaial SC
Ponte dos Arcos, o cartão postal de Indaial. Haroldo Viebrantz/Facebook.

Inaugurada em 10 de outubro de 1926, a Ponte dos Arcos de Indaial foi a primeira ponte de concreto com porte considerado grande construída no Brasil. Hoje, o monumento é um símbolo da cidade e orgulho dos moradores.

Como o fluxo de carros é grande no local, é importante ter cuidado na visita. Caso você queira tirar fotos, o que é uma ótima ideia, recomendamos ir ao atrativo de manhã cedo ou no momento do pôr do sol.

4. Igreja Santo Estanislau

Igreja Santo Estanislau em Indaial SC
A história de Indaial também é contada por suas edificações. Josiel de Azevedo/Facebook.

A Igreja Santo Estanislau fica localizada na Estrada das Areia, em trecho alto, cercado por montanhas cobertas por vegetação. Ou seja, além da arquitetura da edificação, o repertório da paisagens e a atmosfera local já fazem a atração merecer destaque nesse lista.

Embora a pedra fundamental da igreja tenha sido lançada em 1950, exista no mesmo local uma capela antiga, que em 4 de junho de 1878 foi benzida pelo Padre José Maria Jacobs. No dia da visita lembre-se que o oratório e o cemitério também são locais que você deve ir.

5. Bairro Warnow

Bairro Warnow Indaial SC
Passear pelo bairro Warnow traz a sensação de volta no tempo. Confira antiguidades que ficam na memória. Foto: Margot Friedmann Zetzsche/Facebook.

Se a arquitetura enxaimel é uma marca dos antepassados em distintos pontos de Santa Catarina, o bairro Warnow é uma espécie de museu a céu aberto em Indaial, pois conta com diversas construções moldadas pela arquitetura europeia. O local ainda é agraciado com área verde e a típica calmaria interiorana que torna a viagem para Indaial sempre agradável.

Na região dá para andar a cavalo e de bicicleta para conhecer lugares como: a Sociedade de Caça e Tiro de Warnow, a Igreja Nossa Senhora do Socorro e a ponte Pênsil. Curiosidade: em algumas comunidades do bairro o idioma alemão é usado como língua principal.

6.  Praça João Hennings Filho

Indaial SC o que fazer vitoria regia
A contemplação pode ser feita pelo dia ou pela noite, pois a praça tem ótima iluminação. Foto: João Carlos da Silva/Facebook.

Embora a foto acima seja noturna, a Praça João Hennings Filho é um reverenciado ponto de encontro nas manhãs, graças ao jardim bem cuidado com chafariz, fonte e flores coloridas. Contudo, o principal atrativo da praça são as vitórias-régias.

Com folhas grandes e redondas, a graciosa planta de origem amazônica adaptou-se ao clima de Indaial graças ao empenho do preservacionista Valdemiro Nasato e do padre Raulino Reitz que trouxeram sementes para o interior catarinense. Além de decorarem o lago da praça, as também plantas podem ser vistas na lagoa do Parque Municipal João Schulemburg.

7. Rota do Cicloturismo de Valeu Europeu

cicloturismo do Vale Europeu
A Ponte dos Arcos é um dos pontos de passagem da circuito de bicicleta em Indaial. Silvio Furtado/Facebook.

Indaial faz parte da famosa rota do cicloturismo do Vale Europeu. A atividade é marcante, afinal, percorre áreas urbanas e vias ruais com paisagens admiráveis. No caminho cercado pelas matas, aventureiros e aventureiras passam por cachoeiras, riachos e animais como sapos, insetos e pássaros de diferentes espécies.

Com 350 km de extensão e englobando cidades como Timbó, Apiúna, Ascurra, Pomerode, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Benedito Novo e Rodeio, o circuito é desafiador e por isso é mais recomendado aos ciclistas experientes. De qualquer forma, como o trajeto é seguro, mesmo se for o primeiro contato com a atividade, caso você esteja em boa forma física, junte-se com outros ciclistas e vivencie uma experiência inédita.

Onde comer

Os principais estabelecimentos gastronômicos de Indaial estão localizados na região central. A cidade conta com restaurantes de distintos níveis, além de bares e lanchonetes para uma refeição rápida.

Além das variadas especialidades gastronômicas que servem ao almoço, jantar ou lanches ocasionais, é uma boa provar as delícias típicas da culinária alemã.

Melhor época para viajar para Indaial

O clima em Indaial é agradável de janeiro a dezembro. Sendo assim, dá para programar a viagem o ano inteiro, mas claro, como em toda cidade, há meses mais chuvosos, o que sempre solicita atenção.

Para percorrer as trilhas da região e passar pelos caminhos rurais e urbanos do Vale Europeu de bicicleta, os melhores meses para ir à Indaial são abril e maio. Como o solo seco nesta época, as estradas de terra ficam mais conservadas e propícias para as trilhas.

Embora entre abril e agosto as chuvas sejam mais frequentes, os índices pluviométricos variam de um ano para outro. Por isso, é uma boa consultar a previsão do tempo semanas antes da viagem e, assim, evitar imprevistos.

Como chegar

Indaial fica a 171 km de Florianópolis e o acesso entre as cidades é feito pela BR-470 e BR-101. Da rodoviária de Floripa saem ônibus para Indaial regularmente e a principal empresa que realiza o trajeto é a Reunidas.

É uma boa viajar de ônibus para as cidades do Vale Europeu

Gostou das indicações em Indaial? Vale a pena marcar o passeio com a turma o mais rápido possível, heim!

Aproveite e compre as passagens de ônibus para outras cidades do Vale Europeu que conquistam pelo conjunto de belezas e pelos valores históricos. É fácil fazer um bate e volta entre as cidades próximas, porque diariamente saem ônibus, então, não se preocupe pois dá para preencher a agenda com atividades diurnas e noturnas pelo interior catarinense.

No BuscaÔnibus você encontra passeios pelo Brasil inteiro pelos melhores preços! Há até uma página com passagens de ônibus promocionais, onde você encontra descontos de até 90%. Já é hora de fazer as malas!