
Com pouco mais de 600 mil habitantes, Joinville é a mais populosa cidade de Santa Catarina e um destino que precisa ser incluso nas melhores rotas turísticas. É tão agradável caminhar pelas ruas planas do centro e visitar os museus, quanto passear nos parques arborizados e curtir natureza preservada dos recantos rurais. Ainda que não seja uma cidade pequena, Joinville guarda o encanto bucólico de lugarejos, mas presenteia visitantes com incontáveis atividades.
A monotonia passa longe, por isso, adquira a sua passagem de ônibus para Joinville, pois a diversão está garantida.
Joinville comemora aniversário no dia 9 de março, mas merece ser saudada de janeiro a dezembro. É encantadora pela sua qualidade vida, infraestrutura urbana, pelo admirável repertório paisagístico, clima agradável e preservação cultural. Sendo assim, destacamos abaixo informações e dicas para você não ter dúvidas que precisa convidar a turma e marcar a viagem o mais breve possível.
Como chegar
Localizada a 183 km de Florianópolis, Joinville é conectada à capital catarinense pela BR-101. Da Rodoviária de Florianópolis saem ônibus regularmente para o destino das empresas Catarinense e Reunidas. Caso viajantes cheguem de avião, é válido ressaltar que já existem ônibus que saem do aeroporto de Floripa para outras cidades catarinenses em horários diversos.
Como forma de agilizar o seu passeio, é uma boa consultar as rotas para Joinville do aeroporto.
Melhor época para visitar
Depende! Quem gosta da frio, mas ainda assim preza pelos passeios ao ar livre, a melhor período para ir à Joinville é no inverno. Para os padrões catarinenses, o inverno é considerado ameno e as temperaturas em média variam entre 14 °C, e 21 °C. Claro que há dias em que o frio é mais rigoroso, por isso, não deixe de incluir casacos, calças e luvas na mala, certo?
Por outro lado, para a turma que não dispensa os dias de sol e quer aproveitar o ecoturismo na região, os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março são os mais agradáveis. Os meses tradicionalmente mais chuvosos são janeiro, maio, junho e dezembro, contudo, é evidente que o clima varia bastante de um ano para o outro.
Recomendação útil: semanas antes do passeio, consulte a previsão climática da cidade e leia o noticiário para saber sobre o clima no dia da viagem. Mas pode ter certeza: Joinville é um espetáculo o ano inteiro.
O que fazer em Joinville: 7 dicas especiais
Cidade dos Príncipes, Cidade da Dança, Manchester Catarinense e Cidade das Flores são os apelidos dessa cidade com o quarto maior IDH de Santa Catarina. Veja quais são os principais pontos turísticos de Joinville e organize a sua agenda para conhecer todos eles e até fazer novas descobertas.
1. Mirante do Morro da Boa Vista

Quer observar e fotografar a área urbana e natural da cidade por perspectiva única? Não tem erro! Siga para o Mirante do Morro doa Boa Vista. Situado a 250 metros de altura, o atrativo é acessado por uma entrada no Zoobotânico, em caminho que permite o encontro com vegetação e saguis. Ou seja, antes mesmo de checar o visual, já dá para sentir aquele gostinho do contato com a natureza.
Se você não for especialista em trilhas, não se preocupe. A caminhada dura apenas 10 minutos e é bem tranquila. Além disso, quando se chega à área da estrutura do mirante há um elevador que pode ser usado por cadeirantes ou idosos. Conclusão, um passeio sem restrições e para toda a família.
2. Estação Ferroviária de Joinville

A Estação Ferroviária de Joinville, também conhecida como Estação da Memória, é uma dos marcos culturais de Joinville. Suas paredes, trilhos e peças contam trechos relevantes da história local e do transporte ferroviário do país, cujos tempos áureos ficaram para trás.
Erguida em 1906, a estação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional e é um ponto turístico imperdível para todos, sobretudo para amantes de história e quem não resiste a lugares fotogênicos. As instalações da Estação da Memória também incorporam o Museu da Bicicleta!
3. Museu de Arte de Joinville

Situado na antiga residência do imigrante alemão Ottokar Doerffel, o Museu de Arte de Joinville foi inaugurado em 1976 com o intuito de preservar obras de arte, com destaque para objetos de artistas de Santa Catarina. Nos espaços internos, visitantes podem transitar com o apoio de monitores para contemplar e conhecer cada peça, mas ainda vale a pena circular pelo aprazível jardim que dá toques a mais de charme ao espaço cultural.
Detalhe, o lado externo também é decorado por um pequeno lago. Portanto, saiba que da mesma forma que você vai aprender sobre a arte catarinense, vai ter a oportunidade de relaxar em ambiente arborizado, em mais um dia de clima agradável.
4. Estrada Bonita

A Estrada Bonita foi criada por imigrantes alemães no final do século XIX que se instalaram na região para trabalhar na estrada de ferro de Paranaguá. Ao longo de 5 km de via, existem restaurantes, pousadas charmosas, o Museu das Duas Rodas, área de camping e a ponte Tercilio Bilau, onde nos arredores é viável fazer piquenique e se refrescar no rio cristalino.
Lugar de momentos de tranquilidade e imersão à natureza e para satisfazer o paladar com comidas típicas da Alemanha, afinal, os aspectos culturais de povos do passado continuam marcantes. Dica: conheça o Recanto do Diamante, uma propriedade da Estrada Bonita com lagos, rio e mostras de paisagismo. A atração é tão bela que é costumeiro cenário de ensaios fotográficos profissionais.
5. Rua das Palmeiras

Pensou em escolher um emblemático ponto turístico de Joinville para tirar fotos instagramáveis? Opte pela Rua das Palmeiras, que fica no centro da cidade. Orgulho da população, a via foi criada como caminho para o Palácio dos Príncipes, hoje o Museu Nacional da Imigração.
O local conta com 90 palmeiras em um corredor arejado e perfeito para caminhadas pela manhã ou tarde. É lá que muitas noivas fazem registros fotográficos e casais de namorados realizam passeios românticos.
6. Parque Zoobotânico

Lembra do Morro da Boa Vista, né? Pois bem, colado nele está o Parque Zoobotânico de Joinville, um atrativo com animais de diferentes espécies, lagos, vegetação nativa e que é uma das melhores áreas de lazer da cidade. É aquele lugar para deixar as crianças correndo no gramado à vontade, fazer caminhadas, apreciar os animais ou descansar sentindo a paz de espírito emanada pela natureza.
Em pontos específicos do parque existem placas informativas que também trazem a história do local e dados sobre a fauna e a flora. Aliás, não faltam bichos por lá: são mais de 170 animais, entre mamíferos, répteis e aves.
7. Catedral de Joinville

A Catedral de Joinville é uma boa indicação de passeio até mesmo para quem não for adepto do catolicismo. É um privilégio observar os traços da arquitetura moderna e fazer os seus registros dessa edificação dos anos 1960.
Imponente, a construção decorada com vitrais e formada por 12 colunas, é avistada de vários pontos da cidade. Portanto, reserve um espaço na agenda para conhecê-la e você não vai se arrepender.
Onde comer em Joinville
Agora que você já sabe onde ir em Joinville para se divertir, chegou a hora de pensar nos melhores lugares para comer na cidade.
Joinville tem boas opções de bares, lanchonetes, pizzarias, pubs e restaurantes de variadas especialidades, dos mais simples aos mais luxuosos. Vale pontuar que a tradição cervejeira da cidade é forte e por lá existem cervejarias renomadas para você visitar, como a Rhein Bier, GutBrau, Zeit, entre outras. Por tal razão, a cidade está no grupo dos melhores destinos cervejeiros do Brasil e é rota certa entre especialistas no assunto.
Pelas amplas possibilidades, viajantes com diferentes predileções facilmente encontram o que querem na hora de comer e beber, sem problemas. Os bairros Centro, Anita Garibaldi, Atiradores e Glória concentram a maior parte dos estabelecimentos gastronômicos. De todo modo, é uma boa ideia pegar dicas com guias locais para ir aos lugares certos, de acordo com o seu interesse. Ah, não deixe de saborear as comidas típicas da Alemanha, ok?
Aproveite as melhores promoções em viagens de ônibus
Ao longo de todos os meses, a maior cidade de Santa Catarina brinda os visitantes com história, cultura, natureza e muito alto astral. Dessa forma, viajar de ônibus para Joinville é uma das boas decisões de passeio que você pode ter daqui para frente, não tenha dúvidas.
Mas porque viajar de ônibus é a melhor decisão? Então, além de achar passagens baratas até na alta temporada, no site do BuscaÔnibus existe um espaço com passagens de ônibus na promoção, com descontos que podem chegar a 90%.
Bom, heim! Continue de olho no blog BuscaÔnibus, pois aqui você encontra dicas de passeio para o Brasil inteiro. Quer viajar e economizar? Conte conosco.