11 Lugares para fugir do carnaval no Brasil que você deve conhecer

Escolhemos 11 lugares belíssimos para você escapar da folia carnavalesca. Confira! – Caio Viela, CCA, Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Sem surpresa, o carnaval é época do ano mais animada do ano. Em cada estado há municípios com programações preenchidas por shows, desfiles de blocos e muita folia. Por outro lado, para a turma que dispensa o agito, é bom saber que existem excelentes lugares para fugir do carnaval do Brasil que merecem atenção.

Você prefere aproveitar o feriado do carnaval, que acontece do dia 26 de fevereiro a 01 de março, para fazer trilhas em regiões montanhosas, tomar banho em cachoeiras, provar sabores gastronômicos diferentes e relaxar sentindo a deliciosa atmosfera interiorana? Então esse post vai te ajudar a escolher o melhor lugar para viajar!

Destacamos 11 destinos irresistíveis para você fugir do burburinho do carnaval brasileiro e vivenciar experiências marcantes ao lado de pessoas queridas.

Leia também o nosso post com 12 melhores cidades para aproveitar o carnaval no Brasil em 2022.

1. Chapada Diamantina – BA

O impactante conjunto de belezas da Chapada Diamantina – Cleide Isabel, CCA 2.0, Wikimedia Commons.

Sim, é possível viajar para a Bahia no carnaval para descansar e ainda apreciar paisagens arrasadoras. É só programar o passeio para a Chapada Diamantina, um dos destinos mais buscados por entusiastas do ecoturismo no Brasil inteiro.

Situada no centro da Bahia, essa graciosa atração que abrange mais de 20 municípios, conta com suntuosas montanhas, cachoeiras, grutas e ricos exemplares da fauna e da flora. Vale agendar trilhas guiadas para conhecer de pertinho cada maravilha e respirar o ar puro desse diferenciado pedacinho do Nordeste brasileiro.

Você tem preferência pelo assobio dos pássaros ao som dos trios elétricos baianos? A Chapada Diamantina precisa constar na sua lista de viagem.

Lençóis, que fica a 427 km de Salvador, é a principal cidade-base para os visitantes que chegam à Chapada Diamantina. No site oficial do BuscaÔnibus você encontra passagens de ônibus por variados preços.

2. Fernando de Noronha – PE

Quatro dias nos bloquinhos ou nesse paraíso? – Cassinha Magalhães, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

O arquipélago de Fernando de Noronha, pertencente a Pernambuco, é um atrativo que possui um repertório paisagístico apaixonante. Com certeza, é um dos melhores lugares para fugir do carnaval do Brasil, caso você não abra mão de tomar banho naquelas praias chamadas de “Caribe Brasileiro” por razões óbvias.

Não deixe de conhecer a Praia da Baía dos Porcos, a Praia da Cacimba do Padre, a Praia Baía do Sancho (eleita a melhor praia do mundo em 2020 em premiação da TripAdvisor) e tantas outas maravilhas.

O mergulho na Praia do Atalaia e as trilhas pelos trechos montanhosos também são atividades irrecusáveis nesse paraíso localizado a 545 km da costa. Certamente você vai querer repetir o passeio em nova oportunidade.

Para chegar a Fernando de Noronha, primeiramente é preciso seguir até Recife e de lá pegar um avião até o arquipélago. No site do BuscaÔnibus você encontra informações sobre a capital pernambucana, além de preços e horários das passagens de ônibus.

3. São Miguel do Gostoso – RN

O litoral do Rio Grande do Norte tem vários trechos especiais. Conheça a Esquina do Brasil – Fernando da Costa Vasques, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Rústica, simples e com perfil isolado sempre interessante para ocasionais fugas da metrópole, São Miguel do Gostoso é uma cidade potiguar contemplada por lindas praias que são propícias à prática de esportes náuticos.

Graças aos ventos intensos, o local proporciona uma das melhores condições para a prática de kitsurf e windsuf no Brasil. As agências turísticas locais ainda oferecem passeios de buggy cheios de emoção pelas dunas. Ah, você não é esportista e deseja apenas caminhar pela areia sentindo a brisa fresquinha e mergulhar nas águas mornas? Siga para a Praia do Maceió e a Praia de Tourinhos e você não vai se arrepender.

Dunas, falésias, vegetação preservada e muito sol e ar fresco te esperam nesse recanto que, em razão da posição geográfica, é chamado de “Esquina do Brasil”.

São Miguel do Gostoso fica a 100 km de Natal. No nosso site oficial, você encontra passagens de ônibus para a capital do Rio Grande do Norte, de onde é possível seguir para o paradisíaco município litorâneo em variados dias e horários.

4. Chapada dos Guimarães – MT

Cachoeiras, montanhas e fotos inspiradoras. A Chapada dos Guimarães merece constar no seu roteiro. – Milels, Wikimedia Commons.

A Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, é um local indicado para os amantes de trilhas e turismo ecológico. A região tem complexos montanhosos, quedas d’águas, cânions e mirantes de onde cada visitante poderá apreciar vistas inéditas e ainda tirar daquelas fotos instagramáveis impactantes.

Quer elaborar um roteiro recheado de opções? Desbrave o cerrado nas manhãs e tardes quentes do final de fevereiro. Entre tantas atividades bacanas, visite os Cânions de Jamacá, a Cachoeira do Índio, programe o passeio pelo Circuito das Cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e entre em contato com as belezas indescritíveis da Gruta da Lagoa Azul

É uma ótima ideia realizar passeios guiados, porque além de chegar com mais facilidade aos melhores trechos do parque, você vai adquirir aprendizados sobre a região.

A Chapada dos Guimarães fica a apenas 55 km de Cuiabá. No site do Buscaônibus, você encontra informativos sobre horários e passagens de ônibus para a capital do Mato Grosso, de onde facilmente seguirá para a atração natural.

5. Alter do Chão – PA

Você vai tomar deliciosos banhos de água doce no Caribe da Amazônia. – Richard N Horne, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Chamado carinhosamente de Caribe Amazônico, o  Alter do Chão não é apenas um desses lugares para fugir do carnaval do Brasil, mas o atrativo certo para imersão completa às mostras naturais praticamente intocadas da região norte durante o ano inteiro.

Vamos às dicas. Mergulhe nas águas claras dos rios Arapiuns e Tapajós, brinque com as crianças na areia branquinha, realize passeios de barco e contemple um pôr do sol diferente de tudo que você já viu.  

E sabe qual a boa de viajar para o Alter do Chão no final de fevereiro? Esse período é o inverno amazônico, quando as condições aquíferas são mais favoráveis à observação da fauna e realização de passeios de embarcações. Aproveite.

A cidade de Santarém fica a 34 km do Alter do Chão e é o ponto de chegada dos passeios. A página oficial do Buscaônibus traz informações sobre ônibus para Santarém, com preços das passagens e horários.

6. Jalapão – TO

Aprecie o pôr do sol do alto das Dunas do Jalapão. – Marcelo Martins Belarmino, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Nos últimos anos o Parque Estadual do Jalapão tornou-se um destino concorrido em todas as épocas do ano. Apesar da fama, a atração do Tocantins, cujo território é maior que os estados de Sergipe e Alagoas, mantém os aspectos bucólicos, alinhados aos interesses de quem pretende escapar do movimento carnavalesco.

Com os seus amigos, familiares ou mesmo por conta própria, observe a região e tire muitas fotos do alto das Dunas do Jalapão, tome banho nas cachoeiras, fervedouros e faça a desafiadora trilha do Espírito Santo.

Jalapão é o típico ponto turístico natural que traz alegria, paz de espírito e relaxamento em níveis intensos. Prepare-se para um passeio surpreendente e até mesmo terapêutico.

Situado no extremo leste do Tocantins, o Parque Estadual do Jalapão fica a 300 km de Palmas, cidade de onde saem maior parte dos visitantes. O site do BuscaÔnibus apresenta horários dos ônibus que seguem para a capital do Tocantins e passagens de ônibus por variados preços.

7. Bonito – MS

Pratique o mergulho em águas rasas e contemple a rica biodiversidade marinha de Bonito. – Leonardo Da Silva, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é desses destinos que não podem ficar ausente do roteiro dos apreciadores da natureza. Além do conjunto de belezas e da estrutura turística impecável, a cidade proporciona a tranquilidade tão almejada para quem não tem a intenção de se encher de purpurina nos cortejos com marchinhas e afins.

A diversão é nadar e apreciar peixes coloridos em águas cristalinas, visitar grutas, cachoeiras, praticar flutuação com snorkell, mergulho com cilindro e passear de barco pelo rio Sucuri.

O Parque das Cachoeiras, a Gruta do Lago Azul, o Abismo Anhumas e o Balneário Municipal estão entre os mais concorridos pontos turísticos desse privilegiado pedaço do Centro-Oeste.

No nosso site oficial encontre passagens de ônibus para Bonito em horários e preços variados.

8. Visconde de Mauá – RJ

Reserve diárias em um dos chalés ou pousadas de Visconde de Mauá. – Eduardo Miyake, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

O estado do Rio de Janeiro ferve com os embalos carnavalescos da Região dos Lagos, da capital e de outras cidades. Contudo, engana-se quem pensa que não existem lugares para fugir do carnaval na terra da Mangueira e da Portela. Visconde de Mauá, distrito de Resende, é um recanto impecável para descansar em meio ao clima da região serrana fluminense.

Ao invés das músicas em alto volume, aproveite para se divertir no Vale do Alcantilado – uma propriedade privada com trilhas e cachoeiras – e curtir os bosques, vales e um cenário montanhoso que esbanja fotogenia.

Ah, Visconde Mauá também conta com charmosíssimos chalés para você aproveitar os dias em interação integral com a fauna e flora do entorno. Que tal tomar um vinhozinho ao lado da pessoa amada nesse clima?

O município de Resende fica a 39 km de Visconde de Mauá. A página do BuscaÔnibus traz passagens de ônibus para Resende e informações sobre preços e horários.

9. Socorro – SP

Em Socorro você vai descansar e curtir o feriado do carnaval. – Priscila Mayumi de Souza, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Socorro até conta com desfiles bloquinhos na região central, mas é um dos melhores lugares para fugir do carnaval do Brasil do estado São Paulo. Porém, ainda que proporcione calmaria a cada viajante, a cidade se destaca por ser um point dos esportes radicais e do turismo de aventura.

Com vários caminhos para trilhas, Socorro tem como opções de atividades: tirolesa e boia-cross e descidas cheias de adrenalina de rafting no Rio do Peixe.

Se você planeja viajar com crianças ou mesmo não é entusiasta de aventuras, vale a pena assistir ao pôr do sol do Mirante Pedra da Bela Vista, ir à Gruta do Anjo e bater perna no Centro Histórico.

Pretende organizar o passeio? Encontre no site do BuscaÔnibus passagens de ônibus para Socorro por preços variados e em diferentes horários.

10. Canela – RS

Canela impressiona com a arquitetura inspirada em modelos europeus e a variedade de pontos turísticos. – Renato Soares MTUR, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Caso a intenção seja escapar do Carnaval e curtir o charme europeu da Serra Gaúcha, a Canela é a escolha certeira. Contornada por lindas paisagens naturais, a cidade tem clima fresquinho e oferece múltiplas possibilidades de lazer.

É aquele destino que atrai viajantes com variados perfis e idades, afinal, existem bons programas na área urbana e na natureza. Exemplo, se a viagem tiver crianças, é uma boa ir ao Parque Terra Mágica Florybal e para tirar fotos e apreciar o visual, conheça o Observatório Ecológico do Parque do Caracol.

A Cascata do Caracol, os Bondinhos Aéreos e as vinícolas são outras atrações que você vai amar conhecer. Ah, não deixa de passar na vizinha Gramado, que fica a apenas 9km. Passeio imperdível!

Na página oficial do BuscaÔnibus você acha passagens de ônibus para Canela por diferentes preços.

11. Praia Grande – SC

Planeja passar um carnaval sem festas em Santa catarina? Conheça Praia Grande. – Larissa Fraga, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

Conhecida como a cidade dos cânions de Santa Catarina, a pequena Praia Grande – que vale pontuar, não tem praia – fica perto da divisa com o Rio Grande Sul e é um excelente destino do turismo de aventura.

Empresas de turismo oferecem aluguel de caiaque para um delicioso passeio nas águas calminhas do rio Verde, passeios de quadriciclo e irrecusáveis passeios de balão, em que cada pessoa tem a chance de observar os cânions e a vegetação por ângulos espetaculares.

No verão, a cidade é muito quente, portanto, inclua na mala roupas leves e confortáveis, tá?

Praia Grande fica a 285 km de Florianópolis. No nosso site oficial você encontra passagens para a capital de Santa Catarina e, de lá, pode seguir para a cidade dos cânions em variados dias e horários.

Já elegeu como favorito um desses lugares para fugir do carnaval do Brasil? Essas cidades são perfeitas para todos que buscam calmaria, sossego e descanso. Portanto, seja qual for o destino escolhido, você acertou.

Só lembre-se de seguir as recomendações de segurança contra a Covid-19. Aliás, confira o post que criamos com dicas para viajar seguro em tempos de variante Ômicron.