Quantas vezes você já viajou para lugares maravilhosos sem precisar sair de casa? Os livros e filmes ajudam bastante nessa aventura. Lembra de Um Lugar Chamado Notting Hill, A Praia, Sob o Sol da Toscana, Comer, Rezar e Amar, entre outros?
Então, aproveitando a proximidade do Oscar – prêmio de reconhecimento a profissionais da indústria cinematográfica – buscamos lugares que foram cenários de filmes, famosos ou não, e que farão você viajar e conhecer locais extraordinários do nosso Brasil.
Cabaceiras – Paraíba
Conhecida como “Roliúde” nordestina, a cidade no sertão paraibano foi cenário de diversos filmes, documentários e cenas televisivas, entre esses o Auto da Compadecida.
Localizada a 189 km da capital João Pessoa, Cabaceiras é um dos principais destinos rurais e cinematográficos do país.

As belas paisagens formadas pela caatinga seca e retorcida e pelas rochas da região atraem brasileiros e estrangeiros que visitam o famoso Lajeado de Pai Mateus, a arquitetura original da cidade, o Memorial Cinematográfico, as inscrições rupestres na cidade vizinha de Ingá, Monumento natural Saca de Lã e claro, o letreiro “Roliúde Nordestina”.
Confira horários de ônibus para Campina Grande, um dos centros do Sertão Nordestino, e conheça a região.
Cabaceiras tem a produção artesanal e o bode como principais forças econômicas. O bode, faz tanto sucesso na cidade que tem até um monumento em homenagem ao animal e também a festa do Bode Rei, que ocorre anualmente no mês de junho; além claro do uso na culinária e artesanatos locais.
Jalapão – Tocantins
Um deserto brasileiro é a melhor descrição para a região do Parque do Jalapão no estado do Tocantins. Distante cerca de 200 km da capital Palmas, o local foi um dos cenários para os filme Deus é Brasileiro e Xingú.

Dunas douradas, cachoeiras, chapadas, grutas, rios e muito contato com a natureza é o que reserva os mais de 30 mil km². Além das paisagens exuberantes é possível praticar esportes como rafting, canoagem, rapel e trilhas, presenciar animais como araras azuis, jaguatiricas, crocodilos, cervos e tantos outros.
Os atrativos mais procurados pelos turistas são as Cachoeiras da Velha e do Formiga, o Fervedouro e a Serra do Espírito Santo. Normalmente os roteiros pelo Parque duram de 2 a 4 dias, e o ponto de partida será sempre a cidade de Palmas.
Para saber mais, visite o site oficial do Parque do Jalapão.
Confira horários de ônibus para Palmas, conheça uma das capitais que mais cresce no Brasil e aventure-se no Jalapão.
Imbassaí – Bahia
Imbassaí, distante 130 km de Salvador e 14 km da Praia do Forte, é a primeira praia da Linha Verde, como é chamada a estrada do litoral norte baiano que liga o estado ao Sergipe.

Parte do município de Mata de São João, o vilarejo, foi cenário do filme “Os Homens São de Marte.. E É Pra Lá Que Eu Vou”. Ainda conservando a calma e a tranquilidade baianas a cidade conta com boa estrutura de pousadas, bares e restaurantes e atualmente até resorts para receber os turistas.
O acesso à praia de Imbassaí, que dá nome ao local, é feito com pequenas embarcações (janguadas) ou atravessando as pinguelas de madeiras instaladas na região. A recompensa é uma orla de 6 km contornada por coqueirais, dunas gigantescas e rios, cenário digno de cinema.
Outra praia bastante visitada e considerada uma das mais bonitas da região é a praia de Santo Antônio, considerada uma das mais bonitas a região. O acesso é feito através de uma trilha de 1 km, após o Arraial do Diogo, que termina na praia emoldurada por areias brancas e coqueiros.
Além do turismo ainda rústico no local, a economia é movimentada pelos belos artesanatos feitos a partir da palha, que é traçada e tingida, formando bolsas, carteiras, enfeites de sala e cozinha.
Serra Gaúcha – RS
Garibaldi, Farroupilha, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Antônio Prado são cidades na serra do Rio Grande do sul que foram usadas como cenários de diferentes produções, cinematográficas e televisivas.

Por exemplo, O Quadrilho, de 1993, foi um marco para a pequena cidade de Antônio Prado que passou a entrar na rota turística após as filmagens. As cidades de Garibaldi, Farroupilha e Bento Gonçalves foram cenário de O Filme da Minha Vida, lançado em 2015. E a dupla Cambará do Sul e São José dos Ausentes, junto com seus cânions, foram usadas na produção da minissérie A Casa das Sete Mulheres.
Confira horários de ônibus para Bento Gonçalves, uma das principais cidades da Serra Gaúcha e aproveite as belezas desse lugar.
Na serra, além das paradisíacas paisagens que trazem montanhas, rios, cachoeiras, chapadas, é possível realizar trilhas e cavalgadas e apreciar a forte cultura italiana presente no local, através da arquitetura, festas e gastronomia.
A dupla Floresta Amazônica – AM e Rio de Janeiro – RJ
A dupla é a queridinha brasileira quando o assunto é filme. A capital fluminense e a Floresta Amazônica já foram cenários de produções de sucesso, documentários, filmes alternativos, de terror, infantis e até de animações.

Quem não se recorda de Rio e Rio 2? A história dos últimos exemplares de araras azuis – Bilú e Jade acontece em sua maior parte na cidade do Rio de Janeiro, onde eles vivem grandes aventuras passando pelos principais pontos turísticos da cidade. Já na continuação do filme, a família das araras-azuis, agora maior, decide se aventurar pela Floresta Amazônica e conhecer a vida selvagem.
A Floresta Amazônica pode ser assistida em Tainá e Tainá 2; no francês Amazônia, A Missão, Fitzcarraldo; A Floresta das Esmeraldas; e no famoso Anaconda.

Enquanto isso, você encontra o Rio de Janeiro como plano de fundo em filmes como À Deriva; Tropa de Elite, Cidade de Deus; A Saga Crepúsculo – O Amanhecer (Parte 1) que também traz Paraty nas cenas; Os Mercenários; O Incrível Hulk; 007 Contra o Foguete da Morte (sim de 1979); Turistas, com cenas também da Bahia e de São Paulo; e a franquia de sucesso Velozes e Furiosos que tem o quinto filme ambientado na cidade, entre tantos outros.
Confira horários de ônibus para o Rio de Janeiro e conheça a cidade maravilhosa de pertinho.
–
E aí, já visitou algum dos lugares indicados?
Há algum outro filme que você recorde que traz belos cenários brasileiros?
Conta pra gente!
Dia 28 de Fevereiro, tem premiação do Oscar e brasileiro concorrendo. “O Menino e o Mundo” conta a história de um garoto do campo que parte sozinho para a cidade para reencontrar seu pai e durante a jornada faz uma viagem de autodescobrimento, encontra seres estranhos e descobre o problema da desigualdade social. É a primeira produção nacional (e latina) a ser indicada ao Oscar de melhor animação em todos os tempos e a expectativa é alta, afinal o filme já recebeu mais de 40 prêmios.
Bons filmes e ótimas viagens!