O que fazer em São Joaquim: dicas de lazer na bela cidade catarinense

Você passar um ou mais dias em São Joaquim, cidade catarinense que encanta viajantes pelo frio, pela atmosfera interiorana e ótimos pontos turísticos. – Josué Marinho, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

Atenção, amantes de vinho e entusiastas de passeios em regiões naturais exuberantes! No dia 7 de maio de 2022 a cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, comemora 135 anos. Para saudar esse dia especial, a prefeitura vai realizar uma mega festa com shows e atrações infantis e nós vamos oferecer ótimas dicas para você saber o que fazer em São Joaquim e montar um roteiro de viagem sensacional em qualquer período do ano.

Aclamada como a Capital Nacional da Maçã e situada na Serra Catarinense, São Joaquim é considerada uma das cidades mais frias do Brasil e é um ótimo destino turístico para viajantes que desejam relaxar em meio à calmaria e ao gracioso repertório paisagístico. Sem a fama turística de localidades como Gramado e Canela, o local é marcado pelo clima bucólico e aquela atmosfera interiorana gostosa.

De todo modo, a tranquilidade passa longe do tédio, afinal, existem excelentes pontos turísticos em São Joaquim, tais como: vinícolas abertas para visitação, áreas propícias para trilhas e cavalgadas, monumentos históricos e eventos como a Festa da Maçã e Festa do Inverno que recebem visitantes de diversas partes do Brasil. Por tantas características positivas, São Joaquim agrada visitantes de todas as idades e preferências.

Que tal programar uma viagem para esse município acolhedor e aproveitar bastante? Nesse post, destacamos um pouco da história de São Joaquim, informações sobre o clima e os melhores pontos turísticos para você já ir pensando na viagem nota mil que vai realizar.

Ah, para conseguir passagens de ônibus para São Joaquim por preços camaradas, visite o site oficial do BuscaÔnibus. Economizar é sempre bom, né?

História de São Joaquim

Os primeiros passos para o desenvolvimento de São Joaquim se deram por volta de 1750, quando a cidade ainda era um povoado e foi construída uma importante ligação com os municípios de Lages e Laguna. A partir desta época, sesmarias e fazendas começaram a incorporar o território de São Joaquim e a economia local foi impulsionada com o trabalho rural.

As araucárias embelezam os trechos rurais de São Joaquim. – Daniel Delli, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Em 1871 foi criado o distrito de São Joaquim da Costa da Serra na cidade de Lages e em 1886 o lugar foi desmembrado de Lages, tornando-se uma vila. A criação da primeira Câmera Municipal aconteceu no dia 7 de maio de 1887, quando foram eleitos os vereadores Marcos Batista de Souza, José Rodrigues de Souza, José Alves de Sá, Aureliano de Souza e Ribeiro (Neto), João de Deus Pinto de Arruda e Policarpo José Rodrigues. No ano de 1924, a vila já recebia foros de cidade.

Clima do município catarinense

São Joaquim divide com Urupema e Bom Jardim da Serra o título de cidade mais fria do país. Se os verões costumam ser longos e agradáveis, os invernos passam mais rápido, mas são intensos. De modo geral, os registros variam entre 3 °C e 23 °C durante o ano.

Na estação mais fria do ano, a temperatura em São Joaquim tem como média máxima 14 °C e mínima 3 °C, contudo, é fácil passar dias seguidos na cidade com termômetros marcam entre 0 e até -10 °C. Então, se você planeja viajar no inverno, saiba que São Joaquim é um dos lugares que mais cai neve no Brasil.

A alta temporada em São Joaquim é no inverno! Coloque o casaco na bolsa de viagem e bom passeio. – Arthur Plus, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Isso mesmo! Por estar a 1354 metros de altitude, a cidade da Serra Catarinense tem alto índice de neve. Dessa forma, caso você queira conferir as vegetações cobertas por gelo, saiba que o melhor período para ver neve em São Joaquim é de junho a agosto. Por outro lado, não é raro nevar em certos dias da primavera ou outono.

Recomendação importante: não se esqueça de incluir na sua mala de viagem casacos, calças, gorros e luvas. Do mesmo modo, lembre-se de levar o celular 100% carregado ou a sua melhor máquina fotográfica em todos os passeios, porque as paisagens montanhosas tomadas pela neve são belíssimas e esbanjam fotogenia.

O que fazer em São Joaquim: 5 pontos turísticos imperdíveis

Chegou a hora de saber aonde ir em São Joaquim! Anote essas recomendações porque você vai se divertir para valer nesse privilegiado pedaço de Santa Catarina que fica a 234 km de Florianópolis.

1. Parque Nacional da Maçã

A atrativo mais charmoso da Cidade da Maçã. – Foto: @filipigomes, Ciro Groh, Facebook.

Tradicional espaço em que são realizados o Festival da Maçã, o Festival de Inverno e importantes eventos anuais, o Parque Nacional da Maçã é decorado por belíssimas árvores de maçãs e tem 215 mil metros quadrados. Por lá existem espaços de camping, palco de shows e espaço para exposições. Embora pequeno, o local é ótimo para fazer caminhadas curtas e até para curtir o clima gostoso e relaxante da natureza interiorana.

2. Mirante dos Pinheiros

São Joaquim é encantadora e fotogênica. – Thomas Noerenberg, Facebook.

O Mirante dos Pinheiros fica na rodovia SC-114, já na saída de São Joaquim, sentido Lages, e é um ponto de observação de um belo campo de araucárias. Localizado a apenas 3 km do centro da cidade, o mirante permite a vista de preservados exemplares da vegetação local. Sendo assim, vai se preparando para fazer inspiradores registros fotográficos, tá? Se possível, programe-se para ir ao mirante no fim da tarde, pois o pôr do sol de lá é fantástico.

3. Igreja Matriz de São Joaquim

A Igreja Matriz de São Joaquim é parte da história viva do município catarinense. – Haley Pacheco de Oliveira, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Um dos mais famosos pontos turísticos de São Joaquim, a Igreja Matriz de São Joaquim foi construída em pedra basalto tirada de morros localizados em áreas próximas. O monumento religioso foi inaugurado em 1935 e conta com esculturas de Adão e Eva e dos profetas bíblicos elaboradas por Nelson Matias e Elson Kiyotaka Outuki.

4. Vinícola Leone di Venezia

Saboreie vinhos de qualidade internacional. – Vinícola Leone di Venezia, Facebook.

Gosta de tomar um bom vinho na companhia de pessoas queridas? Opa! Saiba que São Joaquim tem tradição na produção da bebida e a Vinícola Leone di Venezia é um lugar que não pode ficar fora do seu roteiro. Criada para produzir vinhos de alta qualidade em estilo italiano, a vinícola funciona de terça a sábado das 10h às 17h e as degustações guiadas acontecem de terça a sábado das 11h às 15h. Imperdível!

5. Villa Francioni

Mais um passeio para você presentear o seu paladar com vinhos primorosos. – Portal Municipal do Turismo – São Joaquim.

A Villa Francioni é mais uma tradicional vinícola que você precisa visitar em São Joaquim. Com vinhos de rótulos das linhas Francioni, Joaquim e Aparados, a vinícola também conta com galeria de arte que já recebeu artistas nacionais e internacionais. Na visita guiada, os participantes acompanham os estágios da elaboração do vinho e ainda participam de uma irresistível sessão de degustação. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h30 às 17h30 e sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.

Prepare-se para um passeio surpreendente

No seu aniversário, São Joaquim merece os parabéns e todos os elogios possíveis, afinal é uma cidade acolhedora, organizada, contemplada por convidativos destinos turísticos e com excelente gastronomia. Pois é, entre um passeio e outro você ainda vai ter a oportunidade de saborear a culinária catarinense e de outros lugares nos bares e restaurantes que ficam próximos dos atrativos interessantes.

São Joaquim arranca sorrisos e satisfação plena de crianças, jovens e adultos! Então, já sabe, né? Chame os seus amigos próximos, familiares ou mesmo por conta própria organize a viagem do ano!

Por falar em viagem, adquira as passagens de ônibus e avião no BuscaÔnibus! Somos os seus parceiros nas viagens mais agradáveis e econômicas pelo Brasil.