Vai viajar para Mato Grosso? Confira o guia do estado berço do Pantanal

Viajar para Mato Grosso é uma excelente ideia. Nesse post você vai conferir ótimas dicas de passeios! – Thorpetowers, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

No dia 9 de maio de 2022 Mato Grosso comemora 274 anos. Portanto, é uma boa saudar o terceiro maior estado do Brasil que encanta moradores e visitantes com belos atrativos naturais, gastronomia de alto nível e muitas riquezas históricas.

O Pantanal e a Chapada dos Guimarães estão entre os mais famosos pontos turísticos de Mato Grosso. De todo modo, existem outras atrações as quais merecem reverência, sobretudo por viajantes que gostam de ecoturismo.

E aí, quer saber o que fazer em Mato Grosso e preparar uma viagem incrível para as suas próximas férias? Sente curiosidade em conhecer um pouco da história e conferir curiosidades do estado do Centro-Oeste que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Amazônia, Pará e Tocantins? Continue a leitura!

Nesse post vamos te apresentar os melhores motivos para você vivenciar uma experiência nota 1000 nesse estado com incontáveis áreas de trilhas em meio aos paredões rochosos, grutas e cachoeiras.

A História de Mato Grosso

Os registros históricos apontam que as primeiras excursões para o território mato-grossense aconteceram em 1525, quando o navegador Pedro Aleixo Garcia seguiu pelos rios Paraná e Paraguai em direção à Bolívia. Tempos depois, portugueses e espanhóis se instalaram na região graças às indicações de que existiam muitas riquezas por lá.

Em épocas posteriores, a corrida pelo ouro contribuiu para o povoamento da área e em 1748 a Capitania de Cuiabá foi criada. Ao longo da segunda metade século XVIII ocorreram intensas disputas territoriais entre espanhóis e portugueses e em 1802, o Mato Grosso foi incorporado de forma definitiva ao território brasileiro.

Com a diminuição da extração de ouro no século XIX, a economia do estado passou por fases de decadência, superada após a chegada do telégrafo e a construção das estradas de ferro que traziam seringueiros, criadores de gados e trabalhadores que cultivavam a erva-mate.

O desmembramento do Mato Grosso do Mato Grosso do Sul ocorreu em 1977 e hoje ambos os estados estão entre os melhores lugares para ecoturismo no Brasil, em razão da quantidade de áreas naturais preservadas, marcadas pelos ricos exemplares da fauna e da flora e do contínuo investimento em turismo.

Informações sobre o clima

O clima tropical predomina no Mato Grosso e o ano é normalmente marcado por verões chuvosos, quando os termômetros marcam em média 27ºC, e invernos secos quando as temperaturas ficam em média nos 18ºC.

Que tal observar essa imensidão verde de um ponto alto? – Macawills, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Normalmente, nos meses secos, entre abril e setembro, está a melhor época para visitar o Mato Grosso. Embora o calor não seja intenso e durante alguns dias você até possa sentir certo friozinho, o sol marca presença e as chuvas não atrapalham as trilhas, os banhos de cachoeira e a diversão nas piscinas naturais.

Nesse período o céu geralmente está azul, ou seja, a visibilidade das montanhas cobertas por vegetação fica ótima para apreciações apaixonadas e fotos instagramáveis.

Dica: não se esqueça de levar roupas leves, óculos escuros, calçados adequados para trilhas e repelente. Privilegie o conforto, pois você vai amar descobrir os trechos mais bonitos desse estado cheio de curiosidades. Aliás, é justamente sobre elas que comentaremos no tópico abaixo.

8 Curiosidades sobre o Mato Grosso

Antes de fazer as malas e pegar estrada, leia com atenção essas informações importantes sobre esse paraíso do Centro-Oeste brasileiro. É sempre bom viajar para lugares preservados e cheios de história, né? Pois bem, o Mato Grosso não vai te decepcionar.

No Mato Grosso você vai encontrar fauna e flora abundantes, diversidade cultural e culinária de dar água na boca. – Andreas Trepte, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.
  1. Existem três biomas no Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e o Pantanal.
  2. Em razão da diversidade de biomas, existem vários frutos típicos, tais como o jatobá, baru, pequi e a mangaba.
  3. A dança Cururu, que foi trazida pelos jesuítas, é uma das mais importantes expressões culturais do estado. De forma geral são homens que cantam as músicas que narram passagens bíblicas.
  4. A carne seca está no grupo das maiores representantes da culinária local. Os estabelecimentos gastronômicos geralmente a servem com banana-da-terra verde e arroz. Sem surpresas, é uma delícia.
  5. Cuiabá disputa com Palmas, Porto Velho e Teresina o título de capital mais quente do Brasil. Só para se ter uma ideia, ainda na primavera os termômetros chegam a registrar 42ºC. Por isso, além de usar roupas leves, beba bastante água durante as andanças pelos pontos turísticos, ok?
  6. O Mato Grosso conta com mais de 40 etnias indígenas. Assim, a diversidade cultural do estado é manifestada nos múltiplos costumes dos povos. Vale organizar um tour por diferentes municípios para observar a culinária, o vestuário, o artesanato e os sotaques que variam conforme o deslocamento.
  7. A Cachoeira do Jatobá é a maior do Mato Grosso e a quarta mais alta do Brasil. Localizada no Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, a queda d’água tem impressionantes 252 metros.
  8. A capital mato-grossense Cuiabá fica exatamente no centro do continente, no meio do caminho entro o Atlântico e o Pacífico.

O que fazer em Mato Grosso? 6 lugares imperdíveis

Quer provar delícias da culinária mato-grossense? Sente vontade de fazer trilhas e fotografar paisagens arrebatadoras? Topa tirar do papel aquele viagem de aventura com a sua turma ou mesmo por conta própria. Opa! Então anota essas dicas dos principais destinos turísticos desse estado que é mais extenso que muitos países.

1. Nobres

Nade com peixes de variadas espécies nas piscinas naturais de Nobres. – Renata Menezes Severiano, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

O município de Nobres é conhecido pelas magistrais cachoeiras, grutas e nascentes de rios de águas cristalinas. Sem dúvidas, vai ser marcante nadar ao lado de dourados, piaus, arraias e praticar arvorismo, tirolesa e boia cross nos rios da região.

Vale também conhecer a Cachoeira da Serra Azul, cujas águas despencam em uma graciosa lagoa azulada. Ótimo lugar para muita diversão e imersão completa em recantos verdes e sossegados.

2. Pantanal

O pantanal tem a maior área de planície alagada do planeta. São 140 mil metros quadrados no território do Brasil. – Filipe frazão, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

O pantanal é um dos lugares com a maior biodiversidade do mundo e 35% do seu território fica no Mato Grosso. Quer saber como chegar lá? É simples. A partir de Cuiabá, siga por 100 km até a cidade de Poconé,a entrada do Pantanal Norte, onde fica o encontro dos rios Paraná e Paraguai. Essa região é muito boa para quem desejar passar uns dias, pois conta com boas opções de hotéis e pousadas.

Não deixe fazer o passeio de Poconé à Porto Jofre pela Transpantaneira, que passa na beira do rio Cuiabá e realize passeios de barco para admirar a imensidão natural pelos melhores ângulos. Vai ser uma experiência única ver capivaras, jacarés, aves aquáticas e muitos outros animais que dificilmente encontramos no dia a dia.

3. Chapada dos Guimarães

Gosta de caminhar por áreas de mata e descobrir paisagens assim? – Milels, Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

O passeio para a Chapada dos Guimarães não pode ficar de fora dessa lista por razões óbvias. Criado em 1989 com o propósito de proteger os animais e a vegetação, o Parque Nacional Chapada dos Guimarães está entre os 3 melhores locais para ecoturismo no Brasil, afinal, conta com suntuosos paredões de rocha, rios, quedas d’águas, mirantes, sítios arqueológicos e uma atmosfera bucólica sem igual.

Na hora de montar o seu roteiro de viagem, inclua o Circuito das Cachoeiras, a majestosa Cachoeira Véu de Noiva a qual pode ser apreciada do mirante situado perto da entrada do parque e anote outras atrações como a Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro. Pode ter certeza de que você vai querer retornar a esse privilegiado trecho do Mato Grosso.

4. Vale do Araguaia

O Vale do Araguaia vai te surpreender! – Geraldo C F Valadares, CCA 3.0, Wikimedia Commons.

Lembrada por mistérios, lendas e tradicionalmente associada ao misticismo, a região do Vale do Araguaia possui belíssimas praias de água doce, cachoeiras e aquela vibe sossegada que proporciona imensa satisfação nos viajantes que querem fugir um pouco da cidade e descansar.

Esquecida por muito tempo, essa região que abrange 25 municípios é cada vez mais procurada por amantes de natureza. É claro que você vai incluir a atração na sua agenda, né? O principal acesso ao Araguaia é feito na cidade de Barra do Garças.

5. Jaciara

Chegou a hora de colocar emoção e velocidade na sua viagem! – Leoclides Augustin, Facebook.

Jaciara é o melhor destino de Mato Grosso para a prática de esportes radicais na natureza. Além das trilhas propícias para caminhadas, corridas e rallys de motocross, a localidade conta com cachoeiras e corredeiras por onde corajosos e corajosas praticam rafting e canoagem.

Caso você prefira a tranquilidade ao friozinho na barriga, não se preocupe. Pontos turísticos como Cânion das Índias, a Cachoeira da Mulata e o complexo turístico Vale do Chico vão fazer a sua viagem para Jaciara ser incrível, mesmo sem adrenalina.

6. Cuiabá

Os atrativos urbanos de Mato Grosso também merecem a sua atenção. – Arne Museler, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Moderna e histórica, Cuiabá não é apenas a porta de entrada para os mais famosos recantos naturais do Mato Grosso, mas um local especial que merece ser descoberto de perto. Dessa forma, reserve um ou mais dias da sua viagem para ir aos monumentos históricos, passear por praças charmosas, curtir a vida noturna e provar a comida mato-grossense nos melhores restaurantes.

E o que fazer na capital do Mato Grosso? Vamos lá! Conheça parte da história da cidade no Museu do Morro da Caixa d’água, aprecie o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho e adicione na lista o Parque das Águas e o Parque Mãe Bonifácia, o melhor lugar para se refrescar do calor.

Como chegar aos destinos turísticos?

Pela maior variedade de horários e preços, a maneira mais fácil de chegar aos pontos turísticos de Mato Grosso é pegando um ônibus até Cuiabá. Inclusive, no site oficial do BuscaÔnibus, você encontra passagens baratas que saem de várias cidades brasileiras.

Em diferentes horários, partem da Rodoviária de Cuiabá ônibus para Jaciara, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães, Poconé e outros lugares em que estão os principais atrativos. Então, não se preocupe porque a logística de deslocamento entre os destinos não é complicada. Sem contratempos você chegará aos locais desejados.

Com certeza o seu passeio para Mato Grosso vai ser espetacular, mas siga também para outros recantos do Centro-Oeste brasileiro, tá? Há muitas maravilhas pantaneiras nos nossos interiores.

Lembre-se de que as passagens de ônibus por preços mais camaradas você compra no BuscaÔnibus e aqui no blog toda hora há novas dicas e surpresas. Volte sempre!