
Desde a chegada dos povos colonizadores, em 1500, a ligação cultural entre brasileiros e portugueses segue até os dias atuais.
Essa conexão está presente na arquitetura de várias cidades, é refletida nos traços culturais, para não mencionar o idioma comum aos dois países.
Por conta da herança colonial, inúmeras cidades brasileiras guardam a história deste passado e alguns centros históricos são fortemente marcados pela presença portuguesa até hoje. São os casos das cidades de Ouro Preto, Salvador, Olinda, São Luís, Diamantina ou Paraty.
Primeiros registros
Os registros da imigração portuguesa começaram no século XVIII e se tornaram mais regulares a partir do século XIX. Nos primeiros dois séculos de colonização, vieram ao Brasil cerca de 100 mil portugueses, uma média anual de 500 imigrantes. No século seguinte, esse número aumentou: foram registrados 600 mil e uma média anual de 10 mil imigrantes portugueses.
O ápice do fluxo migratório ocorreu na primeira metade do século XX, entre 1901 e 1930, quando a média anual ultrapassou a barreira dos 25 mil.
Abaixo separamos dois destes destinos que são imperdíveis da herança portuguesa além de Patrimônio Mundial, que vale a sua visita.
Olinda

Andar a pé pelo centro histórico de Olinda é a melhor maneira de conhecer essa bela cidade. Sem pressa, observar os casarios, as igrejas, as paisagens, os artesanatos e curtir o clima da cidade. Um opção é iniciar pela Praça do Carmo e seguir em direção à rua do Amparo, onde você poderá encontrar museus, ateliês e a Casa dos Bonecos Gigantes, depois visite o Largo do Varadouro e aprecie o artesanato locais nas feirinhas.
E para fechar, conhecer a Catedral da Sé com seus altares folheados a ouro e azulejo portugueses e apreciar o belíssimo pôr do sol enquanto degusta uma das delícias culinárias, como o queijo coalho, tapioca ou bolo de rolo.
Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, a Basílica de São Bento e seu estilo barroco remontam aos inicio da colonização portuguesa no Brasil. Sua obra foi finalizada em 1761 e é considerada a igreja mais rica de Olinda. Além das paredes douradas, dos painéis no teto, dos púlpitos bem trabalhados, das luxuosas tribunais laterais, os destaques da arquitetura ficam com o altar de 14 metros de altura e todo folheado a ouro.
Paraty

A cidade histórica de Paraty foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil colonial, e hoje é um dos destinos mais procurados do país.
Pelas ruas de pedra irregular, você encontra preservados casarões históricos, casas coloniais, igrejas dos séculos XVIII e XIX, uma bela visita ao passado. Mas não só de história vive Paraty, a cidade soube combinar bem tradição e modernidade, é uma cidade pulsante, principalmente durante os seus festivais, como o da Cachaça e o mais conhecido deles, a Flip, Festa Literária Internacional de Paraty.
Veja mais sobre a Flip e saiba como chegar para curtir a Festa Literária
Além da parte histórica, Paraty é rodeada por parques e reservas. A cidade possui mais de 60 ilhas e cerca de 90 praias para todos os gostos, movimentadas, desertas e também aquelas que se chega apenas de barco ou em passeios de escuna, como algumas na Vila de Trindade.

Veja mais dicas interessantes:
O que fazer em Campos do Jordão? Veja nossas dicas top
Dez destinos baratos para viajar pelo Brasil
Check-in online da passagem de ônibusConheça aqui os tipos de ônibus.
Dicas para comprar passagem online de ônibus.
Os direitos de quem possui deficiência
Como viajar com o seu animal de estimação
Tire suas dúvidas para viajar de ônibus com crianças