
O que acha de programar uma visita aos Patrimônios Culturais da Humanidade que ficam no Brasil? Em diferentes estados do país existem sítios arqueológicos, construções em ruínas e cidades históricas com valiosas marcas do passado. Assim, além de mergulhar em belas praias, fazer trilhas e curtir a vida noturna de alguma cidade efervescente, é uma ótima ideia conhecer lugares importantes em seus aspectos históricos, sociais e culturais.
Destacamos 15 Patrimônios Culturais do Brasil para você incluir na sua lista de viagem. Prepare-se para muita diversão, belos cenários e aprendizado!
Neste post você vai saber mais sobre:
- Centro Histórico de Salvador (BA)
- Paraty e Ilha Grande (RJ)
- Paisagens Cariocas (RJ)
- Cais do Valongo, no Rio de Janeiro (RJ)
- Centro Histórico de Diamantina (MG)
- Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG)
- Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
- Pampulha, em Belo Horizonte (MG)
- Brasília (DF)
- Centro Histórico de Olinda (PE)
- Centro Histórico de São Luís (MA)
- Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)
- Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO)
- Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
- Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
1. Centro Histórico de Salvador (BA)

Primeira capital do Brasil, Salvador foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1985 e é um gracioso museu a céu aberto. Já sabe, né? Antes ou depois de tomar banho na Praia da Barra, vale conhecer as igrejas centenárias e as charmosíssimas casas coloridas do Pelourinho, o bairro onde fica a região histórica da cidade.
2. Paraty e Ilha Grande (RJ)

Paraty e Ilha Grande foram consideradas o primeiro sítio misto do Patrimônio Mundial da Humanidade no Brasil. Esse título de ‘sitio misto’ considera a biodiversidade e a relevância dos aspectos culturais de determinado local. Então, nessas deslumbrantes localidades do litoral fluminense, você poderá curtir belezas naturais de encher os olhos, além de riquezas arquitetônicas e eventos que acontecem todos os anos.
3. Paisagens Cariocas (RJ)

Não é novidade que o Rio de Janeiro é um dos principais cartões postais do mundo. Porém, apenas em 2012, o mágico encontro da montanha com o mar e famosos pontos turísticos como o Corcovado, o Jardim Botânico, o Parque Nacional da Tijuca, o aterro do Flamengo, a Praia de Copacabana e a Baía de Guanabara foram agraciados com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.
4. Cais do Valongo (RJ)

Tombado em 2017 pela Unesco, o Cais do Valongo foi o maior porto de entrada de pessoas escravizados em terras brasileiras. Por ele, aproximadamente 900 mil africanos chegaram à América do Sul nesse local da região portuária do Rio de Janeiro, em uma área conhecida como Pequena África.
5. Diamantina (MG)

Diamantina reúne encantadores exemplares do barroco na arquitetura do seu centro histórico. Não tenha dúvidas de que passear pelas ruas de pedra com subidas e descidas da cidade, que obteve o título de Patrimônio da Unesco em 1999, é uma espécie de embarque em um admirável túnel do tempo.
6. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG)

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é o mais reverenciado monumento da cidade mineira de Congonhas. Nele estão presentes a Igreja do Bom Jesus de Congonhas, seis capelas adornadas com esculturas barrocas e os 12 profetas de Aleijadinho, esculturas feitas de pedra-sabão, aclamadas pelo título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985.
7. Ouro Preto (MG)

Palco da Inconfidência Mineira, Ouro Preto é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil e foi declarada Patrimônio Cultural pela Unesco em 1980. Ao andar pelas ruas, é fácil se apaixonar pelas esculturas de Aleijadinho, por todo o esplendor da arquitetura das igrejas e museus e pelas vistosas sacadas das residências.
8. Pampulha, Belo Horizonte (MG)

O conjunto arquitetônico da Pampulha fica em Belo Horizonte e foi criado pelo então prefeito Juscelino Kubitschek, em 1940. Tombado em 2016, o atrativo mineiro foi desenhado por Oscar Niemayer e conta com a Igreja de São Francisco de Assis, uma linda lagoa artificial contornada por jardins, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile.
9. Brasília (DF)

A atual capital do Brasil, Brasília, foi inaugurada em 1960 e a sua construção foi um marco urbanístico em termos mundiais. Tombada como Patrimônio da Humanidade em 1987, Brasília foi planejada pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemayer. Ainda que seja uma metrópole populosa e muito movimentada, a cidade é um exemplo em termos de organização e modernidade.
Se você estiver por Brasília para conhecer seus impressionantes monumentos, uma dica é alongar a viagem até a Chapada do Veadeiros. A gente conta tudo aqui sobre esta fascinante região.
10. Olinda (PE)

Olinda tem um dos mais animados carnavais do Brasil e o seu centro histórico chama a atenção com suas casas coloridas, jardins, ladeiras, conventos e a Catedral da Sé.
Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1982, a cidade pernambucana foi fundada em 1535 e teve importância vital na fase da exploração da cana-de-açúcar. Para quem vem de outras cidades, é necessário desembarcar no Recife e depois pegar um ônibus local até Olinda, já que as duas cidades são vizinhas. Veja outros pontos turísticos para conhecer em Recife e Olinda.
11. São Luís (MA)

O Centro Histórico de São Luís, no Maranhão, obteve o título de Patrimônio Cultural pela Unesco em 1997 e mescla influências portuguesas, holandesas e francesas em seus distintos ornamentos arquitetônicos.
Provavelmente, você vai querer tirar muitas fotos dos azulejos portugueses que decoram os sobrados e casarões, além de comprar redes e produtos de artesanato nas lojinhas.
Quer conhecer mais cidades de forte herança portuguesa? Leia em nosso post especial!
12. Cidade de Goiás (GO)

A Cidade de Goiás – igualmente conhecida como Goiás Velho ou simplesmente Goiás-GO – foi construída no século XVIII e ganhou o título de Patrimônio Cultural da Unesco em 2001. Fique certo de que é incrível caminhar pelas vias estreitas para observar as casinhas de outra época, a suntuosa Igreja de Sant’Anna e o conjunto de montanhas que abraça o núcleo urbano.
13. São Cristóvão (SE)

São Cristóvão, no Sergipe, é a quarta cidade mais antiga do Brasil. Fundada em 1590, tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade em 2010. A cidade possui vários exemplares da arquitetura franciscana, comum no Nordeste durante a primeira fase do período colonial. Lá, a Praça São Francisco é cercada por edificações históricas, como a Santa Casa de Misericórdia, a Igreja de São Francisco e casas construídas nos séculos 18 e 19.
14. São Miguel das Missões (RS)

As Ruínas de São Miguel das Missões ficam na fronteira da Argentina com o Rio Grande do Sul e merecem ser descobertas. Localizadas em belíssima região cercada por área verde preservada, as construções foram erguidas por padres jesuítas entre os séculos 17 e 18 em território habitado pelo povo Guarani, durante o período colonial do Brasil. Veja como chegar.
15. Parque da Capivara (PI)

Criado em 1979, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, conta com pinturas rupestres feitas há mais de 25 mil anos por povos que habitavam a região cheia de cavernas rochosas. Não deixe de visitar um dos mais impressionantes sítios arqueológicos das Américas. Veja mais informações sobre o Parque da Capivara.
E, então, que tal planejar sua viagem para conhecer estes lugares que marcaram a história do nosso Brasil? Pode ter certeza de que você vai amar todas as belezas e riquezas culturais de cada atração.
Você também pode gostar de uma de nossas dicas abaixo:
- Conheça Porto Alegre e um dos seus símbolos mais tradicionais, o chimarrão
- Indaial (SC): O que fazer na cidade do Vale Europeu
- Joinville (SC): O que fazer, quando visitar e dicas de lazer
- Praia da Lagoinha do Leste: o que fazer nesse paraíso de Floripa
- Vale Europeu: guia completo do destino turístico catarinense