
Apontada como uma das mais bonitas praias de Florianópolis, a Praia da Lagoinha do Leste é um destino turístico imperdível de Santa Catarina, daqueles que você não pode deixar de visitar. É a típica praia desértica, cuja natureza é a protagonista. Ou seja, é o destino perfeito para quem deseja se afastar da lugares badalados e sentir a imersão em um local cercado por montanhas coberta por vegetação e com trilhas, lagoa, mirante, faixa de areia e mar de águas cristalinas.
Com ondas fortes, a praia é uma das queridinhas dos surfistas de Floripa. Por outro lado, mesmo quem não pratica o esporte tem vários motivos para amar esse paraíso do litoral catarinense. Por isso, não deixe de comprar a passagem de ônibus para Florianópolis e curtir o ponto turístico nos dias quentes.
Em seguida, veja como chegar à Praia da Lagoinha do Leste, qual a melhor época para a visita, o que fazer e confira dicas simples e pertinentes para você aproveitar ao máximo os dias no atrativo. Convide a turma, pois aqui está um passeio diferenciado!
Como chegar
Existem dois acessos por trilha até a Praia da Lagoinha do Leste: a trilha que começa na Praia do Pântano Azul tem 2km e demora cerca de 1h30, mas claro, tudo depende do ritmo da caminhada de cada visitante. O início da trilha é na Rua Manoel Pedro Oliveira e embora grande parte do percurso seja realizado em área de mata fechada, com toras de madeira e pedras no caminho, o nível é considerado moderado e a sinalização é muito boa.

A outra opção de aceso é a trilha que começa na Praia do Matadeiro. Com 4km, esse caminho é considerado mais difícil, apesar de mais bonito, pois grande parte do trajeto é feito na costa rochosa e visitantes podem conferir o visual da praia. Vale pontuar que há longos trechos de subidas pelas pedras, assim, é fundamental ter cuidado para não escorregar. O início dela fica no trecho que conecta a Praia da Armação à Praia do Matadeiro. Como existem placas de orientação por perto, é fácil identificar o ponto de partida.
Há barcos que conduzem visitantes até à Praia da Lagoinha do Leste e a maior parte das embarcações saem do Pântano Azul. Contudo, o trajeto é mais oferecido na alta temporada.
Quando ir

Caso o clima não esteja chuvoso nem muito frio, dá para se divertir na atração o ano inteiro. Mas considerando o apreço pelos altas temperaturas, que geralmente acompanha amantes de trilhas e praias, a melhor época para ir à Praia da Lagoinha do Leste é no verão, de novembro a março.
De qualquer forma, é importante consultar a tábua de maré antes do passeio, para verificar as condições climáticas e escapar de eventuais transtornos. Evite períodos de chuva e dias de ressaca no mar, pois tanto o acesso quanto o banho tornam-se mais perigosos.
O que fazer

Quer saber como desbravar os encantos dessa paradisíaca atração turística da Ilha da Magia? Abaixo listamos recomendações bem bacanas. Olho nelas!
Aproveitar a aventura nas trilhas
A trilha da Praia do Matadeiro é considerada a mais bela devido às possibilidades visuais. No entanto, é tão prazeroso caminhar pelo costa observando as ondas, quanto andar por meio da mata na trilha da Praia do Matadeiro. Sendo assim, seja qual for o percurso escolhido, aproveite cada minuto da caminhada para sentir a energia de um local preenchido por tantas belezas.
Veja também o nosso post com 21 trilhas em Florianópolis que precisam constar no seu roteiro de viagem.
Curtir o visual do Mirante do Morro da Coroa
O Morro da Coroa é um atrativo próximo à Praia da Lagoinha do Leste acessado por uma trilha ligado à trilha do Pântano Azul. Para chegar lá é simples: após 1,5 km de caminhada, basta pegar um caminho à direita e seguir até o morro.
Com 210 metros de altura, o morro é o ponto certo para observar as imagens mais bonitas da praia e tirar fotos incríveis.
Tomar banho no mar e na lagoa
É ótimo tomar banho na Praia da Lagoinha do Leste, pois as águas são limpas e claras. Aliás, é uma recompensa e tanto tomar um banho refrescante depois da trilha. Caso você prefira águas mais calmas, vale a pena tomar banho na lagoa situada próxima da vegetação que fica atrás da faixa de areia.
Além de não ter ondas e ser bem tranquila, a lagoa é de água doce e extensa. Nas imediações muita gente aproveita para acampar. Se a sua turma topar a aventura, o proveito pode ser ainda mais interessante. Fica a dica.
Caminhar na faixa de areia
Após o mergulho no mar é uma sábia decisão caminhar pela faixa de areia escutando o barulho do mar e o assobio dos pássaros. Sem dúvidas, aí está uma maneira simples de você desfrutar desse cenário cinematográfico do litoral catarinense.
Tirar muitas fotos do repertório paradisíaco
Não tire apenas uma ou duas, mas MUITAS fotos da Praia da Lagoinha do Leste. Seja dos trechos nas trilhas, do Morro da Coroa ou da faixa da areia, é viável conseguir registros inspiradores. Não tenha dúvidas de que o seu Instagram vai ganhar imagens convidativas!
Dicas para aproveitar o dia da melhor maneira possível
Viu como há muito o que fazer na Praia da Lagoinha do Leste? Então, guarde essas ideias sobre como se divertir ainda mais e não passar nenhum perrengue.
- Acorde cedo: programe-se para levar cedinho (entre 6h30 e 7h ou até menos se preferir, topa?) tomar café da manhã e seguir para o início de uma das trilhas. Assim, é mais fácil caminhar com a temperatura agradável e dá para ficar mais tempo na praia.
- Faça a trilha com guia ou com pessoas que conheçam a região: se você tiver experiência em trilhas, pode fazer sem companhia. Caso não tenha, é recomendado acessar à praia com o auxilio de guia turístico ou pessoas que conheçam a área. É sempre bom estar ao lado de quem entenda o caminho de olhos fechados e dê recomendações de segurança.
- Use calçados de qualidade na trilha: o percurso tem trechos escorregadios, pedras pontiagudas e pedaços de madeira. Por isso, é fundamental realizar a trilha com tênis novos. Não vá de chinelo, certo?
- Cuidado ao entrar no mar: como informado, as ondas são fortes na Praia da Lagoinha do Leste. Assim, fique no raso e tenha cautela, principalmente se estiver com crianças.
- Leve alimentos: as vezes na alta temporada aparecem pequenas barracas, mas geralmente a praia não tem infraestrutura de bares. Dessa forma, inclua na bolsa: garrafas de água, refrigerantes e alimentos para você curtir o dia com conforto.
Ficou com vontade de ir à Praia da Lagoinha do Leste? Com certeza você vai amar cada segundo do passeio! Então, priorize a compra das passagens para Florianópolis, ok? E para encontrar preços atraentes, visite a página de passagens de ônibus promocionais do BuscaÔnibus! Viajar barato é outra coisa, né?