
Programar uma rota do vinho no Brasil é cada vez mais comum, afinal, por aqui existem excelentes vinícolas em estados geralmente do Sul e Sudeste. Ainda que o país seja famoso pela produção de cachaça, a bebida alcoólica feita a partir da uva, apresenta qualidade internacional, por isso, o enoturismo expande-se a cada ano.
Será que vale a pena passear por cidades brasileiras para tomar vinhos diferenciados? Claro que sim! Além de saborear umas tacinhas e comprar uma ou mais garrafas, cada visitante que andar por regiões produtoras, tem a oportunidade de conhecer o processo de produção e apreciar belas paisagens naturais de territórios em altitude elevada.
Quer fazer uma rota do vinho no Brasil sem defeitos? Então adquira a sua passagem de ônibus para cidades com as melhores vinícolas do Brasil e vivencie experiências especiais em recantos tradicionais e cheios de história. Em seguida, confira informações valiosas sobre a bebida e veja quais os roteiros do vinho precisam constar na sua programação.
Onde são produzidos os melhores vinhos do Brasil?
O Brasil já atingiu o patamar de excelência na produção de vinhos graças às condições climáticas de determinados estados e ao talento dos enólogos locais. É justo pontuar que os principais vinhos brasileiros são produzidos na região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, e também em municípios de São Paulo e Santa Catarina. Mas claro, há outros polos espalhados por diferentes cidades e regiões.
Entre os tipos de uvas de origem estrangeira que se destacam nos vinhedos do país estão: Merlot, Pinot Noit, Cabernet Sauvignon, Tannat e Gamay.
Abaixo, veja quais as rotas de vinho no Brasil que precisam estar presentes no seu roteiro de viagem. E como a estação mais fria do ano combina com um vinhozinho, vamos deixar aqui uma sugestão: saiba quais as melhores cidades para viajar no inverno no Brasil e convide as pessoas queridas do seu ciclo social para um passeio especial.
Rota do vinho no Brasil: quatro estados imperdíveis
Chegou a hora de saber onde tomar os melhores vinhos do Brasil. Listamos quatro estados, cujas vinícolas estão entre os mais visitados pontos turísticos. Sendo assim, anote essas recomendações, pois você está prestes a satisfazer o paladar em regiões agraciadas com montanhas, vegetações verdinhas e aquele delicioso charme interiorano.
1. Rota do vinho em São Paulo

O roteiro do vinho em São Paulo é feito em localidades charmosas e bucólicas, logo, são passeios ideias para quem deseja se afastar do agito metropolitano e relaxar enquanto saboreia as bebidas.
No estado mais rico do Brasil, as cidades de São Roque, Jundiaí e Espírito Santo do Pinhal estão entre os recantos que disponibilizam visitas guiadas em adegas e vinícolas familiares. Além de tomar vinho, você ainda poderá tomar provar queijos e até doces artesanais. Não dá para perder né?
Dicas de vinícolas em São Paulo
- Adega do Português – Jundiaí
- Vinícola Goes – São Roque
- Casa da Árvore – São Roque
- Vinícola Guaspari – Espírito Santo do Pinhal
2. Rota do Vinho em Santa Catarina

A Serra Catarinense e o Vale do Contestado são as regiões de Santa Catarina que recebem milhares de visitantes todos os anos em razão da qualidade dos vinhos. Como as localidades têm trechos cuja altitude chega a 1400 metros, as uvas amadurecem de maneira mais lenta, fator benéfico para a qualidade da bebida.
As cidades de Urubici, São Joaquim e Bom Retiro são paradas certas para os amantes do vinho no estado. E para agendar um passeio nota 10 no estado, saiba o que fazer em São Joaquim e elabore um roteiro de viagem completo pela Serra Catarinense, esse trecho cortado por montanhas imponentes, vastos exemplares da flora e que presenteia a todos com alta gastronomia.
Dicas de vinícolas em Santa Catarina
- Villa Francioni – São Joaquim
- Vinícola D’Alture – São Joaquim
- Vinícola Thera – Bom Retiro
3. Rota do Vinho no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o Vale dos Vinhedos é um dos pontos altos do enoturismo na América Latina. Portanto, ao elaborar a sua rota do vinho no Brasil, não deixe de visitar essa região marcada por ricas heranças culturais e gastronômicas deixadas pelos italianos que chegaram a terras gaúchas no final do século XIX.
As principais vinícolas estão localizadas em Bento Gonçalves, Garibaldi, Canela e Gramado. Mas claro, outros destinos da Serra Gaúcha merecem constar na sua lista de viagem.
Dicas de vinícolas no Rio Grande do Sul
- Vinícola Cristofoli – Bento Gonçalves.
- Vinícola Adega Scomazzon – Garibaldi.
- Vinícola Masotti – Gramado.
- Vitivinícola Jolimont – Canela.
4. Rota do Vinho no Espírito Santo

O roteiro do vinho no Espírito Santo permite que cada viajante participe da colheita das uvas, entenda o processo de fabricação do produto e deguste a saborosa bebida que é produzida na cidade de Santa Teresa.
Primeira cidade colonizada por italianos no Brasil, a montanhosa Santa Tereza fica a 78 km de Vitória. Ao longo do dia, ônibus intramunicipais realizam o trajeto entre as cidades em diferentes horários. Assim, é muito fácil sair da capital capixaba e ir a mais esse paraíso dos amantes do vinho.
Dicas de vinícolas no Espírito Santo
- Casa dos Espumantes – Santa Teresa.
- Cantina Mattiello – Santa Teresa.
- Vinícola Tabocas – Santa Teresa.
E aí, amante de vinho, gostou das recomendações? Já na expectativa para viajar pelo Brasil para provar sabores diferenciados? Então organize já o seu passeio e siga o Instagram do BuscaÔnibus para acompanhar as promoções de viagens e conferir mais dicas de viagem por esse país que nunca decepciona no quesito paisagens e sabores.
Ah, e por falar em sabores, leia o nosso post sobre as rotas do café no Brasil e guarde mais ideias para os seus próximos passeios. Lembre-se: o BuscaÔnibus te acompanha nas melhores viagens da sua vida.