A capital catarinense é um dos encantos do Sul do Brasil. É possível visitar Florianópolis em todas as épocas do ano e se maravilhar com suas inúmeras praias, histórias de bruxas e culinária local.
Floripa como é carinhosamente conhecida tem clima úmido, verões quentes e inverno mais ameno, apesar de ter o “vento sul” vento característico que refresca bem os dias.
Confira os horários de ônibus para Florianópolis e vá conferir de perto suas belezas e atrações.
Confira sete dicas para você aproveitar ainda mais sua viagem:
1. Visitar Santo Antônio de Lisboa
Durante sua visita à Ilha da Magia, que tal unir mar, culinária e cultura local além de um belíssimo por do Sol? A dica é visitar o povoado mais antigo da cidade, Santo Antônio de Lisboa e desfrutar da boa gastronomia, das feirinhas com artesanato local, das construções em estilo Barroco e observar um dos por do sois mais bonitos da cidade.
2. Conhecer a Ilha do Campeche
Gosta de contato com a natureza, trilhas e mergulho? Então a Ilha do Campeche é a opção indicada. Única ilha do país tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, o local abriga belas praias de águas transparentes, dezenas de inscrições rupestres, variedades de fauna e flora, inclusive se der sorte pode avistar arraias e até baleias pela região. Para chegar até à ilha é preciso contratar o passeio na praia da Armação, na região sul de Floripa. Não esqueça a máscara e o snorkel para nadar em meio aos peixes.
3. Explorar as Fortalezas de Florianópolis
Que tal conhecer os Fortes da região? Comece pelo Forte Santana, na região central da cidade, próximo à Ponte Hercílio Luz, o por do Sol ali também rende belas fotos e é possível visitar o Museu de Armas Major Lara Ribas, aberto de terça a domingo das 9 às 17h, com entrada gratuita.
Para conhecer os outros fortes e mais da história local é através do passeio de escuna que passa por diversas praias e nas principais fortalezas, como a de Anhatomirim. Há saídas do centro, próximo a Ponte Hercílio Luz e também da praia de Canasvieiras, no norte. As escunas funcionam durante todo o ano e fique atento que você pode avistar golfinhos durante o passeio.
4. Visitar o Parque do Rio Vermelho
Opção para todas as idades, o Parque do Rio Vermelho funciona de terça a domingo (inclusive em feriados), das 10h às 17h. O passeio é gratuito e acompanhado por um guia do parque. Totalmente acessível para cadeirantes, o trajeto é curto, menos de uma hora, mas muito bem aproveitado.
Você irá ter contato com diferentes espécies de macacos, tartarugas, araras, tucanos, bichos preguiças, toninhas entre outros – na sua maioria vítimas de maus tratos, tráfico ou atropelamento. Dica, leve seu lanche e faça um piquenique no final do passeio.
No Parque há também espaço para camping e uma bela vista da Lagoa da Conceição.
5. Conhecer as praias de Floripa
A ilha tem 42 praias, as mais famosas são certamente Jurerê, Mole, Joaquina, Campeche e Canasvieiras. Que tal dar a chance de desfrutar de outras opções igualmente ou até mais belas?
No sul da ilha, nossas sugestões são Matadeiro, Lagoinha do Leste e Solidão, acessíveis por trilhas; Açores, Pantano do Sul, além da “praia” da Lagoa do Peri. No leste, a Lagoa da Conceição guarda a Costa da Lagoa, uma comunidade rodeada de Mata Atlântica, com direito a cachoeira e acesso à lagoa.
No nordeste da ilha conheça Moçambique, com 7 km é a praia mais extensa e reduto de surfistas. Já no norte conheça a praia Brava, também frequentada por surfistas e com um público mais jovem; Lagoinha e praia do Forte, com águas mais calmas e clima mais família.
Durante sua viagem a Florianópolis que tal conhecer outros paraísos da região? Acompanhe nosso post sobre o Litoral Catarinense.
6. Experimentar a gastronomia
Poderíamos ficar aqui enumerando diversas opções imperdíveis, mas com certeza você irá aproveitar muito bem a cidade e depois, vai querer voltar para aproveitar um pouco mais.
Não deixe de experimentar as ostras do Ribeirão da Ilha, o reduto no sul da ilha é responsável por 85% da produção nacional, as fazendas de ostras são na frente dos restaurantes locais o que garante que estejam sempre frescas.
Conheça o Mercado Público, bem no centro de Floripa, e experimente os deliciosos pastéis de berbigão e de camarão, curtindo uma boa música.
Na Lagoa da Conceição procure por uma autêntica Sequência de Camarão e prove diversos sabores desse delicioso fruto do mar.
Aproveite a noite na ilha. De segunda à segunda você encontra opções de bares, pubs, bons restaurantes e baladas para todos os gostos e bolsos.
7. Praticar esportes radiciais
Muito além do surf, na sua viagem para Florianópolis e região você pode experimentar praticar mergulho, stand up paddle, kitesurg, windsurf, paraglider, canoagem, arvorismo, tirolesa, rafting. Ou seja, uma aventura nova todo dia!
–
Esperamos que você possa visitar Florianópolis e conhecer de perto todo esse encanto e suas histórias e culturas.
Confira os horários de ônibus para Florianópolis e vá conferir de perto suas belezas e atrações.
Uma última dica, é sobre a sua locomoção na cidade. é possível ir à maioria dos lugares utilizando o transporte público, porém, As distâncias na cidade são longas, mesmo na região da ilha, por isso, caso seja possível, considere a possibilidade de alugar um carro pois irá facilitar e agilizar sua viagem. Em algumas regiões, os táxis podem ser raros e os horários de ônibus muito espaçados.
E para quem deseja conhecer as belas paisagens de Floripa sem se preocupar com roteiros, uma boa pedida é o passeio panorâmico City Tour Floripa By Bus, que passa pelos principais pontos históricos e praias da cidade. Um veículo especialmente projetado para turismo urbano, percorre vários lugares da Ilha da Magia para conhecer e aproveitar.