Vai viajar com bebês ou crianças? Confira 8 dicas importantes

Será que as suas crianças também vão se apaixonar por viagens? – Torsten Dederichs, Unplash.

Você sabia que viajar com bebês ou crianças não é tão difícil quanto pode aparentar? Pois é, com planejamento cuidadoso e adoção de certas cautelas é viável seguir de ônibus ou outro meio de transporte com seus pequenos sem enfrentar contratempos e ainda curtir uma experiência incrível ao lado da(s) pessoa(s) mais querida(s) da sua vida.

Abaixo apresentamos recomendações para a viagem com seu bebê ou criança transcorrer da melhor maneira possível.

Busque as passagens de ônibus pelos melhores preços no BuscaÔnibus e conheça as cidades mais bonitas do país.

1. Separe os documentos

Na hora de fazer as malas, não se esqueça de reunir os seus documentos e os da criança, certo? De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para menores de 12 anos que viajam acompanhados são necessários: carteira de identidade dos responsáveis com foto e certidão de nascimento (original ou autenticada).

Caso a viagem com crianças ou bebês seja realizada com outros parentes ou mesmo amigos, deve-se apresentar a autorização dos pais junto aos documentos da criança e acompanhantes. O documento que concede a autorização é solicitado em postos do Juizado de Menores.

2. Escolha a época de viajar ideal e o destino certo

É evidente que não é proibido viajar com as suas crias para o carnaval de Salvador ou do Rio de Janeiro, até porque as cidades também contam com atrativos diferentes. Escolha um local que agrade a família e onde todos possam aproveitar com o máximo em segurança e conforto.

Aliás, é prudente evitar ocasiões muito badaladas, concorda? Por isso, pense na melhor época para viajar com crianças e permita que todos se divirtam ao máximo, seja na praia, no campo, na cidade histórica ou parque de diversões.

3. Não exagere na quantidade de malas

Quem viaja com bebês ou crianças pequenas sabe que vai ter que levar bolsas com itens específicos, carrinho, brinquedos, etc. Desse modo, para evitar transtornos nos deslocamentos, leve a menor quantidade de peças de roupa e objetos do seu uso diário.

Se possível carregue apenas uma mala ou mochila de mão. Acha difícil? Calma! Você vai conseguir se organizar.

4. Atenção para os itens do bebê!

Não se esqueça dos lenços umedecidos, roupinhas, toalhas, creme para assadura, xampu, sabonetes e fraldas na quantidade certa. Como normalmente faz frio em viagens de ônibus, tenha um cobertor por perto.

Lembre-se também de incluir na bagagem frutas, mamadeiras e outros alimentos da rotina alimentar do seu bebê. É uma boa ideia consultar o pediatra antes do passeio para avaliar quais remédios de emergência podem ser úteis.

5. Não deixe o desânimo predominar na viagem

É comum que as crianças fiquem entediadas durante viagens. Para evitar reclamações e choros, leve brinquedos, conte histórias, mostre algum aspecto interessante e curioso na paisagem ou até faça surpresas no meio do caminho.

Feliz, a criança vai chegar ao local de destino muito mais disposta e a viagem torna-se tranquila para todos. Então, já sabe, né? Usar a criatividade para entreter o seu pequeno ou a sua pequena é fundamental.

6. Fique sempre por perto da criança

Viajar com crianças solicita atenção redobrada, principalmente quando são mais crescidinhas, afinal, como estão na fase da curiosidade, gostam de correr, conversar com pessoas aleatórias, mexer em objetos, etc. Por estar em ambientes novos, é imprescindível ficar de olhos bem abertos e na base da conversa harmônica, dar conselhos de segurança a elas.

Caso a viagem seja para a praia ou lugares com piscinas, leve boias e atenção às marcações com bandeira vermelha na areia. Já no campo, verifique se as atividades de ecoturismo são feitas com segurança e acompanhadas por guias. Enfim, existem diferentes maneiras de dedicar atenção. Saiba que não é difícil cuidar da turminha e ao mesmo tempo permitir que se divirtam ao máximo.

7. Evitar alimentação pesada antes da viagem

Aqui vai um conselho para os pais, mães, filhos e filhas. Pelo menos uma hora antes do embarque, deve-se evitar a ingestão de alimentos pesados e gordurosos para prevenir enjoos. É uma boa comer frutas, biscoitos e lanches rápidos, mas sem exagero, certo?

Dicas às mães que estão amamentando: de preferência amamente durante as paradas. Caso isso não seja possível, tenha cuidado com eventuais freadas ou oscilações do veículo na estrada.

8. Diversão e alegria são os principais combustíveis

Viajar com bebês ou crianças pode até ser desafiador, mas como foi pontuado na introdução desse post, não é difícil como parece. E para tornar certos momentos menos densos, vale guardar conselhos simples e sempre eficazes: seja leve, ignore aborrecimentos e aproveite cada minuto ao lado dos seus filhos.

Tire muitas fotos. Visite museus, zoológicos, faça castelinhos na areia, ande a cavalo em fazendas, desça em tirolesa! Ih, são várias as alternativas de lazer em família!

Está de olho na sua agenda já pensando em programar o próximo passeio? Opa! Aproveite e leia o post sobre as 10 cidades para viajar com crianças no Brasil que se destacam pelas belezas naturais e quantidade de atrações.