
Santa Catarina é um espetáculo em qualquer época do ano e cada cidade tem suas características próprias. Assim, viajar para o Vale Europeu é uma excelente ideia, afinal, a prestigiada região turística conta com municípios ricos em história, monumentos arquitetônicos exuberantes, gastronomia de alto nível e bela natureza. Resumindo, um passeio eclético.
Sabe aquela viagem que agrada pais, filhos, tios, sobrinhos, avós e amigos com diferentes preferências? Esse pedacinho catarinense se enquadra nessa categoria. Por isso, compre passagens de ônibus baratas na página oficial do BuscaÔnibus e marque um passeio com programação recheada atrativos.
Para você ter como guia um roteiro completo do Vale Europeu, destacamos abaixo, informações sobre quando chegar, quando ir, o que fazer e dicas das cidades desse pedaço catarinense que merecem estar inclusas na sua lista.
Onde fica o Vale Europeu?
O Vale Europeu também é conhecido como Médio Vale do Itajaí e fica na região central de Santa Catarina, em área montanhosa e contornada por vales. Composto por 17 cidades, o Vale é marcado por influências de países europeus, principalmente em razão da colonização de alemães e italianos.
Em cada cidade visitada, visitantes encontram marcas culturais de antepassados nas danças, nos festejos, na gastronomia e na própria maneira de falar da população.
Como chegar?
A maneira mais rápida de chegar ao Vale Europeu é desembarcando no Aeroporto de Navegantes, situado a cerca de 55 km de Blumenau. De todo modo, é fácil chegar às cidades do Vale saindo de Florianópolis, pois rodovias têm ótima sinalização e viajantes são presenteados com com cenários naturais de encher os olhos das montanhas, rios, cascatas e da arquitetura enxaimel das construções.

Floripa fica a 170 km do início do Vale Europeu e há ônibus saindo da Rodoviária de Florianópolis para as cidades em variados horários e dias. Se por ventura você chegar à capital de Santa Catarina de avião, saiba que dá para viajar de ônibus do aeroporto de Floripa para outras cidades catarinenses, pois o terminal conta com um terminal de onde saem viações para alguns destinos.
Melhor época para viajar
Vamos às boas notícias! Dá para viajar para o Vale Europeu o ano inteiro, porque de janeiro à dezembro existem atrações bacanas, mesmo que diferentes devido às estações do ano. Contudo, quem deseja fazer trilhas e aproveitar diversas atividades em meio a natureza, é mais proveito planejar o passeio entre abril e maio, quando chove menos.

Por outro lado, a primavera também é um excelente período para pegar a estrada, afinal, tanto os trechos urbanos quanto os rurais estão floridos. Conclusão, momento propício para encher o Instagram de fotos inspiradoras.
No mais, é igualmente prazeroso passar o inverno na região, especialmente para relaxar nos charmosos chalés e realizar um roteiro gastronômico.
Para evitar imprevistos, ao menos duas semanas antes da viagem, consulte as previsões climáticas em site especializado . Desse modo, torna-se mais fácil saber quais passeios incluir ou tirar da sua lista levando-se em conta as possibilidades de chuva.
8 Cidades do Vale Europeu que você deve conhecer
Tomar banho de cachoeira, praticar rafting e rapel, saborear deliciosos pratos, caminhar por belos recantos históricos. Não faltam possibilidades de diversão nesse privilegiado trecho de Santa Catarina.
Aí estão 8 municípios do Valeu Europeu que devem constar no seu roteiro de viagem.
Blumenau

Aclamada sobretudo pelos eventos anuais e o charme arquitetônico das construções, Blumenau é a maior cidade do Vale Europeu. Vale bater perna pelo centro histórico, principalmente pelas ruas XV de Novembro e 7 de setembro, para admirar a arquitetura enxaimel das edificações; tomar um café nas elogiadas cafeterias e reservar parte do dia para ir à Vila Itaopava, um distrito com fortes elementos da colonização alemã
É importante pontuar que Blumenau é um dos melhores destinos cervejeiros do Brasil. Sendo assim, não deixe de programar a rota da cerveja durante a sua passagem, ok?
As passagens de ônibus para Blumenau estão disponíveis no site oficial do BuscaÔnibus. Há variadas opções de horários.
Brusque

Brusque é um importante polo têxtil catarinense e encanta os visitantes com o clima agradável e a atmosfera bucólica das áreas urbanas e rurais. Entre os pontos turísticos, o Parque Zoobotânico de Brusque, o Santuário de Nossa Senhora de Azambuja e o Museu Casa de Brusque se destacam.
Embora não tenha praia em Brusque, a cidade fica a apenas 40km de Balneário Camboriú. Então, caso surja a ideia de fazer um bate e volta em dia de sol, não é má decisão ir à cidade dos arranha-céus que conta com praias badaladas e tranquilas.
Compre as passagens de ônibus para Brusque no site do BuscaÔnibus pelos melhores preços.
Pomerode

Pomerode é perfeita para apreciar a rotina rural e praticar atividades de ecoturismo. Conhecida como “nossa pequena”, a cidade tem belas trilhas para percorrer de moto, carro e bicicleta, e possui morros de onde é possível observar a imensidão verde por ângulos impecáveis. O que fazer em Pomerode? Pois bem; passear de parapente que parte do Morro Azul e subir o Morro da Turquia são escolhas imperdíveis para curtir a natureza.
De qualquer forma, sendo um amante da cerveja, é uma boa conhecer a Cervejaria Schornstein e para saborear exemplares típicos da culinária da Alemanha nos restaurantes. Ainda que seja um destino agradável o ano inteiro, Pomerode está entre as mais indicadas cidades do interior de Santa Catarina para visitar no verão devido ao clima favorável.
Adquira a sua passagem de ônibus para Pomerode na página oficial do BuscaÔnibus.
Nova Trento

Importante cidade do turismo religioso em Santa Catarina, Nova Trento também merece fazer parte do seu roteiro de viagem no Vale Europeu. Lá, o Santuário Santa Paulina é o mais famoso ponto turístico e recebe por volta de 70 mil visitantes todos os meses. O mais interessante é que não é apenas um templo, mas um parque ecológico com cachoeiras, pássaros e espaços de trilhas, além de restaurante, loja de lembrancinhas e hospedagem.
Tem mais! O Museu da Cultura Italiana e as vinícolas locais devem estar na sua agenda de atividades. Prepare-se para momentos de diversão, fé e sossego nesse paradisíaco pedaço de Santa Catarina. Dica: leve uma boa máquina fotográfica ou o celular sempre carregado, pois as fotos vão ficar deslumbrantes.
No site do BuscaÔnibus você encontra passagens de ônibus para Nova Trento por ótimos preços.
Timbó

Timbó é conhecida como a Pérola do Vale Europeu e impressiona viajantes com a preservação das mostras naturais, com a culinária e a arquitetura. Das atividades turísticas mais procuradas está o cicloturismo pelos trechos rurais e urbanos do município. O Parque Henry Paul, o Complexo Turístico Jardim do Imigrante e o Parque Jardim Botânico Franz Damm são points de Timbó que apresentam mais das atraentes qualidades naturais que tanto enchem os olhos de quem visita.
A cidade ainda concentra renomadas cervejarias e, por isso, é um concorrido destino entre apreciadores de cervejas artesanais. Recomendação: separe um período do dia para visitar a Blauer Berg Cervejaria, que produz bebida premiada em competições nacionais.
As passagens de ônibus para Timbó estão disponibilizadas pelos melhores preços no site do BuscaÔnibus.
Ibirama

Rota certa do ecoturismo no Vale Europeu, Ibirama tem áreas para trilhas, corredeiras onde pratica-se rafting e é o destino certo para montanhismo nesse trecho catarinense. Ou seja, se você pensou em turismo de aventura, não tenha dúvidas de que o local oferece condições ideais.
Por lá existem cachoeiras com 75 metros de altura e paredões rochosos que enchem os olhos dos entusiastas de rapel. Além disso, as caminhadas pela área verde são realizadas em trechos de Mata Atlântica intocada, com pequenos riachos e bromélias pelo caminho. Conclusão: separe um bom tênis para trilhas, repelentes, roupas adequadas e vivencie a aventura nesse paraíso. Ah, lá pelo fim da tarde, dá fotografar um entardecer divino!
As passagens de ônibus para Ibirama são encontradas no BuscaÔnibus por preços camaradas em qualquer época do ano.
Indaial

Indaial está entre as cidades mais quentes de Santa Catarina, o que torna o local perfeito para diversões relacionadas ao ecoturismo. No entanto, a graciosa cidade do Vale Europeu também conta com pontos turísticos históricos e as vias da núcleo urbano impressionam com a limpeza e a decoração das flores.
O que fazer em Indaial? Se você é da turma da aventura, siga para o Vale do Ribeirão Encano um local com cachoeiras e corredeiras para a prática de rafting . Por outro lado, caso a ideia seja fazer passeios pelo cidade, vale a pena conhecer o Museu Ferroviário e, nas andanças pelo centro histórico, entender um pouco sobre o passado e o presente do município.
No BuscaÔnibus a sua passagem de ônibus para Indaial está disponível por valores tentadores.
Botuverá

Botuverá tem a maior caverna da região sul do Brasil e uma das mais belas da América Latina. Então, é impossível não cair no clichê e deixar e indicar o Parque das Grutas, um atrativo com 1200 metros de extensão e salas com formações rochosas esculpidas pela água por milhares de anos.
Além da caverna, a cidade conta com áreas com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas ecológicas. Assim, inclua na sua agenda a visita a Botuverá e os seus dias no Vale Europeu vão ser ainda mais proveitosos.
Busque as passagens de ônibus para Botuverá no site oficial do BuscaÔnibus.
O que fazer no Vale Europeu caso a viagem seja rápida
O Vale Europeu tem tantos encantos e surpresas que pode não ser tão simples definir os melhores pontos turísticos para visitar durante a viagem, especialmente se o passeio for rápido. Quer saber quais os pontos turísticos imperdíveis e certeiros? É para já! Fique com sugestões especiais para você desfrutar desse passeio mágico com o astral nas nuvens. Anote, pois vale a pena.
- Programe-se para ir às festas do Vale Europeu: outubro é o mês que acontece os mais badalados eventos da região, tais como; Oktoberfest (Blumenau), Festa do Imigrante (Timbó) e Fenarreco (Brusque).
- Faça o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo: São 350 km de vias que cortam paisagens exuberantes nos municípios de Timbó, Ascurra, Apiúna, Rio dos Cedros, Pomerode, Indaial, Benedito Novo, Rodeio e Doutor Pedrinho. Detalhe, o trajeto começa e termina em Timbó.
- Rota Enxaimel de Pomerode: confira e fotografe mais de 50 residências em estilo enxaimel. São 16 km de edificações marcadas por essa técnica europeia de construção, cujas peças de madeira são encaixadas e não fincadas com pregos ou parafusos.
- Você é entusiasta de cervejas artesanais? Conheça a Rota das Cervejas em Blumenau, essa cidade que é referência nacional na bebida.
- Viaje para Rio dos Cedros, uma charmosíssima cidade que fica a apenas 40 km de Blumenau. Destaque no ecoturismo, o local esbanja belezas naturais com as cachoeiras e montanhas a mais 1000 metros de altitude.
- Conheça as Cavernas de Botuverá! Aí está um local único no Brasil que deve fazer parte do seu roteiro, mesmo se a viagem for curta.
Desbrave essa maravilha catarinense!
E aí, bateu a curiosidade para viajar para o Vale Europeu? Pode ter certeza que você vai amar o clima interiorano, as comidas e as paisagens de tirar o fôlego presentes em cada município. Chegou a hora de propor uma viagem com família, amigos ou mesmo seguir por conta própria para essa região onde a monotonia passa longe.
Como no BuscaÔnibus você encontra passagens de ônibus em promoção que podem chegar a 90%, vai dar até para economizar nas passagens e assim gastar em passeios e hospedagens. Que tal?