Planeja viajar com pets? Tire as dúvidas antes de pegar a estrada

Aprenda como transportar os seus animais de estimação com 100% de conforto e segurança. – Egor Goordev, Unplash.

É comum deixar de viajar com os pets devido às dificuldades – e dúvidas – no transporte e por todos os cuidados que devem ser priorizados em outro ambiente. Ok, sabemos que o passeio pode se transformar em aventura nem sempre tranquila. Contudo, pode acreditar que seguir viagem com seus adoráveis cães ou gatos não é um bicho de sete cabeças. Basta seguir recomendações específicas que vão garantir a saúde e o bem-estar do animal.

Você não abre mão de passear com o seu cachorrinho nas próximas férias? Vamos te ajudar! Nos tópicos seguintes destacamos oito recomendações eficazes no trajeto e estadia, além de informações sobre as regras em viagem de ônibus com animais de estimação.

Adquira as passagens de ônibus no BuscaÔnibus e prepare-se para experiências especiais com a turma inteira!

8 dicas para viajar com os animais de estimação

Com carinho e zelo o seu pet tem o sono de rei garantido nas viagens. – Eric-Jan Leusink, Unplash.

O dia da viagem está próximo. As malas já estão quase prontas. Passagens compradas. Muitas expectativas em mente! Tudo estaria perfeito se não fosse aquele medinho em viajar com o pet, certo? Calma. Guarde os conselhos abaixo e com certeza o passeio vai transcorrer da maneira desejada.

1. Não alimente o animal até 3 horas antes da viagem

Para a prevenção contra enjoos, não dê comida para o gato ou o cão poucas horas antes do embarque. Caso ele passe mal mesmo sem ingerir alimentos nesse tempo, saiba que existem medicamentos específicos, mas só compre com a indicação do veterinário. A água deve ser oferecida nas paradas.

2. Utilize a caixa de transporte e cinto de segurança

Em viagens de ônibus com o pet, é fundamental carregar caixas exclusivas onde o bichano descansará. Esse item o protegerá contra eventuais solavancos do veículo em freadas inesperadas ou passagens por buracos, por isso, a pequena acomodação é de suma importância para o conforto do animalzinho.

Aliás, para garantir maior comodidade, forre a caixa com lençol ou uma manta pequena e deixe um brinquedo no espaço.

3. Mantenha a vacinação dos cães e gatos em dia

Antes de viajar com pets, todo dono precisa verificar se a carteira de vacinação está atualizada. Além de ser uma medida que assegura a saúde do seu melhor amigo, o atestado de saúde é exigido em muitas hospedagens e pelas empresas de transportes.

4. Leve uma mala de viagem para seu bichinho

Não se esqueça de providenciar uma mala para o seu animal de estimação e lá inclua itens obrigatórios, tais como: ração, biscoitos, água, brinquedos, roupinhas (caso sejam utilizadas no dia a dia), toalhas e remédios de emergência, se indicados pelo profissional de saúde.

5. Aproveite as paradas para dar uma volta

Nas paradas tire o seu pet do carro ou do ônibus por um tempinho. Lembre-se que ele precisa caminhar, fazer as necessidades, beber água e respirar o ar puro. Com essas ações simples, o bicho de estimação ficará mais relaxado, saudável e pronto para horas e até dias a mais de viagem.

6. Faça a reserva em hotel pet friendly

Pesquise na internet e busque indicação de conhecidos de um bom hotel pet friendly. Na busca, leia sobre a estrutura do estabelecimento e confira a opinião dos hóspedes sobre a qualidade dos serviços oferecidos.

Infelizmente existem hotéis que dizem ser pet friendly, mas na verdade não oferecem diferenciais nos serviços, por isso é bom ter atenção antes da reserva. Outro detalhe: veja quantos animais de estimação a hospedagem aceita.

7. Leve a identificação do animal

Cachorros gostam de brincar e brincadeiras envolvem corridas, né? Portanto, para prevenir contra imprevistos em local pouco familiar a todos, coloque uma identificação do animal na coleira ou no cordãozinho usado no pescoço. Devem conter as seguintes informações: nome do animal, nome do dono, telefone de contato e nome da hospedagem pet friendly.

8. Em viagens de ônibus, consulte as normas da empresa

Cada empresa de ônibus tem regras específicas em viagens com pets. Sendo assim, antes de comprar as passagens, busque essas informações nos sites e até telefone para não guardar nenhum tipo de dúvida. Aliás, no próximo tópico apresentaremos recomendações pontuais que merecem atenção.

Como viajar de ônibus com os pets? Confira as principais regras

E aí, dá para fácil viajar de ônibus com cachorro? Sim. Como informado acima, as viações apresentam procedimentos diferentes, mas, de modo geral, é viável viajar com pets de ônibus de forma prática e segura. Para isso, além das regras das empresas, é necessário seguir as determinações da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para transporte com animais.

É preciso apresentar a carteira de vacinação atualizada e a indicação de que o animal tomou a polivalente e antirrábica. Nas viagens de ônibus também é solicitado o atestado sanitário para o trânsito de cães e gatos, documento orientado por diretrizes da Organização Mundial e Saúde Animal (OIE).

Por uma explicação prática, esse atestado é uma validação de veterinários de que o pet está saudável e apto para viajar.

É igualmente importante saber que só é autorizado levar animais de pequeno porte (até 10 kg) em viagens de ônibus. Essa medida tem o objetivo de garantir a segurança e comodidade dos passageiros.

Prontinho, agora você já sabe quais os cuidados com a saúde e as solicitações legais para viajar com o seu cão ou gato pelo Brasil. Prepare-se para cortar as estradas do país com o seu amigo peludo e se divertir em exuberantes destinos turísticos.

Já que os bichos de estimação são integrantes especiais do lar e muito ligados aos filhos mais novos, leia o nosso post com dicas de lugares para viajar com crianças pelo Brasil. Bom passeio!

Deixe um comentário