Pretende viajar nas eleições? Veja como votar em trânsito

Outubro é período eleitoral mas também é tempo de viajar! – Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Wikimedia Commons.

A temporada de votação para presidente, governador(a), senador(a) e deputado(a) estadual e federal está chegando! No dia 2 de outubro e 30 de outubro de 2022, caso tenha segundo turno, brasileiros e brasileiras vão encher as zonas eleitorais de suas cidades para exercer o compromisso cívico. Ok, mas e quem tá viajando? Será dá para viajar nas eleições e ainda assim votar?

Resposta: Sim! É possível votar ainda que você esteja em outra cidade. Portanto, caso você tenha uma viagem marcada, não se preocupe. Você pode optar pelo voto em trânsito, sem problemas. Assim, nos tópicos abaixo, entenda como funciona a votação em trânsito e veja como consultar os locais para voto no Brasil.

Já sabe, né? Aproveite eventuais promoções e a temperatura agradável da primavera no Brasil e programe uma viagem sensacional! Encontre passagens de ônibus por ótimos preços no BuscaÔnibus e, mesmo no período eleitoral, siga para o destino do seu interesse, ainda que seja para um passeio breve, com a certeza que irá voltar pouco antes do dia 2 de outubro. Vai valer a pena.

O que é o voto em trânsito?

Surgido em 2010, o voto em trânsito é a alternativa perfeita para quem quer viajar nas eleições. Antes, quem viajasse no período eleitoral, precisava justificar o voto.

O período de solicitação de transferência para votar em trânsito aconteceu do dia 18 de julho ao dia 18 de agosto, quando era solicitado a indicação de documento com fotos. É importante ressaltar que caso a viagem seja realizada para cidades do seu estado, será permitido votar para todos os quadros. Por outro lado, se viajar para outro estado, apenas será permitido votar para presidente.

Não deu tempo de efetuar o pedido para o voto em trânsito, mas você sentiu vontade de fazer um passeio justamente no início de outubro? Calma que tem solução. Sugerimos uma viagem de ônibus rápida para cidades próximas da sua, ou seja, o bom e velho bate e volta.

Falando nisso, confira o nosso post de viagens bate e volta saindo de Florianópolis e guarde dicas imperdíveis para rotas a partir da capital catarinense.

Consulta das cidades do voto em trânsito

O voto em trânsito é realizado nas capitais brasileiras ou cidades com mais de 100 mil eleitores. Para consultar a lista completa dos municípios e tirar outras dúvida, visite o site oficial do TSE.

É muito fácil votar em outro município, seja do mesmo estado ou não. Por isso, caso você tenha solicitado a transferência temporária do título para outro lugar, rapidamente vai votar.

De todo modo, mesmo sem essa possibilidade, não deixe de exercer a cidadania com o voto na sua localidade, tá? Nos posts anteriores do blog e no Instagram oficial do BuscaÔnibus você vai achar recomendações pontuais de viagens.