
Na virada do ano 2021 para 2022, a variante Ômicron provocou aumento exponencial nos casos de Covid-19 na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. E agora? É possível viajar com segurança? Será que dá para embarcar de avião ou ônibus com a família e fazer aquela sonhada viagem de verão?
Primeiramente é honesto apontar um fato. Os riscos de contrair Covid-19 aumentaram bastante e já não é mais seguro viajar como era até o meado de dezembro, quando os casos de Covid-19 diminuíram em todas as regiões brasileiras. Estudos já comprovaram que a variante Ômicron é a mais contagiosa até agora, o que, claro, é preocupante e solicita atenção redobrada de todos. Por outro lado, é importante ponderar que graças à boa cobertura vacinal até hoje, o aumento dos casos de Covid-19 não provocou hospitalizações massivas nem mais mortes e os sintomas gripais geralmente são leves.
Pelas complexas implicações do momento, se você tiver viagem programada ou quiser comprar passagens de ônibus, avião ou mesmo no próprio carro pretende pegar estrada para um belo destino nos próximos dias, a palavra da ordem é: cautela. Nos tópicos abaixo, veja como lidar com a expansão da variante Ômicron e confira dicas úteis para se prevenir nos passeios.
É possível viajar com segurança?
Todos os anos em dezembro, janeiro e fevereiro as principais cidades praianas e com paisagens naturais de tirar o fôlego enchem de visitantes. Contudo, no início de 2022 as preocupações e as dúvidas sobre pegar ou não um ônibus ou avião para outro destino são legítimas. O que fazer? Pois bem, apesar da maior propagação da Covid-19, é justo pontuar que: é possível viajar com segurança, desde que os cuidados sejam intensificados 24 horas por dia durante o passeio.
Em hipótese alguma viaje se estiver com sintomas de gripe. E caso manifeste indícios gripais dias ou meses antes do embarque, realize o teste de Covid e só embarque se o resultado for negativo.
Quer saber como aproveitar os passeios com segurança em tempos de variante Ômicron? Então, Lembre-se que ainda vivemos um momento novo, diferente de tudo que era antes de 2019. Sua viagem será diferenciada e é imprescindível ter prudência e responsabilidade nas múltiplas situações do passeio.
Descarte aglomerações em shows ou eventos bombados. Privilegie passeios ao ar livre. Exemplo: caminhadas na faixa de areia da praia, banhos de mar, trilhas, acampamentos com grupo de amigos testados, etc. Evite ir a bares e restaurantes fechados, mesmo que os estabelecimentos exijam comprovante vacinal. Aproveite espaços abertos e com poucas pessoas no entorno.
Do mesmo modo que é útil seguir recomendações durante os passeios, certifique-se que você irá se hospedar em acomodações que adotam os protocolos de segurança recomendados por autoridades sanitárias.
É seguro se hospedar em hotéis e pousadas?
Boa notícia. Caso a hospedagem escolhida siga os protocolos estabelecidos por especialistas, os ricos de contrair a Covid-19 durante a estadia são mínimos. Por isso, antes de fazer a reserva, é importante consultar as condições do hostel, hotel ou da pousada por intermédio de e-mail, telefone e verificação dos comentários nos sites de avaliação.
Principais cuidados sanitários contra a Covid-19 em hotéis
Os cuidados sanitários são decisivos para a proteção da saúde individual e coletiva. Sendo assim, não devem ser negligenciados. Um estabelecimento seguro tem álcool em gel disponível em diferentes pontos e máscaras são oferecidas aos hóspedes.
As roupas de cama precisam ser lavadas e ensacadas e a equipe de funcionários garantir o distanciamento social e o controle do número de pessoas nos elevadores, nas dependências externas e no espaço reservado para o café da manhã. O uso da máscara da máscara precisa ser obrigatório nas áreas em comum e a medição de temperatura dos funcionários e hóspedes deve ser feita regularmente.
Dicas para aproveitar os passeios sem preocupações
É claro que as hospedagens, as empresas de ônibus, companhias aéreas e estabelecimentos comerciais de áreas turísticas têm a obrigação de oferecer segurança a cada pessoa. De qualquer forma, para a viagem transcorrer bem e você voltar para casa saudável e com ótimas lembranças, é necessário fazer a sua parte, ok?

Ainda que o momento seja delicado, é possível viajar com segurança e se divertir aos montes em companhia de pessoas queridas na sua viagem de verão. Anote essas recomendações úteis para uma viagem segura e para lá de alto astral!
- Só viaje se tiver tomado as duas doses da vacina (ou, se for o seu caso, com a dose de reforço). Lembre-se de levar o comprovante vacinal.
- Utilize máscaras cirúrgicas nos passeios em lugares abertos e em locais fechados use a máscara PFF2. Não use máscaras de pano, pois elas não protegem contra a Covid-19.
- Em viagens de avião ou ônibus, a máscara precisa ser usada o tempo todo.
- Distanciamento social. É uma maravilhar abraçar os amigos ou mesmo pessoas agradáveis que acabamos de conhecer, porém, em tempos de variante Ômicron, evite esses contatos.
- Nada de aglomerações. Opte pelos passeios em áreas abertas (praias, orlas, parques urbanos, reservas naturais, praças amplas, etc) e descarte idas à casas noturnas, bares e restaurantes cheios ou eventos badalados.
- Higienize as suas mãos com frequência utilizando álcool 70% ou água e sabão. Lembre-se de levar um potinho com o álcool 70% para todos os lugares, ok?
Viu como não é um bicho de sete cabeças garantir os cuidados contra a variante Ômicron? A Covid-19 ainda não acabou, mas é possível se divertir com segurança nos lugares mais especiais do Brasil e do mundo.
Aproveite e compre a sua passagem de ônibus para o destino desejado na BuscaÔnibus! É rápido, prático e seguro.