
O seguro de viagem deixa muita gente em dúvida na hora da compra da passagem de ônibus.
Como ele funciona? Será que vale a pena pagar extra? Vamos explicar tudo sobre o seguro de viagem para o viajante que embarca com o buscaOnibus e que quer cair na estrada com tranquilidade.
Pesquise no buscaOnibus horários e passagens para suas viagens pelo Brasil!
Tipos de seguro
Há algumas modalidades de cobertura de viagem que estão disponíveis para o viajante de ônibus no Brasil, que percorre distâncias tanto dentro como fora do país.

O DPVAT
Um deles é o seguro obrigatório, que já é pago pela empresa de transporte. Trata-se de uma apólice obrigatória paga por todos os veículos (incluindo ônibus) com cobertura do seguro DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Este seguro garante indenizações em caso de morte ou invalidez e reembolso, em caso de despesas médicas em decorrência de acidentes durante a viagem. Quem viaja de ônibus não precisa pagar nada por este seguro.
O passageiro deve manter o seu bilhete de passagem, passe ou cortesia, além do seguro obrigatório previsto na Lei n.º 6.194, de 19 de dezembro de 1974 (DPVAT) para ter a garantia deste seguro.
Seguro de responsabilidade civil
Além do seguro DPVAT, os ônibus das empresas de transporte interestadual e internacional de passageiros devem ser cobertos, dentro do território nacional, por um Seguro de Responsabilidade Civil. Este seguro, previsto nos artigos 20, inciso XV, e 29, inciso XX, do Decreto nº 2521/1998 e no Título III da Resolução ANTT nº 19/2002, tem por fim cobrir danos causados aos passageiros e seus dependentes em caso de acidente durante a viagem do transporte interestadual. Para as viagens internacionais, os seguros são definidos pelos diversos acordos dos quais o Brasil é signatário.
Pesquise no buscaOnibus horários e passagens para suas viagens pelo Brasil!
A garantia vigora durante todo o desenrolar da viagem, iniciando-se no embarque e valendo inclusive em pontos de parada e de apoio. A cobertura do seguro só se encerra após o desembarque do passageiro, em local autorizado. Veja mais sobre o seguro de responsabilidade civil aqui.
Seguro facultativo
Há ainda o seguro facultativo da viagem, uma proteção extra que o passageiro pode adquirir ao pagar um valor extra que não está incluso no valor da tarifa.
O viajante deve decidir se deseja pagar ou não pela cobertura que geralmente é oferecida por uma empresa do ramo de seguros. Entre os serviços complementares estão coberturas especiais para quem viaja frequentemente de ônibus, proteção contra extravio de bagagem, orientação em caso de roubo ou perda de documentos e vigência do seguro pelo período de 30 dias.
Veja mais dicas interessantes:
Dez destinos baratos para viajar pelo Brasil
Espaço Mulher: o lugar só delas no ônibus
Check-in online da passagem de ônibusConheça aqui os tipos de ônibus.
Dicas para comprar passagem online de ônibus.
Os direitos de quem possui deficiência
Como viajar com o seu animal de estimação
Tire suas dúvidas para viajar de ônibus com crianças